Com uma mistura de cautela e alívio, Leyla adentrou na agitada Taverna Ferro e Fumaça, seus olhos vasculhando cada canto em busca de possíveis ameaças. O atendente, sempre taciturno, não pôde deixar de perceber, escondidas no casaco da jovem, as orelhas de um gato, apontadas para fora, o que o fez franzir a testa. No entanto, ele não hesitou em servir-lhe o conhaque rapidamente, enquanto ela observava o salão principal com uma postura séria e determinada.
— Gatuna, sei que são tempos difíceis, mas gatos não são permitidos aqui. — disse o atendente, lançando um olhar intrigado para o casaco de Leyla.
— Ele não causará problemas. Apenas preciso de um momento para descansar.
O atendente inclinou a cabeça, ainda desconfiado.— Certo, desde que ele não saia do casaco. E você também deve manter um olho nele.
— Pode deixar.
Com um olhar perspicaz e uma pitada de sarcasmo, a moça percorria o ambiente da Taverna Ferro e Fumaça, desviando-se habilmente das figuras sombrias que se amontoavam pelos corredores estreitos. As mesas de madeira desgastada e as paredes manchadas contavam a história de incontáveis intrigas, criando uma atmosfera que oscilava entre o mistério e a decadência.
Entre risadas e olhares furtivos, as pessoas de toda sorte se misturavam, cada uma com sua própria agenda, alimentando-se do caos e da corrupção que permeavam o Porto das Sombras. Para os habitantes do submundo, a Taverna era mais do que um simples ponto de encontro; era o epicentro de uma teia de traições e conspirações, onde os Renegados, autoproclamados aqueles sem magia naquela região, tramavam em segredo contra o sistema opressor, enquanto se embriagavam com a ilusão de liberdade.
Chegando à sua mesa particular nos fundos do bar, seu "escritório", a moça se acomodou em sua cadeira com um suspiro de alívio. Era ali, entre as sombras e os murmúrios dos frequentadores, que ela se sentia verdadeiramente em casa e que aguardaria o homem misterioso. Com um gole da bebida, e o Tapete de Pulgas procurando sob a mesa um lugar para sentar, ela deixou seus pensamentos sobre seu desafio iminente, que a aguardava, se dissipar.
Seus olhos pousaram em Adilarif, dono do estabelecimento, seu porto estranhamente seguro, enquanto o homem distribuía doses de ânimo entre os clientes, ela observava-o com uma mistura de gratidão e cinismo, reconhecendo nele uma figura paterna que sempre esteve ao seu lado nas ruas perigosas de Porto das Sombras.
Quando a viu, Adi aproximou-se da mesa de Leyla com um prato de sopa de batatas e um sorriso largo estampado no rosto. - E aí, minha pequena aventureira? Pronta para causar mais um furacão na cidade? - perguntou ele, com seu jeito peculiar de ser. Ela devolveu o sorriso para o homem que a acolheu e orientou desde os tempos em que ela era apenas uma menina de rua perdida e sem rumo. - Sempre pronta para uma boa dose de suor e sangue, Adi.
Bastou alguns minutos, entre risadas e conversas animadas e o ronronado do gato que agora já circulava na taberna, para Leyla sentir-se fortalecida pelo espírito de camaradagem que permeava a Taverna Ferro e Fumaça. Ainda sim, ela permanecia alerta para qualquer sinal de perigo iminente.
— Shura! Tashi! — Leyla exclamou ao ver seus irmãos de alma entrando na taverna abraçados a alguns amigos.
Shura, com um brilho nos olhos, subiu em uma cadeira e pediu a atenção de todos.
— Pessoal, por favor, um momento da sua atenção! — pediu ele, e um silêncio expectante tomou conta do local.
Leyla observava a paixão fervorosa de Shura com preocupação. Ele estava se expondo demais ultimamente.
— Cidadãos de Naratumi, ouçam nossa voz! — proclamou ele, e o bar ficou ainda mais silencioso. Leyla levantou uma sobrancelha, curiosa para ouvir o que ele tinha a dizer.
Shura continuou, cheio de paixão e convicção.
— Não podemos mais tolerar o que todos enfrentamos nas semanas das luas de sangue! — exclamou Shura. — A cidade sofre constantes ataques das forças do mal, e os Sentinelas, que deveriam nos proteger, só espalham mais medo. Eles patrulham incessantemente, cobrando tributos e aumentando nossa opressão a mando do governador geral.
Ele fez uma pausa para respirar, então prosseguiu:
— A magia, que todos nós ajudamos a criar, deveria ser usada para o bem de todos! Em vez disso, os artefatos mágicos são controlados pelos magos e corporações. Devemos lutar para que esses artefatos estejam disponíveis para todos: para que nossos agricultores possam proteger suas colheitas, para que os comerciantes defendam seus bens, e para que nenhum pai tenha que ver seus filhos perecerem prematuramente devido à falta de proteção mágica!
Murmúrios de concordância começaram a surgir entre os presentes. Leyla notou olhares determinados e acenos de cabeça em aprovação.
— Precisamos nos unir e lutar contra essa opressão! — Shura concluiu, com um tom inflamado.
As palavras de Shura estavam claramente ressoando com aqueles que estavam cansados da injustiça e da opressão.
Ao finalizar seu discurso, Shura ergueu o punho no ar e levou-o ao coração, conclamando os presentes a se unirem na luta por um futuro mais justo e igualitário para todos. E no bar dos renegados, o grito de apoio foi unânime, ecoando pelas paredes como um chamado para a revolução que se aproximava.
Antes que pudesse refletir mais sobre o assunto, a chegada daquele homem encapuzado e perseguidor interrompeu o clima de fervor revolucionário. Leyla estudou-o com olhos astutos, percebendo imediatamente a aura de mistério que o cercava. O homem misterioso aproximou-se com passos firmes - Então, você é a ilustre Leyla? - começou ele, - Muito se fala sobre você e suas habilidades notáveis.
-E quem é o senhor para estar interessado em minhas habilidades? - Perguntou a garota intrigada enquanto recebia no colo o gato que parecia incomodado com a presença do homem. - Chame-me de Intermediário, - disse ele, sua voz ecoando com certa autoridade pelo recinto - E trago comigo uma proposta.
O homem fez uma pausa longa, como se estivesse ponderando suas próximas palavras, e então prosseguiu, - Estou à procura de alguém com suas habilidades para uma tarefa singular. Um roubo que demandará coragem, astúcia e determinação.
Leyla arqueou uma sobrancelha, intrigada com a proposta. Embora possuísse experiência em parcerias desafiadoras, algo na maneira e nas palavras do tal Intermediário a fazia pressentir que esta seria uma empreitada distinta de todas as outras que já enfrentara.
- Continue. - incentivou ela novamente, sua mente ágil já calculando os riscos e as possíveis recompensas envolvidas na empreitada proposta pelo tal Intermediário. - Precisa de companhia Gatuna? - Disse Shura, o chefe dos revolucionários, enquanto acenava para Tashi trazer mais bebida à mesa.
— Por que não ? Se me permitem, eu mesmo faço as apresentações. - Falou Intermediário. - Sim, eu conheço bem quem são vocês e o papel de cada um nessa pequena "quadrilha", digo nessa confraria que vocês institulam como Irmãos Sombras - O homem sentou-se calmamente enquanto os jovens se posicionavam a sua frente. - Você é a Leyla, a sensitiva, ágil como um felino, com uma habilidade notável para se infiltrar e descobrir segredos. Já você, Shura, o estrategista e carismático, que possui relações em todas as esferas da cidade e sabe como mobilizar apoio. E Tashi, o pequeno cientista que transforma objetos roubados em armas mágicas clandestinas. Seus talentos são valiosos e necessários para a missão que temos pela frente. Sobre a missão prefiro falar em outro lugar, mas já adianto que o que busco não é diferente do que vocês querem, mas, não se limita apenas a essa região.
Leyla trocou olhares com Shura e Tashi, sabendo que eles compartilhavam a mesma determinação e o mesmo desejo de obterem qualquer vantagem e recursos na luta pela liberdade, afinal eles eram os irmãos Sombras. Ela sabia que, juntos, poderiam superar qualquer obstáculo que o destino colocasse em seu caminho. - Precisamos analisar a proposta e os nossos benefícios, temos alguns minutos para te ouvir. - disse ela, com um sorriso determinado no rosto.
O Intermediário assentiu com a cabeça, como se a moça tivesse alguma alternativa e o grupo se encaminhou para outro ambiente da taberna, para discutirem os detalhes da possível missão. Assim, enquanto, na Taverna Ferro e Fumaça, o murmúrio das conversas e o tilintar dos copos preenchiam o ar, Leyla e seus amigos se preparavam para mais uma jornada rumo ao desconhecido.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Herdeiras da Trama
Short StoryEm "Herdeiras da Trama," mergulhamos nas crônicas de mulheres entrelaçadas pelo poder proibido da magia do tempo. Em Kiadgara, um reino onde essa habilidade é vista como uma terrível maldição, cada herdeira enfrenta um destino ora de sombras e deses...