Curiosamente, acontece que as bênçãos se transformam em maldições com o uso; e eu, que na minha solidão desejara a simpatia como o único remédio aceitável, agora a sofri como uma tortura adicional.
Enquanto meu pai viveu, eu sempre manifestei uma disposição amorosa e indulgente, mas desde aqueles dias de alegria, infelizmente, muita coisa mudou. Eu havia me tornado arrogante, irritado e, acima de tudo, desconfiado. E embora todo o interesse em minha história tenha chegado ao fim e eu deva recontar rapidamente seu triste desfecho, ainda assim explicarei, a título de exemplo de minha desconfiança e desespero, como Woodville, com sua bondade e seu poder quase angelical, suavizou minha grosseria. e isso me levou a ser mais gentil.
Ele havia prometido passar algumas horas comigo uma tarde, mas uma chuva violenta e incessante o impediu. Fiquei sozinho a tarde toda. Eu havia passado dois anos sozinho sem reclamar, mas desta vez eu estava infeliz. Ele realmente não se importa comigo, pensei, caso contrário, a tempestade o teria levado a vir e não teria impedido a visita prometida. Ele deve ter sabido que o céu sombrio e essa chuva escura me subjugaram quase à loucura. Se o tempo estivesse bom, eu teria ansiado menos por sua ausência, fechado como estava nesta casinha miserável, pensando no meu infortúnio para todos. Se ele fosse realmente meu amigo, tudo isso teria ocorrido a ele. Agora tenho que calibrar essa suposta amizade e avaliá-la pelo seu valor justo. Ele se recuperou de sua dor por Elinor, o país é chato para ele, ele está feliz em me ver para distração. E quando não sabe o que fazer, passa as horas de lazer aqui, e é isso que ele chama de amizade. É verdade que sua presença é um conforto para mim, que suas palavras são doces e que, quando ele quer, pode tirar de mim os pensamentos que me levam ao desespero. Suas palavras são doces, na verdade tão doces como o mel das abelhas, mas a abelha tem um dardo, e o mal é um veneno pior do que o veneno de um inseto. Vou fazer um teste. Ele diz que toda esperança para ele morreu, eu sei que ele morreu por mim, nós dois fomos feitos para morrer agora. Vou ver se ela quer morrer comigo ... e já que tenho medo de morrer sozinha, vou ver se ela ousa me acompanhar para me animar. Então, verei se você pode agir como amigo da única maneira que meu infortúnio pode tolerar. Foi uma loucura eu acho mas me acostumei tanto com a ideia que não conseguia pensar em mais nada. Se ele morrer comigo, ótimo, é assim que dois seres miseráveis vão acabar. Do contrário, ridicularizarei sua amizade e beberei o veneno na frente dele para deixá-lo com vergonha de sua covardia. Preparei toda a cena com o coração convicto e me dediquei a esse projeto com frenesi.
Peguei láudano, coloquei em dois copos sobre a mesa, enchi meu quarto de flores e enfeitei com o mais escrupuloso cuidado a última cena de minha tragédia. À medida que se aproximava a hora de sua chegada, meu coração vacilou e comecei a chorar, não porque desisti de meu projeto, mas porque senti que, mesmo segurando firme, o espírito teve que passar por várias revoluções emocionais antes de poder beber sua morte.
Mas tudo estava pronto quando Woodville chegou. Recebi-o na porta de minha casa e levei-o solenemente para a sala com estas palavras: Meu amigo, eu desejo morrer. Estou totalmente cansado de sofrer com essa miséria de hora em hora e vou me livrar disso. Qual escravo não tenta, se puder, escapar de suas correntes? Olha, estou chorando. Por mais de dois anos, nunca consegui desfrutar um momento sem angústia. Muitas vezes eu quis morrer, mas sou um verdadeiro covarde. É difícil para uma pessoa tão jovem como eu, que já foi tão feliz quanto eu, privar-se voluntariamente de todas as sensações e ir sozinha para uma cova sombria. Não me atrevo. Tenho que morrer, mas o medo me congela. Faço uma pausa e estremeço de horror, e então, por meses, sofro excessivamente o infortúnio. Mas agora chegou a hora em que devo deixar a vida, tenho um amigo que não se recusará a me acompanhar nesta jornada sombria.
Esse é o meu pedido. Com toda a seriedade, imploro e imploro que morra comigo. Então, encontraremos Elinor novamente e o que perdi. Veja, estou pronto. Aqui está a mistura da morte, vamos beber juntos e vamos de boa vontade e felizmente deixar este curso normal de dias que eu odeio. Você se afasta de mim. No entanto, antes de dizer não para mim, pense, Woodville, como será doce jogar fora este fardo de lágrimas e dor que agora sofremos. Certamente encontraremos a luz depois de cruzar o vale escuro. Esta mistura nos mergulhará em um sono tranquilo, e que alegria ver, quando acordamos, que os medos e as dores pertencem ao passado. Um pouco de paciência e tudo estará acabado. Sim, um pouco de paciência. Olha, aqui está a chave da sua prisão, aqui, em nossas mãos. Não seremos mais vis que os escravos se o rejeitarmos e nos entregarmos livremente à escravidão? Olha, minhas bochechas estão vermelhas de prazer só de imaginar a morte. Tudo o que amamos não existe mais. Venha, me dê sua mão; Dê-me um olhar de alegre simpatia e juntos iremos ao seu encontro. Uma jornada que nos balançará ... cujo destino nos trará felicidade, e na qual nosso despertar será o dos anjos. Você duvida? Você é um covarde, Woodville? Vamos! Deixe de lado esse ar confuso de compaixão humana! Ah! Se eu soubesse que palavras usar para descrever o esplendor da morte, como te conquistaria! Digo-lhe que nossa vida de pobres mortais acabou. Estamos prestes a nos tornar deuses! Espíritos livres e felizes como deuses. Que louco perdeu em uma praia sem abrigo, Que importa aquela leve tristeza que se encontra no caminho, que faz o corpo fraco temer a amargura da onda, uma breve tristeza, suportada com sanidade, saberá conduzir-nos àquele longo descanso em que a nossa alma dorme em paz, deitada no túmulo.