O Futebol No Corpo De Bombeiros 🚒

19 1 0
                                    

O Futebol No Corpo de Bombeiros 🚒

Jogar futebol e ser habilidoso com a bola nos pés no Corpo de Bombeiros é algo assim enobrecedor, além do status de soldado do fogo sendo jogador poucos imaginam a gama de regalias que fica à disposição do atleta competidor da unidade.

Os comandantes não mediam esforços para não ficar numa situação vexatória então, quem foi bom de bola no Corpo de Bombeiros se deu muito bem principalmente quando o cmte da unidade era adepto do esporte.

Ser bom de bola e ser um excelente bombeiro em algum momento do tempo não tinha muita diferença, esta diferença só era visível e perceptível quando a prontidão ficava onerada e sobrecarregada.
Bem ou mal, eram ordens superiores, como diz a maioria:

__ Cumpra-se!

O FUTEBOL NA CASA VERDE

Este era o time completo da Prontidão Azul de 1995 aproximadamente até 1999, aliás faltou o Carioca, Flamenguista cmte de prontidão Guerra, gente da melhor qualidade, profissional de primeira e tinha a sua máxima:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Este era o time completo da Prontidão Azul de 1995 aproximadamente até 1999, aliás faltou o Carioca, Flamenguista cmte de prontidão Guerra, gente da melhor qualidade, profissional de primeira e tinha a sua máxima:

__"E neguinho pede baixa!"...

No PB Casa Verde, nesse período o futebol era sagrado, pense num cara que gostava de jogar um futebol e multiplica por 100, está aí o cmte EDSON (hoje Cel Res) quando chegava no quartel com o seu motorista o Nego "Bidú" (O Abdias) podia ser de manhã ou à tarde, às vezes eram nos 2 períodos, descia da viatura com sua pastinha 007, e gritava logo:

___ Guerra quero 2 times no campo, em 10 minutos!

Nisso o Sgto Guerra repassava a ordem... Com aquele sotaque clássico, do Rio (Carioquês) meio gaguinho rsrs.

___ Aí meu irrrmão seixx seixx(vocês) guenta ?

___ Hoje, sosonhei queque era o Romário rsrs, .... E já avisa, quem não quiser jogar vai vai pro rancho ou vai pra telegra blz? ... Libera quem quer jogar, beleza meu irrrmão? Telegra pode anunciar futebol no "Dorrrnellão"!. (Campo Society batizado com o nome do antigão Sd DORNELLAS que faleceu em serviço)

Na época era um terrão lascado, um poeirão só... 10 minutos prontidão no campo.
Nessa o telegrafista ia no "caneco" (microfone) e anunciava o fut...

__ Atenção a prontidão 10 minutos futebol no campo!!!

Dez minutos eram só pra constar, quando estava batendo os 20 minutos no pinga pinga completavam 2 times....
Às vezes as escolhas dos times eram justas, mas na maioria das vezes os mais graduados escolhia sempre os mais habilidosos e dizia:

___ É nois aqui, contra o resto!

A rapaziada do outro time (o resto) ficava com a maior cara de Ué, e muito "felizes" com a escolha....com um detalhe, sem direito a reclamação, o superior escolheu, era martelo batido! Nessa íamos para a "pelada".

Eu não era aquele craque de bola, mas nas escolhas não passava do 3°, na maioria das vezes Eu era o 1° ou o 2°, quando passava do 4° os caras eram chamados de "Sobrinhas", de fato os sobrinhas não tinham a menor intimidade com a bola, só servia mesmo para ficar de gandula ou buscar água gelada para a rapaziada.

Naquela temporada a qualidade do futebol era medida pela ordem de escolha, os caras eram tão ruins que davam tombadas à revelia, batiam até nas sombras, corriam sem direção, era uma loucura só, mas muito divertido....
As canelas ao término do futebol ficavam zuadas e roxeadas, com mais de mil hematomas ....

Tinha sobrinhas que jogavam de "burzuguim" (butina cano curto usada em serviço) sem novidades, a finalidade era exercitar...

O Nego Edson (Cmte) como era chamado em Off, se paramentava igual um craque, chuteirinha adidas, meiãozinho do Rivaldo, calçãozinho do Maradona, dava uns dribles, uns pinotinhos, queria massagem e água gelada mas, não convencia muito com a bola nos pés, agora xingar, era com ele mesmo, só queria bola no pé, e chamava aos gritos todo mundo de laranja, era um firulento de primeira linha e apitava mais do que o Armando Marques, era na verdade era o dono da bola com um detalhe, ninguém podia sair ou entrar em campo sem a sua permissão.

Saía cada bate boca, pois ninguém queria perder, mas era um passatempo muito bom e divertido, porque as 24hs diminuía legal e ganhávamos um fôlego extra. Outro detalhe, quando o time do Cmte Edson estava perdendo, os 50 minutos de jogo se perdiam de vista.

Teve um dia que a educação e física começou às 10hs, o time do Cmte Edson perdia, o futebol foi acabar às 15hs, isso porque deixamos empatar o jogo, todos saíram arrebentados, com cãibras, dores pelo corpo e com deficit de ácido lático etc nada que um bom banho gelado, um descanso e uma reposição nutricional (arroz e feijão) não resolvesse.

E o mais importante quando acabava o jogo, acabava as brigas e era vida normal.
Nessa situação, a turma não via a hora que o alarme de qualquer viatura tocasse, pois era o único recurso que nos tirava do futebol sem a permissão do Cmte, e naquele dia nem o resgate, nem o comando de Área que saíam com mais frequência, foram acionados para nos livrar a cara!

Depois era banho e almoço, na sequência instrução, resumindo, foi um trabalho muitíssimo bom que eu curti do começo ao fim.

Vida de Atleta no Corpo de Bombeiros 🚒 😉

Fui convocado algumas vezes para jogar na seleção do 2°GB, aí levava uma vida de atleta, era liberado no meio do expediente para treinamentos e jogos, quando voltava, tomava uma bela ducha, almoçava e estava autorizado a descansar e depois assumir o serviço bem mais tarde, a rapaziada ruim de bola(os sobrinhas) ficavam "felizes da vida”, e nós os atletas pra sacanear olhava pra cara dos Sobrinhas e falava:

___ E neguinho pede baixa!

Mas eram ordens Superiores.
Este foi um daqueles bons momentos de recreação e futebol no antigo campo Society Dornellão!

Por fim fui chegando à conclusão que quanto mais conhecimentos extra você agrega na Polícia Militar, mais você é requisitado, exigido e com isso, se tem um pouco mais de digamos regalias, seja qual for a atividade, por exemplo eu era mais ou menos no futebol, estava sempre dentro, era sempre lembrado, na gastronomia também era constantemente lembrado e convidado a organizar muitos eventos e festas no quartel e nas prontidões.

Assim todos seguiram suas vidas aprendendo cada vez mais.... E sendo útil na medida do possível.
O Cmte EDSON foi um excelente chefe o bom, é que ele era metido a atleta, com isso quem esteve nesse vácuo se deu bem.

Outro boníssima gente que passou pela Casa Verde, foi o Cmte Bertolline (hoje CelRes), assumiu o cmdo do subGB também foi um grande comandante e um grande líder aliás a liderança é inata neste cmte.

Outro boníssima gente que passou pela Casa Verde, foi o Cmte Bertolline (hoje CelRes), assumiu o cmdo do subGB também foi um grande comandante e um grande líder aliás a liderança é inata neste cmte

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Cel Edson grande gerenciador

O Poet@Luíz Kon'Z ✊🏽✊🏽
#Autor@l

A Fantástica Vida de Bombeiro Onde histórias criam vida. Descubra agora