O FUTEBOL
O futebol no Corpo de Bombeiros 🚒 em geral, especialmente no Posto Casa Verde é sagrado e segue firme como um sacerdócio em todas as unidades e olha que temos muitos craques de bola espalhados pelo Corpo de Bombeiros 🚒.
Este era o time completo da Prontidão Azul de 1995 aproximadamente até 1999, cada prontidão tem o seu time e nenhuma prontidão gosta de perder, o Carioca, Flamenguista Sgto Guerra, gente da melhor qualidade, profissional de primeira jogava bem, driblador e tirador de sarro ... E nesses momentos de recreação ele olhava para a rapaziada e dizia:
__ "E neguinho pede baixa".
No PB Casa Verde nesse período o futebol era sagrado, pensa num cara que gostava de jogar um futebol e multiplica por 100, está aí o Cap Edson (hoje Cel) quando chegava no quartel com o seu motorista o nego"Bidú" (O Abdias) podia ser de manhã ou à tarde, às vezes eram nos 2 periodos, descia da viatura com sua pastinha 007, gritava logo:
___ Guerra quero 2 times no campo, em 10 minutos!
Nisso o Sgto Guerra repassava a ordem..... Com aquele sotaque clássico, do Rio (Carioquês) meio gaguinho rsrsrs.
___ Aí meu irrrmão seixx seixx(vocês) guenta ?
___ Hoje, sosonhei queque era o Romario rsrs....
E já avisa, quem não quiser jogar vai vai pro rancho ou vai pra telegra blz? ...
Libera quem quiser jogar, beleza meu irrrmão? Telegra pode anunciar futebol no "Dorrrnellão"!. (Campo Society batizado com o nome do Sd Dornellas que faleceu em serviço) na época era um terrão lascado, um poeirão só ....
10 minutos prontidão no campo.... Nessa o telegrafista ia no caneco (microfone) e anunciava o fut...__Atenção a prontidão 10 minutos futebol no campo!!! .
Dez minutos era só pra constar quando estava batendo os 20 minutos no pinga pinga completava 2 times....
Às vezes as escolhas dos times eram justas, mas na maioria das vezes os mais graduados selecionava os melhores e dizia:___ É nois aqui, contra o Resto! Rsrs.
A rapaziada do outro time ficava com a maior cara de Ué, e muito "felizes" com a escolha....com um detalhe, sem direito a reclamação, o superior escolheu, era martelo batido! Nessa íamos para a "pelada".....
Eu não era aquele craque de bola, mas nas escolhas não passava do 3°, na maioria das vezes Eu era o 1°ou o 2°. Lá a qualidade do futebol era medida pela ordem de escolha, quando passava do 4° a ser escolhido os caras eram chamados de "Sobrinha", de fato os sobrinhas não tinham a menor intimidade com a bola eram tão ruins que dava trombada pra caramba, batiam até na sombra rsrsrs 😂 😂 😂 , corriam sem direção, era uma loucura total ....
As canelas que te contam rsrs.... Tinha sobrinhas que jogavam de "buzuguim" (butina cano curto usada em serviço) sem novidades, a finalidade era exercitar...O Nego Edson (Cap) como era chamado em Off, se paramentava igual um craque, chuteirinha adidas, meiãozinho do Rivaldo, calçãozinho do Maradona, dava uns dribles, uns pinotinhos, queria massagem e água gelada rsrs 😂 😂 😂 mas não convencia muito, agora xingar! Era com ele mesmo, só queria bola no pé, chamava todo mundo de laranja rsrsrs 😂 😂 😂 gritava, era um firulento de primeira linha e apitava mais do que o Armando Marques, era na verdade o dono da bola e um detalhe, ninguém podia sair ou entrar em campo sem a sua permissão, saía cada bate boca, pois ninguém queria perder mas era um passa tempo muito bom e divertido, porque as 24hs diminuíam legal e ganhávamos um fôlego extra.
Outro, detalhe, quando o time do Cap Edson estava perdendo, os 50 minutos de jogo se perdiam de vista. Teve um dia que a educação e física começou às 10hs,o time do Cap Edson perdia o futebol foi acabar às 15hs, isso porque deixamos empatar o jogo...
Mas... Todos sairam arrebentados, cãibra etc nada que um bom descanso não resolvesse.Nessa situação a turma não via a hora que o alarme de qualquer viatura soasse pois era o único recurso que nos tirava do futebol sem a permissão do Capitão, naquele dia nem o resgate, nem o comando de Área, nenhuma viatura foram acionados pra nos livrar a cara! Rsrs...
Depois era banho e almoço, na sequência instrução, mas resumindo é um trabalho muitíssimo bom que curti do começo ao fim.Fui convocado algumas vezes para jogar na seleção do 2°GB, aí levava uma vida de atleta, era liberado no meio do expediente para treinamento, podia entrar mais tarde no dia em que estava de serviço, quando voltava, tomava uma bela ducha, almoçava e estava autorizado a descansar e depois assumir o serviço bem mais tarde, a rapaziada ruim de bola (os sobrinhas) rsrs ficavam "felizes da vida",rsrs mas eram ordens Superiores.
Por fim fui chegando à conclusão que quanto mais conhecimento você agrega na Polícia Militar, mais você é exigido com isso, se tem um pouco mais de regalias, seja qual for a atividade, por exemplo eu era mais ou menos no futebol, estava sempre dentro, era sempre lembrado, na gastronomia também era constantemente convidado à organizar os eventos..... Assim todos seguiam suas vida aprendendo cada vez mais.....
Cap Edson foi um excelente comandante o bom é que ele era metido a atleta com isso quem esteve nesse vácuo se deu bem.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Fantástica Vida de Bombeiro
Short StoryA Fantástica Vida de Bombeiro é um livro em que narro fatos verídicos de nossas ocorrências, nosso dia a dia, passagem. Falo da minha incursão ao Corpo de Bombeiros 🚒, enfim é um trabalho que de certa forma além do prazer, me ensinou muito e foram...