Hoje olho me ao espelho, e revejo me numa planta no meio do Inverno, que não está voltada para o verão que passou (o passado), mas sim para a primavera que ira chegar (futuro).
A planta não se limita a pensar nos dias que já foram, mas sim nos que viram. Se as plantas estão certas que a sua primavera irá chegar, por que será que nos - os humanos - não acreditamos que um dia seremos capazes de atingir tudo o que queríamos?(....) Saudade é não saber. Não saber se a planta terá esquecido realmente do passado ou seja ela se continua gripando no Inverno ou simplesmente, aguarda a a chegada da Primavera.
Ela está indecisa se há de guardar a folha a que o Outono lhe deu, ou se há de esperar que a Primavera lhe dê as flores mais bonitas do seu jardim.Há quem diga ao Inverno que a estação do ano mais linda é a Primavera, porque é tudo tão florido e belo (como o nosso amor).
Ela pede que lhe desculpem, pelas flores, os pássaros cantando, o perfume dos seus lindos campos.
Ela vens com o teu silêncio esperançoso,
Tu vens com o teu vento,
Tua voz estronda em meus ouvidos,
Eu espero em ti, embora sem saber,
Como tu dirás eu não sei, mas eu esparei...Recordação
Na Primavera, numa pequena cidade de Viseu, Portugal, quando o sol batia em uma esplanada, Paulo Almeida recorda do seu último encontro no Palácio do Gelo, como também se lembra de Maria Marques, a garota que mudou a sua vida.
Maria era uma pessoa porque ele se imaginava apaixonar. Conversadora e séria, longe de ser uma menina popular e, além disso ela nem se interessava em o ser.
A segurança que tem em si mesma não depende das opiniões dos outros.Filha única, não tem medo que as pessoas saibam do seu estinto - que considera muito importante.
Paulo, um jovem sem metas, temperal e por vezes irresponsável, que apenas tirou o 12°ano apenas para poder trabalhar. Ele tinha o ar de ser mulherengo... Seus amigos vivem coaçando daqueles que consideravam diferentes, e, em muitas ocasiões, gozavam de Maria que apenas tinha uma maneira diferente de expressar seus sentimentos.
A melhor amiga de Paulo, a Jéssica, ela é uma espécie de pessoa, que acha que acha que pode fazer tudo o que quer e bem lhe apetece.
Ou seja Jéssica não tem planos para o seu futuro, nem fé em si mesma.