Por volta das 06:00, Chris foi banhar enquanto Pierre fazia o café. Como tinham passado a noite toda acordados, nada melhor que um banho frio e um café quente, pensou Chris.
Voltando do banho decidiu dar uma passada no local onde Pi, este é o nome que dera ao chefe dos seus vizinhos porcos, tinha matado a cobra, e para a sua surpresa, não sobrara nada da carcaça senão alguns ossos de cobra.
Apreensivo com a descoberta de alguém que é imparável, decidiu iniciar imediatamente a demarcação de território antes de terem o acampamento destruído pelos animais selvagens.
Chegando no acampamento deu bom dia a todos e tomou seu café-da-manhã assentado em um toco que havia por lá.
Enquanto tomava o café, mandou Pierre se deitar e descansar para que seus sistemas de defesa tivessem melhor desempenho. Pierre assentiu favoravelmente e Chris terminou seu café.
Esperou todos terminarem o seu também e anunciou:
- Pegem suas ferramentas, vamos começar a divisão de terras, cada um de vocês, exceto Pierre, vai ter que limpar um terreno de 100 metros, três no lado direito e três no lado esquerdo. Pegem uma trena e comecem a medir. E enfinquem um morão em cada ponta e de um terreno para o outro, deixem um espaço de doze metros de largura, como se fosse uma rua. E não se esqueçam de deixar as plantas mais úteis. Agora vamos. -
Diante das ordens, houve alguma relutância, mas com a lembrança de que agora teriam muito mais espaço para fazerem o que quiserem, foram logo pegando suas ferramentas e começaram a cortar o mato.
E só então José lembrou. Havia esquecido os jumentos na beira do campo.
Correu imediatamente até lá e suspirou ao ver que estava tudo bem com eles. Desamarrou a corda e conduziu eles até o acampamento deixando eles do lado da carroça.
Enquanto isso todos estavam enfincando seus morões, demarcando seus terrenos e capinando eles.
Por ser o chefe e dono das terras, lógico que Chris tinha direito sobre o tanto de terras que quisesse e por isso, para fechar logo 1 km de terras que eram habitadas, Chris cortou logo dezesseis morões e cercou para si quatrocentos metros quadrados de terras e, diferente dos outros inexperientes, limpou apenas perto das estacas como que fazendo um contorno limpo ao redor do sítio e depois de limpar perto das árvores, tocou fogo no mato.
Assim que perceberam o que Chris havia feito, logo todos começaram a imita-lo queimando suas porções de terras e até tiveram tempo para cercar e limpar a de Pierre, que tendo sentido a fumaça, acordou e veio para fora ver o que estava se passando.
Assim que Chris avistou Pierre, ordenou que ele fizesse o almoço novamente, já que tinham consumido muito tempo e energia naquele serviço todo.
Pierre assentiu e colocou a panela no fogo e depois pediu para Samuel e Marcos buscarem um pouco de lenha.
Indo buscar a lenha, Marcos viu uma coisa pegando fogo, não várias coisas que se moviam descontroladamente em meio a todo o fogo. Sem saber o que fazer, pediu socorro.
Quando todos perguntaram o que era, Marcos respondeu.
- Tem uns animais pegando fogo. -
Na mesma hora, Chris entrou no meio do fogo à procura desses animais e ficou perplexo com o que viu. Cinco coelhos pegando fogo e suas famílias desesperadas
Instintivamente Chris pegou os coelhos mais calmos e apagou o fogo com sua camisa e resgatando os outros, até os que pegaram fogo e saiu do meio do fogo.
Chegando perto dos outros, com 16 coelhos, três mortos, dois bastante feridos e onze um pouco chamuscados. Pediu ajuda para David, pois estava tão abarrotado com tantos coelhos que mal podia se mexer direito.
Entregou para ele os mortos e os feridos e como prêmio por ter localizado os coelhos, deu três dos melhores para Marcos, um macho e duas fêmeas.
- O que eu faço com eles? - perguntou.
- Assim que você cercar seu terreno, coloque os coelhos lá e eles cavarão uma toca em algum local úmido, enquanto você não cercar, crie um pequeno cercado de gravetos e prenda eles lá, não se preocupe com a comida, dê água e plantas para eles e veja qual eles preferem, você pode dar restos de comida também. -
- E como você sabe disso tudo?- perguntou José.
- A minha família criou coelhos por dois anos antes da gente se mudar de volta pro Campos. -
- E esses coelhos não dão muito trabalho? - perguntou David. - Ouvi falar que coelhos são pragas. - Só são chamados assim quando um bando invade uma plantação, pois eles se reproduzemmuito depressa e por comerem vegetais, são temidos pelos agricultores. Mas é só você deixar eles num cercado só deles que eles não vão incomodar muito, pois eles comem até cascas de frutas. -
- E se eles se reproduzirem demais? Ouvi falar também que coelhos se reproduzem de mês em mês?! -
- Bom, nesse caso, como você tem duas fêmeas e um macho, é provável que daqui a um ano, você tenha 95 coelhos, e... -
- NOVENTA E CINCO??? - disseram todos - Como assim noventa e cinco? -
- Bom, como um coelho tende a se reproduzir em média 3,5 filhos por gestação, se você multiplica por dois e calcular a quantidade mensal, uns a menos, outros a mais, chegaremos nesta quantia aproximadamente. -
- Mais então, - perguntou Marcos. - O que eu faço com eles? -
- Você poderia criar, vender, ou até mesmo comer eles. -
- Comer eles? Que horror, mas, quanto custa um coelho desses? Mal passam de dois quilos os adultos. -
- Como eles são exóticos nesta região, você pode vender eles por vinte reais o quilo. -
- Tudo isso? - exclamaram surpresos. -
Na mesma hora, começaram a pedir também, mas Chris deu para eles os filhotes e ficou com três fêmeas e um macho.
Enquanto os outros cuidavam de escolher os restantes, Chris pegou uns galhos e começou a fazer o cercado dos coelhos, que estavam comendo um pouco das plantas que tinham perto da cabana. Quando terminou, o almoço já estava pronto e os coelhos já tinham almoçado. Mesmo sendo selvagens, os coelhos eram tão dóceis quanto coelhos normais e por isso não se importaram quando Chris pegou eles é colocou eles no cercado. Até derramaram a água para esfriar o chão, indo almoçar, como não tinham muito mesmo o que fazer, Chris disse que tinham aprendido apenas o básico da criação de ferramentas de pedra, pois eles ainda precisavam aprender a fazer ferramentas mais eficientes para outras atividades, como por exemplo, machados de pedra com cabo. Vendo que iriam ter mais uma tarde de aprendizagem todos suspiraram, mas como desta vez ia ser diferente foram logo pegando suas pedras.
No fim do dia, todos já possuíam um machado de pedra bem melhor pois ele já cortava até árvores de dois palmos de espessura.
Quando chegou a noite, comeram os dois coelhos feridos com ovos e salsichas, deixando José e Samuel de guarda.
Depois de tanto trabalho no dia, todos que foram se deitar adormeceram quase imediatamente.
VOCÊ ESTÁ LENDO
IMPÉRIO
Teen FictionUm grupo de jovens decidiram seguir um rapaz em busca de reconhecimento através da posse de terras devolutas sem imaginar que, estarão dando o primeiro passo para uma revolução que mudará a história da humanidade.