Constantemente assombrado por essas idéias, você pode facilmente imaginar que fui apenas momentaneamente sensível à influência das palavras de Woodville e, embora tivesse parado de acusá-lo de vilania, ainda assim me sentia tão infeliz quanto antes.
Pouco depois desse incidente, nos separamos. Ele soube que sua mãe estava doente e correu para o lado dela. Ele viera se despedir de mim e passamos pela charneca uma última vez. Ele prometeu voltar para me ver, ordenou que eu me distraísse e estimulasse todos os pensamentos felizes até que o tempo e a energia moral acabassem com meu sofrimento e eu pudesse retornar à sociedade dos homens.
"Antes de qualquer outra exortação da minha parte", disse-me ele, "respeite e siga esta: não se desespere. Este é o abismo mais perigoso, à beira do qual você está sempre oscilando. Você deve proteger seus passos e adotar a esperança como guia. Tenha esperança e suas feridas já estarão curadas pela metade. Por outro lado, se você persistir no desespero, nunca mais haverá alívio para você. Acredite em mim, querido amigo, há uma alegria que o sol, a terra e todas as suas belezas podem oferecer, e que um dia você experimentará. A felicidade restauradora do amor visitará seu coração e desfará o encanto que o amarra ao infortúnio. Então você ficará surpreso de ter os olhos fechados naquela longa noite que o oprime. Não ouso esperar ter-te inspirado interesse suficiente para que a minha memória e o carinho que sempre guardarei por ti possam um dia suavizar a tua melancolia e diminuir o amargor das tuas lágrimas. Mas se minha amizade pode incitar você a ver a vida com menos aversão, tome cuidado para não ofendê-la com sua desconfiança. O amor é um fragmento que logo é ferido por um ciúme brutal. Conservai, peço-vos, a firme convicção da minha sinceridade no fundo dos vossos corações, fora do alcance dos ventos que passam que podem turvar a sua superfície. O sofrimento o faz mudar de humor e o curso de seus pensamentos às vezes fica agitado, temo, por causas indignas. Que cresça a sua confiança na minha simpatia e no meu amor, não se deixe perturbar por essas idas e vindas turbulentas que, Essas foram, entre outras, as últimas lições de Woodville. Chorei ao ouvi-lo e, depois de um adeus amoroso, segui-o com os olhos até que vi a última imagem do meu conforto na Terra desaparecer ao longe. Ele tinha insistido em acompanhá-lo através da charneca até a cidade onde morava. O sol ainda estava alto quando ele me deixou e voltei para casa.
Era um dos últimos dias de setembro, quando as noites ficam mais frias, mas o tempo estava calmo e nenhuma meditação doentia me invadiu no caminho. Pensei com gratidão em Woodville, cuja partida não me causou a menor amargura e não sabia explicar por quê. Talvez depois de um golpe tão forte, as outras mudanças tenham se tornado insignificantes para mim. Eu caminhava imaginando quando chegaria o tempo em que nós quatro nos encontraríamos novamente, meu amado pai voltou para mim em um doce paraíso. Imaginei um rio delicioso como aquele em cujas margens Dante descreve Mathilda colhendo flores, e que ainda corre ...
Bruna, bruna, sotto l'ombra perpétua, che mai raggiar non lascia sole ivi, né luna.
Repeti para mim mesmo o belo fragmento que descreve a entrada de Dante no Paraíso, e achei que seria doce ver, caminhando por aquelas praias deliciosas, meu pai, todo esse tempo perdido, descendo da carruagem de luz, para ser devolvido a mim. Imóvel, esperando aquele momento, pensei na maneira como, com as lindas flores que ali cresciam, trançaria uma guirlanda e uma coroa para celebrar a minha alegria. Cantei Sul margine d'un rio, a canção preferida de meu pai, pensando que minha voz, voando pelo ar, o avisaria, onde esperava o momento de nossa união, da chegada de sua filha. Então a marca do infortúnio teria desaparecido de minha testa, e eu levantaria meus olhos sem medo para encontrar os dela que teriam para sempre o brilho de um amor inocente.
Fiquei tão absorto nessa meditação que continuei andando sem observar meus passos, até que realmente parei para colher uma flor naquela planície árida onde quase nenhuma crescia. Então eu acordei do meu sono diurno sem saber onde estava.