Podemos fazer a mesma comparação no corpo humano – todas as partes, órgãos, etc. trabalham juntos para que seu corpo funcione para permitir que você viva a vida e realize tarefas. Seus olhos deixam você ver, seus ouvidos ouvem, e assim por diante. Seus braços e pernas foram projetados para diferentes funções – suas pernas andam e sustentam seu corpo e seus braços para sustentar as coisas. De que servem os braços sem pernas para carregá-los para o objeto que desejam pegar? De que servem as pernas para nos levar a um objeto sem braços para buscá-las? Eles são membros diferentes, com funções diferentes, mas DEVEM trabalhar juntos para realizar a tarefa. Este é Ma'at, as coisas em ordem e trabalhando juntos para alcançar um objetivo perfeitamente.Ma'at também significa justiça – todas as partes da máquina (ou corpo) devem ser igualmente bem cuidadas (de maneira justa) para garantir que funcionem corretamente. Você não pode cuidar de apenas algumas partes e negligenciar outras – as partes negligenciadas se deteriorarão e deixarão de funcionar. Tratamento igual (justo) deve ser aplicado em todos os lugares para Ma'at funcionar. Este princípio se aplica a todos os lugares, a todo momento. Nós devemos aplicar leis a todos igualmente na sociedade para sermos justos, certo? Nenhum tratamento especial sob a verdadeira Ma'at!Agora vejamos Isfet, a personificação do Caos. Apep é a personificação suprema do Caos, a Serpente do Caos. Ele diariamente tenta devorar o Deus Sol Ra, esperando destruir toda a Criação (representando toda a ordem, Ma'at). Isfet é a força que opõe Ma'at – ela tenta ir contra a natureza, contra o que deveria ser. Quando caímos e quebramos um osso, nosso corpo sucumbiu a Isfet, porque agora o corpo não pode funcionar até que se cure. O caos pode ser superado, mas apenas com um esforço consciente para manter as coisas em ordem adequada ou, quando as coisas dão errado, colocar as coisas de volta aos direitos. Novamente, pense novamente na máquina – quando algo der errado, a máquina não poderá e não funcionará corretamente novamente até que o problema seja resolvido. Não vai se consertar. Devemos aplicar Ma'at para corrigir as coisas.Lembre-se de que Nun, a escuridão primordial, deu origem ao Caos primeiro, e depois Rá trouxe sua luz e Ma'at ao cosmos. O caos não é o estado natural, mas é o estado original – portanto, é preciso mais trabalho para criar do que destruir, pois tudo tende a desmoronar e a trabalhar para voltar ao caos. É preciso esforço para criar e manter a ordem e a harmonia. No entanto, deve haver equilíbrio entre Ma'at e Isfet; o caos serve a um propósito ..Como alcançamos esse equilíbrio? Basicamente, aceitamos que ele exista. Nós nunca teremos ordem perfeita. Sempre haverá algo "fora de moda" com todo o resto. No entanto, para manter o outro lado da balança, não podemos apenas permitir que o Caos reine como árvores que crescem selvagens, "cortamos" o caos para controlá-lo, mas não destruímos a "árvore". Lutar demais com o caos é negar um lado da natureza. Isso nos afeta. Usando o corpo como exemplo novamente, ele pode ser sobrecarregado, sim? E quando está quebrado e estamos curando, se lutarmos demais para tentar realizar nossas funções regulares antes que o corpo esteja pronto, realmente causaremos mais danos. Isso é tudo para dizer que o caos tem um lugar, e combatê-lo deve ser feito da maneira certa e na "quantidade" certa. Se você tiver um corte, você coloca um curativo para que o caos de uma infecção não ultrapasse seu corpo, mas se você reprimir muita pressão e mantê-la por muito tempo, pode interromper a circulação nessa área do corpo. É isso que significa combater o caos "demais".Como praticantes do caminho egípcio, temos tudo a ver com equilíbrio e dualidade. Aceitamos ordem e caos, claro e escuro, masculino e feminino, etc. Abraçamos o Tudo!42 Confissões Negativas para Maat (Papiro de Ani)Eu não pequei.Eu não roubei com violência.Eu não furtei.Eu não assassinei homem ou mulher.Eu não furtei grãos.Eu não me apropriei de oferendas.Eu não furtei propriedades do Deus.Eu não proferi mentiras.Eu não desviei comida.Eu não proferi palavrões.Eu não cometi adultério.Eu não levei alguém ao choro.Eu não senti o inútil remorso.Eu não ataquei homem algum.Eu não sou homem de falsidades.Eu não furtei de terras cultivadas.Eu não fui bisbilhoteiro.Eu não caluniei.Eu não senti raiva sem justa causa.Eu não desmoralizei verbalmente a mulher de homem algum.Eu não desmoralizei verbalmente a mulher de homem algum. (repete a afirmação anterior, mas direcionada a um Deus diferente).Eu não me profanei.Eu não dominei alguém pelo terror.Eu não transgredi a lei.Eu não fui irado.Eu não fechei meus ouvidos às palavras verdadeiras.Eu não blasfemei.Eu não sou homem de violência.Eu não sou um agitador de conflitos.Eu não agi ou julguei com pressa injustificada.Eu não pressionei em debates.Eu não multipliquei minhas palavras em discursos.Eu não levei alguém ao erro. Eu não fiz o mal.Eu não fiz feitiçarias ou blasfemei contra o rei.Eu nunca interrompi a corrente de água.Eu nunca levantei minha voz, falei com arrogância ou raiva.Eu nunca amaldiçoei ou blasfemei a Deus.Eu não agi com raiva maldosa.Eu não furtei o pão dos Deuses.Eu não desviei os bolos khenfu dos espíritos dos mortos.Eu não arranquei o pão de crianças nem tratei com desprezo o Deus da minha cidade.Eu não matei o gado pertencente a Deus.42 Ideais de Ma'at 1. Honro a virtude 2. Beneficio-me com gratidão 3. Sou pacífico 4. Respeito a propriedade alheia 5. Afirmo que toda a vida é sagrada 6. Ofereço ofertas genuínas 7. Eu vivo em verdade 8. Eu respeito todos os altares9. Eu falo com sinceridade 10. Eu consumo apenas minha parte justa 11.Eu ofereço palavras de boa intenção 12. Eu me relaciono em paz 13.Eu honro os animais com reverência 14.Eu posso ser confiável 15. Eu cuido da terra 16. Eu mantenho meu próprio conselho 17. Eu falo positivamente dos outros 18. Eu permaneço em equilíbrio com minhas emoções 19. Eu sou confiante em meus relacionamentos 20. Eu tenho pureza em alta estima 21. Eu espalho alegria 22. Faço o melhor que posso 23. Eu me comunico com compaixão 24. Escuto opiniões opostas 25. Eu crio harmonia 26. Eu invoco risos 27. Estou aberto ao amor em várias formas 28. Eu perdoo 29 . Eu sou gentil 30. Atuo respeitosamente com os outros 31. Eu aceito 32. Eu sigo minha orientação interior 33. Eu converso com consciência 34. Eu faço o bem 35. Eu dou bênçãos 36. Mantenho as águas pura 37. Eu falo com boas intenções 38. Elogio a Deusa e o Deus 39. Eu sou humilde 40. Atuo com integridade 41. Avanço através de minhas próprias habilidades 42. Eu adoto o Todo42 Confissões Negativas para Maat (Papiro de Ani)
VOCÊ ESTÁ LENDO
COMO ADORAR OS DEUSES EGÍPCIOS {KEMETISMO}
SpiritualA religião que procura ser mais fiel as práticas a religião antiga egípcia é o Kemetismo. O kemetismo procura adorar os Deuses Egípcios da forma igual os antigos egípcios faziam. Claro que hoje não sacrificamos animais como os antigos. Nossas Divi...