Surpreendido pela confiança do rapaz, o guarda limitou-se a sorrir e a admirar a coragem de Ektos.
-Levanta a espada!
Ektos levantou a espada e posicionou-se.
Os seus movimentos saíram bastante inseguros e acabou por atacar demasiado cedo, sendo atingido nas costas levemente.
-Demasiado lento...
O sorriso confiante de Winston deu energia a Ektos que rapidamente voltou à sua posição.
A batalha continuou, Winston continuava os seus movimentos, mas desta vez os movimentos do jovem rapaz eram mais eficientes e rápidos.
Ektos ia em busca da vitória e os seus reflexos rapidamente o punham em posição de ataque.
Esta última ronda estava a durar mais que o habitual, mas o combate era intenso, até que Winston tentou um golpe de ataque demasiado cedo. Ektos escapou e tentou um movimento arriscado: o Anjo da Morte, assim chamado pela graciosidade ao esquivar-se de um ataque e que deixava o adversário de costas viradas para um forte ataque de espada.
Todos em volta olhavam a intensa batalha. Winston tinha arrasado os jovens soldados 1 por 1 e agora finalmente tinha uma batalha que requeria todos os seus profundos atributos de soldado veterano.
Ektos tinha avançado para o Anjo da Morte. Por um momento toda a gente pensou que o movimento não iria dar certo, mas no momento em que a espada de Ektos se aproximava mais, uma reação de surpresa crescia entre todos. Numa questão de segundos, Ektos estava perto de vencer a ronda, mas Winston, repentinamente, conseguiu reter o ataque do jovem soldado. Em descrença, Ektos perdeu rapidamente terreno para o veterano, que acabou por o deitar ao chão.
-Onde aprendeste esse movimento? - Winston pressionava o jovem.
-Aprendi-o sozinho.
-Mentira... esse é um movimento avançado. Não o podes ter aprendido tão cedo.
-Não sabia sequer que existia antes, apenas o inventei uma vez...
-MENTIROSO! - Winston aninhou-se e falava-lhe agora na cara - O Anjo da Morte é um movimento exclusivo ao exército ativo.
Winston acabou por mandar o rapaz para casa.
Lopos e os outros jovens viram tudo, principalmente Ektos a voltar para casa com uma ira descomunal, em passos largos e espada às costas.
Mal chegou a casa apressou-se para os seus aposentos. A mãe ainda não havia saído do mercado, apenas a irmã Iúlia viu o que se passava. Iúlia tinha intimidade com Ektos, mais do que com Lopos. Iúlia adorava os seus irmãos, mas Ektos era quem lhe dava mais atenção e, na verdade, ele sabia que a irmã lhe roubava os apontamentos, apanhando-a uma vez em flagrante, mas entendia e ajudava mais ainda nas suas ideias.
Quando viu o seu irmão a andar desamparado para o quarto, foi atrás dele.
-Ektos?! - entrou no quarto dele. O jovem soldado estava deitado na sua cama de peles.
-Não é uma boa altura, Iúlia...
-É sempre uma boa altura para falar e, para mais, li os teus apontamentos de astronomia e tinha algumas perguntas.
-Por favor, Iúlia! Estou chateado neste momento e não quero falar!
Iúlia não tentou continuar a conversa e levantou-se:
-A comida tá pronta. Vem o mais rápido possível...
Assim saiu, sem resposta por parte do irmão, que continuava imóvel na cama.