Receita da Galinhada
1 kg de frango picado
2 xícaras de chá de arroz
3 a 4 xícaras de chá de água
2 colheres de sopa de azeite
2 colheres de sopa de alho triturado
1 pimentão grande picado
1 cebola grande picada
1 tomate grande picado
1 punhado de coentro, salsinha e cebolinha picados.
Temperos a gosto, como sal, pimenta, orégano, páprica doce e limão.
Milho, ervilhas frescas e cenoura picada em cubinhos são opcionais e deixam o prato mais saboroso e colorido.
Modo de preparo
Lave bem o frango e tempere com uma colher de alho, sal, pimenta do reino, orégano, páprica e limão. Envolva cuidadosamente todos os pedaços com os temperos, tampe e deixe marinar, por pelo menos, uma hora.
Passado esse tempo, em uma panela grande, aqueça o azeite, frite o restante do alho e a cebola. Um perfume maravilhoso tomara conta de sua cozinha, coloque então os pedaços de frango, que serão fritos neste tempero. Vá fritando os pedaços aos poucos até deixá-los dourados e vá tirando da panela, reservando à parte.
Depois de todos os pedaços bem dourados, o que restará na panela será um saboroso molho, onde você colocará o tomate, o pimentão picado, o coentro e duas xícaras de água.
Quando levantar fervura, volte o frango para a panela e acrescente o arroz, a cenoura, o milho e a ervilha fresca, se quiser. Observe o cozimento, se preciso coloque mais água. Frango e arroz devem estar bem cozidos um no outro.
Misture tudo delicadamente, quando o arroz estiver quase pronto, coloque salsinha e cebolinha picados e, se necessário, ajuste sal e pimenta.
Receita da Legumada (vou direto ao modo de preparo)
Preparo em cubos, filetes, rodelas e meias rodelas, legumes como cenoura, batata, abobrinha, mandioquinha, pimentões, além de cachinhos de brócolis e couve-flor. Passo separadamente cada um deles em água fervente, observando o tempo de cozimento, para manter a crocância de cada um deles. É por isso que devem ir para a água separadamente. \os pimentões não passam por esse processo, entram em filetes depois.
Em uma frigideira grande e larga, frito em bastante azeite muitas lâminas de alho, cebola, rodelas de alho porró, salpicados de sal e pimenta, raspas de gengibre e uma ou duas colheres de shoyo, a depender da quantidade de legumes preparados. Terei assim um forte e suculento tempero para receber os legumes já pré-cozidos.
A ideia é dar uma boa salteada em todos eles, mexendo cuidadosamente com uma espátula para que não se quebrem, mas o suficiente para que recebam todo o molho da frigideira. Se for necessário, utilize uma ou duas colheres da água fervente em que os legumes foram mergulhados previamente.
O processo na frigideira é muito rápido e agradável. A cada montinho de legumes ali colocado, novos aromas tomam conta da cozinha. Comece colocando os mais duros, depois couve-flor e brócolis, que são mais macios, e termine com pimentões, que murcham rapidamente.
Depois de prontos, coloque-os em um pirex, salpique salsinha e cebolinha e regue com um pouco mais de azeite.
Você tem aqui um prato muito colorido e saboroso, que ficará maravilhoso com arroz branco bem fresquinho!
Se gostou deste conto, por favor, curta, comente e compartilhe!
VOCÊ ESTÁ LENDO
Contos para Saborear
Short StoryEste livro reúne duas coisas que amo fazer: escrever e cozinhar. Pensei então que estava na hora de compartilhar com vocês escritos e receitas. Ele não terá fim, sempre que eu colocar um conto, ele estará acompanhado a uma receita e voilá, assim ter...