A Neurótica

2 0 0
                                    


Oi, prazer, eu sou Laís, Jornalista e escritora e hoje nessa coluna venho conversar com vocês, em um bate-papo bem descontraído, sobre mudanças. É uma história pessoal. Então, sintam-se a vontade para deixar seus comentários, certo? Vamos lá.


Muitos me disseram e ainda me dizem o tempo todo que eu sou uma pessoa incrivelmente cheia de manias, às vezes um pouco neurótica e muito ansiosa com basicamente tudo. E confirmo essa afirmação. Não nego, realmente sou assim todo dia. Sou duvidosa demais, medrosa demais, complicada demais, incerta demais, impulsiva demais. Todos os "demais" que você pode pensar eu sou. Mas apesar dos pesares tento conviver com isso. Pelo menos, nunca me atrapalhou na época em que fiz Jornalismo ou na revista. Porque iria me atrapalhar agora? É só achar um meio termo de lhe dar com o problema, estou certa?. Aliás, esse é o meu maior medo, encarar os problemas, ali de frente, mas ok, continuando.


Para começo de conversa, meu dia-a-dia é tão corrido, que minha cabeça vive cheia de pensamentos, decisões pra tomar, problemas pra resolver, tudo misturado, e tem às vezes que isso é tão exaustivo que eu queria simplesmente excluir todos os meus pensamentos e deixar no modo vazio, só para não ter que pensar em nada, não ter com o que se preocupar, mas eu sou constante problema o tempo todo, não sei como organizar minha cabeça e acalmá-la. Mas eu juro que tento fazer algo por mim, mas é tão difícil enfrentar isso que o problema acaba se tornando uma barreira na minha vida, então, fico impossibilitada de passar me vendo em um beco sem saída, mais nada. Mas é claro que esse beco sem saída se encontra dentro da minha cabeça, onde tudo se torna impossível porque simplesmente não consigo abrir a minha cabeça para o possível, conseguem me entender?


Então, paro um pouco para respirar fundo...


Decido então, me desarmar de toda essa confusão mental que me encontro e fazer meditação. Funciona? Só por algumas horas, depois do efeito de torpor pós-meditação eu acabo sentindo tudo de novo. Então, sinto aquele sentimento de medo e agitação novamente. Fico histérica. Grito, ligo para aquele carinha que fiquei no mês passado, e que hoje não temos mais nada, em meio uma crise, bebo litros de Vodca para acalmar meus nervos e desabo na cama até o dia seguinte.


Resolvo voltar para a terapia para tentar me achar. O lugar para a cura de todos os problemas das pessoas, certo? Errado. Primeiro, temos que ter em mente que ninguém resolve o problema de ninguém, se você não se auto ajudar. Bom, hoje eu sei disso, mas antes não era assim que eu pensava. Via a terapia como resolução dos meus problemas, onde eu não precisasse fazer esforço nenhum. Mas foi justamente o oposto. Tive que tomar umas medicações que minha psiquiatra passou para ansiedade, e tive que parar de fazer muitas coisas erradas que eu fazia, mas que na minha cabeça estava tudo certo. Me auto ajudei e muito, foi aí que a luz se acendeu na minha cabeça e eu percebi com toda clareza que estava na hora da mudança e que não dava para continuar com esses pensamentos e sentimentos contrários a aquele outro sentimento que nos faz viver a vida com harmonia e leveza: a felicidade.


Chegou a hora de questionar essa palavra. O que é a felicidade? Onde ela se encontra? Eu nunca senti por completo esse sentimento porque estava ocupada demais( voltando aos exageros da minha vida)sentindo outras sensações que excluíam a felicidade de dentro de mim. Mas agora era "verão" na minha vida todos os dias, tudo colorido.


CAPÍTULO 2


Era segunda-feira, 15 de Maio, um dia comum para qualquer pessoa, mas para mim era um dia altamente especial, pois era um dia de recomeços. Acordei com uma empolgação que vinha acompanhada com uma vontade de fazer acontecer coisas novas. Essas sensações me faziam ver a vida com outros olhares. Então, posso dizer que gerou em mim uma confiança e uma força, dando início a uma coragem mudando assim significativamente a minha trajetória nesse caminhar pela vida. Agora sim, posso afirmar com segurança que tudo se tornou viável no meu mundo.

Mas deixem eu voltar algumas cenas da minha historia para lhes mostrarem o que fez com que eu tomasse essa decisão de mudar alguns capítulos da minha vida...


Primeiro, tenho que lhes dizer que foi como se eu estivesse dormindo durante muito tempo e tudo se encontrava fora dos eixos, mas quando acordei e vi a bagunça que eu estava tudo fez sentido. Aí se deu o estalo na minha cabeça e dessa maneira vi que não podia continuar nesse caminho de inseguranças. Então, tive a completa certeza que estava na hora de fazer uma mudança. E assim fiz.


O primeiro passo foi parar de tomar remédios para ansiedade. Foi bem difícil, pois já estava ficando viciada nessas medicações. Mas foi necessário essa limpeza no meu organismo. O segundo passo foi manter um caderno fixo em que todo dia eu escrevesse sobre meus sentimentos e pensamentos, dessa maneira eu estaria purificando minha alma. Já a terapia eu continuo, mas longe de medicações. Então, posso dizer que o saldo de tudo isso foi positivo, me trouxe ensinamentos e amadurecimento.


A real é que eu estou me sentindo mais leve, com um brilho a mais, sabe? Não que antes eu não tivesse brilho, mas ele estava muito apagado. E eu posso dizer a vocês que fazer uma faxina dentro do seu íntimo vale muito a pena. Na verdade é revigorante e transformador. Até em meu trabalho estou melhor, pois a inspiração se acende dentro de mim mais facilmente. Então, posso afirmar a vocês, estimados leitores, que agora existe beleza e poesia complementando a minha vida, a todo instante.


Eu sei que o futuro é incerto e que existirão algumas dificuldades no meio do caminho, mas está tudo bem. Não me desespero mais, não surto mais quando uma coisa acontece no meio do caminho, por contrário, enfrento e supero. Já a ansiedade continua, claro que ela não ia sumir da minha vida, mas estou trabalhando dia após dia, sem pressa, porque se tem uma coisa que aprendi com toda essa experiência é que a pressa te atrapalha, desconcerta e estressa. E não é nada bom viver nessa estrada da felicidade com pensamentos desestimulantes, não é verdade?Meu conceito sobre a vida é: apenas se viver a vida tranquilamente, sentindo cada momento você poderá extrair dela diferentes sabores. Porque viver a vida com sabor é mais gostoso, do que ficar experimentando o amargo durante muito tempo, estou certa?


Deixo vocês com essa reflexão, assim poderão analisar cada aspecto de suas vidas, e quem sabe fazer uma mudança geral? Espero poder ter ajudado de alguma forma com essa minha história. Pois a vida de cada um tem que ser vivida com cuidado e sabedoria porque em cada capítulo terá ladeiras, algumas pedras, mas se você enfrenta-las irá ter superado as advertências da vida, agora se permanecer no mesmo patamar sem prosseguir vai continuar com medo e dúvidas. Então, meus queridos, sejam mais, avancem mais, ousem mais e aproveitem cada instante de suas vidas.


Até a próxima!!


Laís.


(Sara Lacerda)

Estrada da FelicidadeOnde histórias criam vida. Descubra agora