#pratodosverem/
Descrição da imagem e do momento:Na imagem, estou sentada no chão de minha casa, abraçada ao meu filho (momento pelos olhos de meu esposo), com um semblante ligeiramente triste e reflexivo, como que a constatar a dificuldade dos dias, em meio aos padrões culturais equivocados, que rondam a "maneira ideal de criar filhos". Sentindo, na alma e na pele, que não é um caminho fácil o de ser mãe. Principalmente, uma mãe que quer proporcionar uma educação amorosa em nossos dias. Nem é fácil para a mãe e nem, muito menos, para a criança, pois, se a mãe não é compreendida, como ela conseguirá expandir-se? E se a mãe não se expande, como ela conseguirá dar o seu melhor e proporcionar a mesma amplitude, em vários ângulos, para o seu filho? Uma batalha de inúmeros lados, com vários rostos sociais, preconceitos, atavismos e pouco acesso ao coração.
***
Não é fácil
Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde predomina a "vestimenta" masculina.Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde estão sempre querendo projetar nossos corações para fora.Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde o olhar para o externo, para os resultados, apenas palpáveis, racionais e objetivos têm maior força...Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde expressar e ser coração ainda é brega, infantil, abstrato e sonhador demais!Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde amar e falar sobre o amor, é tido como muito oneroso, por não gerar riqueza no sentido "certo", portanto, perda de tempo!Não é fácil ser mãe,
Num mundo onde tantos filhos e filhas pequenos, hoje adultos, não conheceram ou não foram incentivados a preservarem,
dentro de si, a 'energia materna recebida'.Mesmo não sendo fácil ser mãe...
É preciso ser mãe!Ser mãe...
Sem tanto temor à prática do amor, da relação de qualidade e conectada com a criança e com o seu próprio Eu real.Aquele lugar de onde tudo se projeta, sendo a força necessária, provinda de um Lugar tão essencial, de não-turbulência.
Mesmo não sendo fácil ser mãe...
Será sempre possível ser mãe!Não, não é fácil...
Ser mãe...
Mas, pode ser incrivelmente possível!
Se dê a chance de abraçar o desafio!***
Nota da autora:
Que haja mais mulheres e homens preenchidos de 'energia materna', um campo deficiente e esquecido em nossos dias. E que tanto nos faz falta, quando com uma criança no colo! Ela é uma energia amorosa e que paira por todos os lados de nossa existência. Precisamos permitir-nos percebê-la, senti-la e praticá-la, mais frequentemente. Que comecemos de novo! Que aprendamos a fazer diferente! Mulheres e Homens. Que tornemos esse ambiente mais humano, mais atraente.
Que sintonizemos mais com a energia materna dentro da gente, que façamos brotar de nosso interior, esse poder curativo do sensível para nosso bebê, para nossa criança, para nós mesmas e para o nosso entorno. E que não nos esqueçamos nunca, de que já somos a melhor mãe do mundo possível para o nosso filho! Mesmo não sendo fácil: pela realidade de nosso meio e pela nossa própria. E por todos nós ainda estarmos em construção...
VOCÊ ESTÁ LENDO
Mãe em poesias
PoesiaEste singelo trabalho é um recado de meu coração para o seu, mamãe. É fruto de minha transformação própria, no campo materno. É um transbordar de amor, que conheci no ato de ser mãe, no amplo contexto e no não abrir mão do maternar, dia após dia, se...