Origem do prato
Há controvérsias sobre como surgiu esse prato no Piauí. o prato piauiense. O prato teria surgido quando as mulheres resolveram cortar em pequenos pedaços a carne-de-sol e misturar ao arroz, possibilitando, assim, que elas também pudessem comer da carne, visto que os homens se serviam primeiro e comiam toda a carne. O nome seria advindo de Maria e Isabel, nomes das filhas da cozinheira que preparou a receita. Há outra versão, relatada pelo escritor piauiense Enéas Barros no livro "O Escravo e o Senhor da Parnahiba", que afirma que escravos fizeram a comida e deram ao prato o nome da esposa do comerciante e fazendeiro a qual serviam.
Já no Sul do País, surgiu quando os carreteiros, como ainda são chamados os transportadores de cargas, que atravessavam toda a região em carretas puxadas por bois, cozinhavam, em panela de ferro, uma mistura de charque picada com arroz. Trata-se de um prato prático que, por sua simplicidade, podia ser preparado pelo viajante.
E vamos à receita do Arroz Maria Isabel
Esta receita rende quatro a seis porções
Ingredientes
1/2kg de carne de sol
2 xícaras de arroz
3 colheres de azeite
3 a 4 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 pimentão picado (se quiser mais cor, coloque meio pimentão verde e meio vermelho
ou amarelo)
1 tomate grande picado
Cheiro verde - salsinha, coentro e cebolinha, picados a gosto
Pimenta-do-reino a gosto
8 a 9 xícaras (chá) de água fervendo
Modo de fazer
Lave a carne de sol e coloque-a de molho para retirar o excesso de sal. Não é possível precisar quanto tempo e quantas trocas de água serão precisos para dessalgá-la. Você terá que perceber o sal adequado. E só então escorra e a corte em cubinhos.
Em uma panela aqueça o óleo, incorpore a cebola e o alho até ficarem dourados. Neste momento, o perfume já será tentador.
Junte a carne, tempere com a pimenta-do-reino e deixe refogar um pouco. Acrescente o tomate, o pimentão e o cheiro verde. Deixe refogar mais um tanto, até que todos os ingredientes sejam incorporados à carne.
Adicione o arroz e mexa bem. Essa mistura deverá fritar um pouco. E só depois coloque a água fervendo.
E atenção, pode ser que você precise ajustar o sal, se a carne ficou muito tempo de molho.
Prove para ver se o arroz está macio e, se precisar, acrescente mais água e deixe cozinhar até que o arroz fique no ponto.
Ao empratar, sirva com folhas de salsinha em cima, ficará lindo.
Os acompanhamentos são opcionais, há regiões do Brasil que os acompanhamentos são ovos estrelados e paçoca de carne de sol e há regiões que acompanham farofa de banana frita.
Bom apetite.
Receita Vegana do Arroz Maria Isabel ou Carreteiro
Somos veganas em casa, por isso sempre trago receitas sem a proteína animal. Para esse arroz, você pode utilizar somente vegetais, ou então pode também incluir linguiça de soja, tofu defumado, cogumelos, etc. Fica a seu gosto. O conceito é o mesmo, o arroz será incorporado a uma mistura cheirosa, bem temperada e colorida. Então vamos lá.
Ingredientes
2 colheres (sopa) de azeite
2 a 3 dentes de alho picados
1 cebola média picada
1 linguiça de soja cortada em rodelas finas (vegana)
1 xícara de chá de cogumelos (shitaque, paris, shimeji)
1 xícara de chá de abóbora, sem casca, cortada em cubos pequenos
1 abobrinha pequena cortada em cubos pequenos
1 xícara de chá de brócolis, separados em pequenos floretes
½ xícara de tofu defumado picado em cubos (opcional)
1 pimentão cortado em cubos pequenos (pode ser metade verde e meio vermelho ou amarelo)
1 tomate, sem sementes, em cubos
2 xícaras (chá) de arroz
4 colheres (sopa) de cheiro-verde picado
Sal e pimenta a gosto
Modo de fazer
Aqueça o azeite e coloque a cebola e o alho para dourar.
Na sequência coloque a linguiça, que deverá fritar nessa mistura. Acrescente o pimentão e o tomate, junte arroz e deixe fritar mais um pouco. Junte água e tempere de sal e pimenta.
Se optar por cogumelos desidratados, coloque-os junto com o arroz. Mas antes devem ter sido colocados de molho para hidratação. Se for em conserva, pode colocar mais tarde.
Vá colocando todos os outros vegetais que quiser.
Tudo cozinhará junto, num aroma, cor e sabor deliciosos.
Se for utilizar tofu defumado, será o último ingrediente a ser incorporado, para não desmanchar.
Quando o arroz estiver macio, passe para uma travessa e salpique mais um pouco de cheiro verde por cima.
Bom apetite!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos para Saborear
Short StoryEste livro reúne duas coisas que amo fazer: escrever e cozinhar. Pensei então que estava na hora de compartilhar com vocês escritos e receitas. Ele não terá fim, sempre que eu colocar um conto, ele estará acompanhado a uma receita e voilá, assim ter...