Eles passam o tempo inteiro dizendo coisas sobre o quão você é pequeno para um mundo tão grande como este. E eles dirão coisas pelas suas costas. Coisas que o deixará inquieto e triste, na maioria das vezes. E mesmo que você tenha crescido bastante de uns tempos para cá, ouvir alguém dizer que você não é o suficiente, é decepcionante e desestabiliza.
É como se tudo que você tivesse feito durante todos esses anos fosse colocado em dúvida e você não passasse de um garotinho que quando criança, se escondia assustado atrás da saia da sua mãe. E chega um momento quando se tem certa idade que você simplesmente não consegue mais aceitar que pessoas digam algo sobre você que não seja positivo ou que te faça mudar, de alguma forma.
Então você bate de frente, questiona o posicionamento e grita por respeito. Isso fica cada vez mais recorrente quando se é alguém pobre e de cor. Os princípios você tem e a educação sempre foi a melhor.
Mas você veio de baixo e encontra pessoas no meio do caminho que te farão desistir antes mesmo de tentar. Fica cada vez mais recorrente quando se é jovem e livre. Quando as pessoas estão tão acostumadas a apontar o dedo em seu rosto e diminuir todo o esforço que você teve.
Eu passo por isso todos os dias. Dentro e fora de casa. É cada vez mais recorrente. E fica cada vez mais deprimente. Só que chega um momento que você percebe que é melhor do eles pensam. Não só porque estudou cinco ou 6 anos e deu duro o suficiente numa faculdade até quase desistir. Você não tem que ser melhor por que te disseram que você não seria ninguém.
É por saber que você não é igual a nenhum deles. É por saber que chegou onde chegou porque soube que o caminho seria difícil e humilhante, mas que não desistiu e nem deixou que pessoas mal intencionadas te dissessem quem você é.
Você percebe que é melhor do que eles pensam quando as pessoas que não te conhecem param e te escutam com empolgação, quando você conquista aquela vaga de emprego que você se doou tanto para conseguir.
É quando você se sente confiante, mesmo vindo de baixo. É quando você sabe que o chão que você pisa, nunca foi tão confortável e macio quanto agora.
VOCÊ ESTÁ LENDO
O que um garoto de 20 e poucos anos tem a dizer
Romance"Em um mundo novo de descobertas e reflexões, um garoto se encontra ao perceber que já não é mais o mesmo que costumava ser e ver com os próprios olhos o que é se tornar adulto. 'O que um garoto de 20 e poucos anos tem a dizer' está disponível agora...