É importante entender a complexidade do tema, pois, por se tratar de um transtorno crônico, ele não tem cura. Mas é possível realizar tratamentos para ele. Durante o processo, é preciso compreender que o transtorno não desaparecerá de um dia para o outro. O que acontece, na verdade, é a remissão gradual de sintomas, o que permite com que o paciente consiga ter uma vida normal. Mas os sintomas podem piorar novamente? Sim, mas para que isso não aconteça, o tratamento constante é fundamental.
Então, falar de cura para transtorno de ansiedade não é possível. Entretanto, ao cuidar do problema, a pessoa consegue eliminar as sequelas e manter uma qualidade de vida saudável.
Existem duas formas geralmente utilizadas para controlas as crises: remédios e terapia. Vale ressaltar a importância da combinação e longevidade dos métodos para maior efetividade do tratamento do transtorno de ansiedade.
Tratamento medicamentoso: A utilização de medicamentos é fundamental em alguns casos, pois dá equilíbrio mental temporário para a pessoa. Dessa forma, o tratamento medicamentoso trabalha na esfera biológica e pretende trazer certa estabilidade para o organismo. O psiquiatra é o profissional designado para realizar a recomendação de remédios para os pacientes. Nesse sentido, ele irá avaliar o histórico médico do indivíduo e prescrever a intervenção necessária para aquela determinada situação. O tratamento medicamentoso da ansiedade geralmente é seguro e eficaz. Mas muitas vezes é preciso tempo e paciência para encontrar a droga que funciona melhor para você.
Psicologia e Tratamento: Enquanto os remédios trabalham para reorganizar o organismo, a psicologia tratará de compreender quais são os problemas que desencadeiam suas crises. Sendo assim, o psicólogo é responsável por trabalhar junto com a paciente para descobrir os gatilhos presentes e reforçar as faculdades mentais para evitar novos casos. Todos os pacientes com transtornos de ansiedade requerem conversas de apoio e atenção aos problemas emocionais associados ao transtorno de ansiedade. Inclusive, hoje em dia, é possível realizar o acompanhamento psicológico online. A Telavita, por exemplo, é uma plataforma que disponibiliza profissionais capacitados para atender a demanda necessária do paciente no horário e local mais confortáveis para ele.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Um pouco sobre Ansiedade
Non-FictionCom está pesquisa, espero que o meu público, seja público alvo ou não, além dos conhecimentos e das informações dadas, desenvolva um autoconhecimento para prevenir a nossa geração desse transtorno, o mal do século.