❄|Seis taças de vinho.

359 19 22
                                    

Na véspera de Natal,

Meu verdadeiro amor enviou a mim, um noivo,

Dois contratos, três álibis, quatro origamis,

Cinco charutos velhos e seis taças de vinho.¹

゚・:*:・。☆。・:*:・゚❄ ゚・:*:・。☆。・:*:・゚

゚・:*:・。☆。・:*:・゚❄ ゚・:*:・。☆。・:*:・゚

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

RyuJin

Ginza, Japão – 24 de Dezembro de 2020

Era pouco mais que duas da manhã, quando o último convidado fora despachado pelo ojii, enfiando-lhe num táxi apenas para garantir que os altos níveis de álcool em seu sangue não o fizesse sofrer algum acidente em plena véspera de natal.

Baachan cochilava serena, sentada em uma cadeira próxima às portas que davam acesso ao jardim de inverno, envolta pela minha estola, cuja qual Ojiisan cuidadosa e discretamente jogou sobre seus ombros quando notou-a pestanejar.

O relacionamento dos meus avós era algo que sempre admirei, mesmo quando ainda sequer conseguia compreender todos os sutis gestos e demonstrações de afeto que vovô tinha para com a esposa, e sobre os quais eu julgava tão levianamente. Naquela época eu não tinha os olhos tão treinados como agora, e não conseguia enxergar o grandioso esforço que era para o ojii exercer cada uma daquelas ações.

Antes de conhecer Mitsuko, Yachi fora noivo de uma jovem que foi mandada para trabalhar nos campos de arroz em Nagasaki junto com sua mãe, após as primeiras investidas do exército americano contra o Japão, em 1945. Naqueles tempos Okinawanos eram vistos como selvagens, substituíveis e dispensáveis, por esse motivo, ainda muito jovem ojii foi forçado a alistar-se por seu país em troca de proteção e alimento para a mãe e irmãos mais novos, uma vez que o pai havia morrido nos ataques à Pearl Harbor, quatro anos antes.

Não são necessário cálculos muito elaborados para chegar à conclusão de que fim isso tudo o levou. A Guerra é algo que tira tudo o que se tem, sem importar-se se isso é bem material, físico, emocional ou afetivo, ela apenas lhe arranca até mesmo o âmago e te deixa nu, sujo e humilhado.

Naquele ano ojii perdeu não apenas seus companheiros no Couraçado Yamato, mas também a mãe e a noiva, que estavam nos campos de arroz no momento do bombardeio à Nagasaki. Por sorte, os irmãos estavam sob a guarda de sua futura sogra. Contudo, como disse, a guerra lhe carrega tudo, e não seria diferente às pequenas crianças que perderam-se entre centros de acolhimento, hospitais e grupos de apoio.

Anos mais tarde, com a ajuda e apoio de alguns amigos oficiais que conhecera enquanto esteve em serviço, ergueu o que mais tarde viria a tornar-se o império Nakayama que todos conhecem hoje, bem sucedido, grande, imponente e quase indestrutível.

Brand New Eyes »» Lee TaeminOnde histórias criam vida. Descubra agora