Como somos veganas aqui em casa, vocês já sabem que trago sempre duas receitas como opção. Vamos começar pela receita do nosso conto
Polenta com costelinha de porco
Ingredientes da costelinha
1 kg de costelinha de porco (pode ser em ripa ou costeletas separadas)
1 ou 2 tomates bem maduros
2 a 3 xícaras de água fervendo
Temperos: 1 cebola grande, 5 a 6 dentes de alho, 2 folhas de louro, 1 limão, salsinha, cebolinha, páprica doce, orégano, pimenta do reino e sal a gosto.
Modo de fazer
Você pode fazer na panela de pressão, que é mais rápido, mas imagino que a protagonista de nossa história utilizava uma panela grossa e deixava a costelinha cozinhar por longo tempo, sem pressão. Então, faremos como ela.
Bata todos os temperos juntos (exceto a folha de louro) e besunte a carne com esta pasta. Deixe descansar por duas horas (se quiser temperar no dia anterior, ficará melhor ainda)
Coloque duas a três colheres de azeite na panela e quando estiver bem quente coloque delicadamente a carne para selar, ou seja, deixe-a fritar em fogo alto até que fique completamente dourada e bem tostada, o que evita que os sucos da carne se percam com o cozimento. Sele dos dois lados, ela ficará linda e perfumada.
Depois de bem fritinha, coloque o tomate bem picadinho, para que ele se desmanche e seja incorporado ao tempero. Coloque água fervente até cobrir a costelinha e a folha de louro. Tampe e deixe cozinhando lentamente, agora em fogo brando. Conforme vai secando, vá colocando mais água fervente, mas não muita, somente o necessário para o cozimento e para que ela esteja sempre acompanhada de delicioso caldo. Ela não ficará com molho de tomate e sim com um caldo grosso e gostoso, que será colocado sobre a polenta.
Ingredientes da Polenta
2 xícaras de chá de fubá ou farinha de milho amarela, próprios para polenta
4 xícaras de chá de água fervente
1 colher (sopa) de manteiga e uma colher de sopa de azeite
Sal a gosto
Modo de fazer
Em uma panela coloque a água para ferver. Assim que as primeiras bolhas surgirem, tempere com sal e um fio de azeite.
Agora um dica que ajuda muito: ao invés de colocar o fubá ou a farinha de milho diretamente na água fervente, dilua separadamente em uma vasilha com um pouco de água, que pode ser fria mesmo, até obter uma pasta lisa. E só depois a verta delicadamente na panela de água fervendo. Isso evitará que a farinha empelote. Abaixe o fogo e não pare de mexer. Nessa hora, a costelinha ainda estará cozinhando, aproveite para sentir os aromas que esse prato te oferece.
Cozinhe a polenta por cerca de 20 minutos, mexendo sem parar. Vá experimentando e quando perceber que está cozida, misture a manteiga e acerte o sal. Há quem goste de colocar um tiquito de leite e queijo ralado já nesta massa.
Coloque a polenta ainda quente em uma tigela ou refratário. A costelinha já deve estar pronta, então delicadamente vá despejando sobre a polenta. Enfeite com salsinha e cebolinha picados e bom apetite. Se quiser, ao comê-la, pense nos momentos de amor vividos pelo casal de nosso conto, ela ficará ainda mais saborosa.
E para os veganos
A massa da polenta é a mesma, embora a manteiga e o queijo sejam veganos também (os encontrados no mercado são todos muito gostosos).
O diferentão aqui é o substituto da carne, que sugiro seja um ragu de cogumelos simplesmente maravilhoso. Ragu é um ensopado encorpado, cozido lentamente até que tudo esteja em macio. Pode ser feito de carnes, legumes ou cogumelos.
Ingredientes do ragu de cogumelos
3 xícaras de chá de cogumelos (pode ser shitake, shimeji, paris ou champingnon, frescos, em conserva ou desidratado – neste caso, é necessário hidratar antes de colocá-lo na panela)
1 xícara e meia de chá de alho poró picado (use a parte branca e as folhas, aproveite tudo)
1 xícara de chá de salsinha e cebolinha picados
1 xícara de vinho tinto seco (opcional), que pode ser substituído por meia xícara de caldo de legumes ou água
4 colheres de azeite
1 cebola grande picada
Sal, orégano e pimenta do reino a gosto
Modo de fazer
Esquente o azeite em uma frigideira e coloque a cebola picada e o alho poró. Assim que estiverem macios, coloque os cogumelos para refogar. Adicione então todos os temperos.
É hora de colocar o vinho, se optar pelo seu uso. Neste caso, deixe o álcool evaporar enquanto cozinha os cogumelos. Se não for usar o vinho, coloque meia xícara de caldo de legumes ou água mesmo, se não tiver o caldo de legumes.
Quando os cogumelos estiverem macios, acerte o sal.
Quando o caldo estiver mais groso, está pronto. Derrube-o delicadamente sobre a polenta e enfeite com ervas verdes.
Bom apetite!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos para Saborear
Short StoryEste livro reúne duas coisas que amo fazer: escrever e cozinhar. Pensei então que estava na hora de compartilhar com vocês escritos e receitas. Ele não terá fim, sempre que eu colocar um conto, ele estará acompanhado a uma receita e voilá, assim ter...