Receitas do conto Erotismo, laranja e açúcar

38 6 7
                                    

Bolo de laranja vegano

Ingredientes da massa

3 xícaras de farinha de trigo
1 1/2 xícara de açúcar branco ou açúcar demerara
2 xícaras de suco de laranja natural
1 colher (sopa) de fermento

Ingredientes da calda

1 xícara de açúcar

1/2 xícara de suco de laranja

Como preparar

Farinha e açúcar devem ser gentilmente peneirados juntos em uma tigela. Misture bem.

Depois vá colocando delicadamente os ingredientes líquidos, primeiro o suco de laranja e depois o óleo.

Muita gente bate tudo junto no liquidificador, mas se você puder mexer manualmente, será muito melhor. Bata vigorosamente, mas com carinho. Nesta hora, vai sentir o cheiro adocicado da laranja e a linda consistência da massa do bolo.

Quando tudo estiver bem incorporado, chegou a hora do fermento, que deve ser misturado com delicadeza, por pelo menos mais uns cinco minutos.

Unte uma forma redonda, dessas com furo no meio, que deixa o bolo ainda mais bonito.

Para untar, use óleo e açúcar. Se quiser, coloque rodelas finas de laranja, cortadas com casca em volta. Ela fica linda quando o bolo é desinformado. Mas cuidado, se seu forno for muito abusado, cuide para não queimar as rodelas, não coloque a assadeira muito próxima da chama.

O forno deve estar pré-aquecido em 180 graus, ou em forno médio, por 40 minutos ou até ficar com aquela cor encantadora de bolo bem assado.

Para a calda, misture o açúcar com o suco de laranja e leve ao fogo, deixando engrossar um pouco. Não demore muito com essa mistura no fogo, porque pode amargar.

Derrube delicadamente a calda no bolo ainda quente, nos pequenos furos que você fez com um garfo e deixe que ela penetre deliciosamente.

Bolo de laranja com manteiga e ovos

Ingredientes da massa

3 ovos

2 xícaras de farinha de trigo

1 xícara de açúcar

1 xícara de suco de laranja

2 colheres de margarina

1 colher (sopa) de fermento

Ingredientes da calda
1 xícara de açúcar

1/2 xícara de suco de laranja

Como preparar

Cada um dos ovos deve ser quebrado e misturado com o açúcar e a margarina. Devem ser batidos até que você consiga um creme bem liso.

Delicadamente vá colocando a farinha, alternando com o suco de laranja. A massa deve ficar lisa, cheirosa e delicada, com todos os ingredientes muito bem incorporados.

Por último, coloque o fermento e misture bem.

Leve ao forno médio ou 180 graus, preaquecido, por aproximadamente 45 minutos.

A calda, que pode ser preparada da mesma forma que a receita anterior, deve ser colocada no bolo ainda quente. Antes de colocá-la faça pequenos furinhos com um garfo em todo o bolo, para que penetre deliciosamente.

Contos para SaborearOnde histórias criam vida. Descubra agora