Onze

1.1K 141 284
                                    

Estava sentado na plateia assim como todos os outros formandos, todos os familiares estavam na parte de trás. Já havíamos ido pegar nossos diplomas, foi algo muito simples.

Eu e Claire estávamos lado a lado, nossas mãos estavam entrelaçadas.

Yan foi o escolhido por toda sala para fazer um discurso representativo, nenhum de nós sabíamos o que ele havia preparado, porém, sei que ele havia se esforçado o máximo para fazer algo legal.

Ele colocou uma folha no palanque e ajeitou o microfone para ficar na altura de sua boca.

— Olá para todos os presentes nessa cerimônia. — na sua voz estava nítido o nervosismo, ele olhou para Alex que deu um sorriso. — Creio que hoje é um dia marcante para nós estudantes e também para cada família aqui.

O loiro ajeitou seu cabelo, suspirando, a raiz ruiva estava começando a aparecer. Fiz um sinal para ele mostrando que ele estava se saindo muito bem.

— É muito doido que passamos anos no colégio e quando chegamos no final dessa etapa parece surreal e é surreal. A formatura é o encerramento de uma parte de nossas vidas, ou melhor, da nossa adolescência. — Scott deixou uma lágrima cair, limpou rapidamente olhando para cima. — A Adolescência é o período onde descobrimos sentimentos novos, pessoas novas e nos descobrimos. É um período onde a emoção fala mais alto, onde parece que estamos sós... Mas na verdade, não estamos.

Ele deixou um riso escapar, seu olhar estava distante, parecia que ele estava pensando em algo.

— Eu conheci amigos maravilhosos que sempre fizeram de tudo por mim e também conheci uma namorada sensacional. — Yan deu uma pausa e ergueu sua cabeça olhando para cada um presente. — Quero que vocês saibam e quero que lembrem de cada momento que viveram, seja com sua família, amigo, colega, enfim, cada momento é importante e cada decisão que você toma pode mudar seu futuro e o do seu próximo.

As palavras do meu amigo eram tão bonitas, olhei em volta e algumas pesssoas choravam olhando para suas pessoas prediletas.

— Ser adolescente é muito mais que um momento, é uma etapa difícil de ser percorrida e uma etapa das mais belas. A vida é linda, basta apenas você aproveitá-la e é claro que nela existe dificuldades, muitas por sinal. Porém, o importante não são os obstáculos e sim como você os vence, não importa quantas vezes você falhe, o que importa é que você precisa continuar tentando e eu creio que cada um presente aqui se formando teve um empecilho no meio do caminho. — o loiro já não estava lendo mais a sua folha, provavelmente a tinta da caneta estava toda borrada, afinal, ele estava derramando várias lágrimas. — Muitas vezes eu me perguntei se eu deveria continuar tentando, não só tentando estudar, tentando viver. E uma pessoa dia após dia...

Yan olhou para mim, dando uma pequena pausa e continou em seguida.

— Me ensinou que a vida é tão curta para não perdoar, não amar, não sorrir, não aproveitar e que cada palavra, cada gesto, cada detalhe conta, até o mais insignificante. — soltei um pequeno riso em meio as lágrimas sendo acompanhado pelo meu amigo naquele palco. — Pois é amigo, sua frase é muito famosa e eu vou fazer muito bem uso dela. Enfim, muito obrigado a todos, espero que cada um trilhe sua jornada e consiga alcançar seus sonhos, por mais distante que eles pareçam ser, pois nada é impossível.

O loiro se afastou do palanque pegando sua folha e rasgando-a, comecei a aplaudí-lo e as pessoas me acompanharam.

Passamos alguns minutos cumprimentando os nossos colegas de classe e desejando felicidades. Tiramos fotos com as nossas becas e jogamos o capelo para cima pegando-o de volta. Foi tudo tão rápido e bonito, quando paramos para ver, já estávamos no baile de formatura.

Detalhes Insignificantes Onde histórias criam vida. Descubra agora