Sinopse: O conceito de céu é vazio e o inferno somos nós. Buscar algo que dê sentido à vida após a morte é normal. Os estoicos acreditavam que morrer era se unir à ordem cósmica. As religiões de salvação terrena, na falta de um Deus, restavam serem esculpidos em mármore. Já os cristãos na ressurreição dos corpos no Juízo Final. Esse dia é quando Deus e seu antípoda tem a árdua tarefa de separar o joio (erva daninha) do trigo. Os valores morais estabeleceram esse universo maniqueísta de disputa acérrima entre o Bom versus Mau, Céu versus Inferno, Deus versus Demônio e Flamengo versus Fluminense. No meio dessa dicotomia, convencer seu semelhante é necessário um agente publicitário de relações públicas e, principalmente, um cartaz que diz: "No céu tem pão sim!". O sonho de consumo é um overbooking, porém haverá choro e ranger de dentes.
(Tribunal divino. Deus e Demônio estão sentados. Pessoas entram no portal do inferno, e no batente está escrito: "Abandonai toda a esperança vós que entrais".)
DEMÔNIO — Veja toda essa multidão entrando no inferno. (risada maligna).
DEUS — Eles não sabem o que fazem.
DEMÔNIO — Sejam todos bem-vindos ao inferno! Isso, podem virar à esquerda. A iluminação é de tocha para criar um clima rústico.
DEUS — Não entrem! Isso é uma cilada. É o fogo que não se apaga mais!
DEMÔNIO — Exatamente, é Olimpíada o ano todo.
DEUS — Não, o Demônio é o pai da mentira! Lúcifer é argiloso, tartufo.
DEMÔNIO — Eu sou formado em direito, apesar de ser de esquerda. Agora todo mundo está me escolhendo. Cadê o seu agente publicitário de relações públicas?
DEUS — Eu sou aquele que é. O único ser e livre. Vire à direita, por favor. No céu tem pão sim! É verdade essa placa, lá é muito melhor! Minhas ovelhas estão desgarradas.
DEMÔNIO — Chamar os homens de ovelhas é muito ofensivo. Essa sua falta de convivência não me surpreende. Quem foi que destruiu a Torre de Babel mesmo?
VOCÊ ESTÁ LENDO
Outro Porta dos Fundos - Humor por onde você não espera
HumorAs dezesseis histórias são inspiradas nas personagens e no consagrado formato de vídeos do canal de humor Porta dos Fundos (YouTube). Cada capítulo consiste em um roteiro de esquete autoral e independente (Short-fic). Foi abordado diversos temas, co...