Aos meus amigos motoristas Em especial ao Sérgio Messias "O Filé" da Casa Verde

6 2 3
                                    

Aos meus amigos motoristas
Em especial ao Sérgio Messias “O Filé” da Casa Verde!

Só uma breve lembrança, numa tarde de sábado do ano de 2002 por volta das 15hs50 a guarnição do AB da prontidão Azul da Casa Verde sob o comando do sargento Bologna (in memories), fomos acionados para uma ocorrência de queda de aeronave na Estrada de Taipas (bem no Morrão). Com exatamente 30 segundos já estávamos no asfalto da av Ordem e Progresso, a caminho em código 3, seguimos pela Marginal Tietê, av Inajar de Souza, av Cantidio Sampaio, algumas adjacentes e finalmente na Estrada de Taipas e posteriormente na estradinha, um caminho dificultoso, íngreme e único que nos levaria no local exato da ocorrência. Sérgio Messias, o Messias era o motorista titular do ABzão e nunca vi nenhum comandante de prontidão abrir mão dos serviços dele.

Simplesmente por ter sido um profissional dedicado, um Bombeiro de fato, muito cuidadoso com a sua ferramenta de trabalho, seu caminhão vivia impecavelmente em ordem tanto na parte mecânica como no asseio e limpeza geral, sua máquina estava sempre polida e chamava a atenção de todos por onde passava. Voltando à ocorrência da queda de aeronave, chegando no pé do Morro, alguns paisanos foram indicando o único caminho a seguir, aí toda experiência e habilidade do Messias foi posta na mesa e seguimos pela aquela trilha inóspita.

O Messias foi seguindo pela aquela estrada ascendente, estreita com mato rasteirinho, a cada 50 metros percorridos, via as casas e as pessoas diminuindo lá embaixo, e eu imaginando aquela viatura voltando de ré, pois até determinado trecho não tínhamos avistados nenhum “bolsão” para manobrar, até que depois de uns 10 minutos de subida, surgiu uma residência onde o proprietário autorizou o Messias estacionar, manobrar e permanecer à vontade até o desfecho da situação, mesmo porque ali foi limite, dali para frente não tinha mais como seguir com o caminhão, só foi possível subir à pé (naquele dia o praça ficou judiado, foram várias subidas e descidas com materiais, maca de ribanceira, mochilas de altura, primeiros socorros, escada prolongável, etc ).

E neste dia o bombeiro Messias provou o porque que sempre foi o titular do auto bomba da prontidão Azul da Cve até a sua reforma. Por volta das 21hs com a chegada da perícia da aeronáutica e da polícia civil foi realizado a remoção da única vítima que estava no local em óbito e em cima de uma árvore, as demais tinham sido socorridas antes da nossa chegada. E a cada desfecho desta modalidade com riscos e emoções nosso comandante Cap Bertolline (hoje Cel) sempre externou sua gratidão e respeito ao efetivo e óbvio que sempre foi recíproco. Neste dia fazia parte da guarnição do auto bomba, Messias, Sgto Bologna (in memory), Carlão, Patrícia e o Baccin (hoje oficial da PM).

O Corpo de bombeiros é simplesmente um trabalho em equipe, uma atividade altamente perigosa onde o sincronismo é imprescindível e essencial e este tem que funcionar como uma engrenagem que flui com eficácia através dos treinamentos, simulados, instruções e a dedicação individual de cada componente, independente da graduação. O porquê desta foto!
"É um corpo de bomba", quem opera é sempre um motorista e sua importância digamos que seja o coração dentro de uma ocorrência, porque se faltar água, qualquer imperícia ou negligência, pode gerar riscos imensuráveis e irreversíveis às guarnições, inclusive de vida.

O motorista além de conduzir a guarnição em segurança, é gabaritado para solicitar apoio de água, tem que ficar atento no volume d'água e o controle da pressão que é medida em psi sob o comando do chefe de linha ou via HT (rádio). Deu pra sacar a importância do motorista? 50% do sucesso na ocorrência é mérito dele e o restante das guarnições, muitos por impulso ou desconhecimento, glamouriza todos que estão vestido com o epi molhados, fadigados, exaustos, mas a competência do Motorista merece notório reconhecimento, teço meus parabéns a todos os motoristas do corpo de bombeiros...... Sucesso a todos!

A Fantástica Vida de Bombeiro Onde histórias criam vida. Descubra agora