(Pátio diante do mesmo palácio. Entram Lear, Kent e o Bobo.)
Lear: Tu vais na frente com estas cartas para Gloucester. Não digas a minha filha senão estritamente o que ela perguntar a respeito da carta. Se não fores de uma rapidez extrema eu chegarei lá antes de ti.
Kent: Não dormirei, meu senhor, antes desta carta chegar a seu destino. (Sai.)
Bobo: Se o cérebro do homem estivesse nos pés, não haveria o perigo de pegar frieiras?
Lear: Claro, rapaz.
Bobo: Então fica contente – teu espírito nunca vai calçar chinelos.
Lear: Ha, ha, ha.
Bobo: Verás que a tua outra filha te tratará filialmente, pois embora se pareça com esta tanto quanto uma maçã selvagem se parece com uma maçã cultivada, eu digo o que te digo.
Lear: E o que é que tu me dizes, patife?
Bobo: Que aquela terá o mesmo gosto desta como uma maçã tem o mesmo sabor de outra maçã. Sabes por que é que o nariz fica no meio da cara?
Lear: Não.
Bobo: Ora, pra cada olho ficar de um lado do nariz, de modo que o que não podemos cheirar nós espiamos.
Lear: Fui injusto com ela...
Bobo: Sabes como é que a ostra faz a concha?
Lear: Não.
Bobo: Eu também não; mas posso te dizer por que o caracol tem uma casca.
Lear: Por quê?
Bobo: Ora, pra guardar a cabeça lá dentro. Ou tu achas que é pra dá-la às filhas e ficar com os cornos sem abrigo?
Lear: Preciso esquecer o meu afeto; um pai tão amoroso! Meus cavalos estão prontos?
Bobo: Os teus burros foram buscar. A razão por que as sete estrelas são apenas sete é muito interessantíssima.
Lear: Por que não são oito?
Bobo: Isso mesmo. Tu darias um bom Bobo.
Lear: E se retomasse tudo pela força?... Monstruosa ingratidão!
Bobo: Se tu fosses meu Bobo, titio, ias apanhar muito pra aprender a não ficar velho antes do tempo.
Lear: Como assim?
Bobo: Tu não devias ter ficado velho antes de ter ficado sábio.
Lear: Não permita que eu fique louco, oh, louco não, céu bendito! Conserva a minha razão; eu não quero ficar louco! (Entra fidalgo.) Então, os cavaleiros estão prontos?
Fidalgo: Prontos, meu senhor.
Lear: Vamos, rapaz.
Bobo: (Para o público.)
Moças aí que são virgens
E riem destas tiradas
Entendam bem o que eu digo,
Ou não serão desvirginadas. (Saem.)
Fim do primeiro ato