09

4 1 0
                                    

Santiago

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Santiago

Quatro meses depois!

Não sei onde eu estava com a cabeça quando resolvi parar aqui. Pra falar a verdade sei sim, e o culpado é o Philip por ter colocado o nome do bar de "Parada obrigatória". Infelizmente fui ensinado pelo meu pai a levar o nome ao pé da letra, por isso quando posso paro aqui para me abastecer.

Cumprimento os garçons que passam por mim e murmuram um boa noite. Embora eu não lembre o nome da maioria deles, tenho seus rostos gravados em minha memória. São anos vindo aqui, anos afogando minhas mágoas nos copos e desabafando para os garçons que já estão cansados de me ouvirem falar mal da vida.

Finjo não ter visto meu melhor amigo no outro lado do bar, e sento em uma das banquetas próximas ao balcão. Apoio as muletas no banco vago ao lado do meu, tiro minha carteira do bolso e apoio meus cotovelos no tampão de madeira enquanto foco na televisão à minha frente.

Outro ponto negativo do Parada Obrigatória é que não sou o único que conhece esse lugar, todos meus amigos consideram o bar como um ponto de refúgio. O interior é rústico, porém aconchegante, e mesmo a maioria vindo apenas para assistir futebol e jogar xadrez, há alguns outros que entram para descontar o dia caótico em um copo de cerveja e desabafar nos ombros dos garçons que já viraram amigos da maioria dos clientes.

Olho para a entrada e um casal entra sorridente. Pelo espanhol enfaixado e misturado com outro idioma constato serem turistas.

— Essa é a cidade espanhola localizada no continente africano? — A moça de cabelos vermelhos como fogo, pergunta para um dos garçons. Noto quando confirma com a cabeça e os leva até uma das mesas vazias.

Perdi as contas de quantas vezes já ouvi essa mesma pergunta. Embora eu não tenha nascido aqui, fui registrado e moro em Ceuta desde meu primeiro mês de vida. E sei desde que era criança que turistas vêm de longe conhecer o pedacinho da Espanha fora da Europa.

Ceuta é uma cidade espanhola que está fisicamente localizada no continente Africano e situada na costa mediterrânea do Marrocos. No verão, como agora, a cidade chega ao ápice da sua lotação.

Mais turistas entram sorridentes e um pigarreio me faz olhar para frente.

— Estou feliz que já esteja andando. O de sempre? — ele pergunta e eu nego com a cabeça, pedindo quase murmurando por um café.

Philip é garçom, proprietário e o famoso faz tudo e mais um pouco. Não sei exatamente quantos anos nos conhecemos, só me lembro que meu pai me trazia com ele desde que eu era apenas uma criança, que mal alcançava a cadeira à qual estou sentado agora.

— Só você para beber café em um calor desses — diz indo em direção a cafeteira térmica.

Aprendi a gostar de café com minha avó materna que era apaixonada por café. Ela sempre bebia o seu puro e sem açúcar. Já meu avô paterno, outro apaixonado por café, gostava de variar nas misturas que fazia ao longo da semana. Foi ele que inclusive me contou a história do café carajillo, sua escolha dos domingos.

Corações Lapidados - Parte 01Onde histórias criam vida. Descubra agora