Evolução dos Modelos Atômicos:
- No final do século XVII os químicos Lavoisier e Proust, com o uso de uma balança, realizaram experiências relacionando as massas dos participantes das reações químicas e formaram as LEIS PONDERAIS.
- Lei da Conservação da massa -> Em um sistema fechado, a massa total dos reagentes é igual a massa total dos produtos
- Lei das proporções definidas -> toda substância apresenta uma proporção em massa constante em sua composição
- Dalton, afim de explicar os resultados obtidos pelos químicos, chegou q conclusão de um modelo atômico como uma esfera maciça, indivisível e indestrutível (como uma bola de bilhar)
- Há o modelo de Thomson, que disse que o átomo era descontínuo é formado por um fluido com carga positiva no qual estavam dispersos os elétrons, de modo que a estrutura fosse eletricamente neutra. Esfera difusa, positiva, divisível e tem carga elétrica (pudim de passas)
- Ernest Rutherford propôs um novo modelo atômico em 1911, no qual afirma que o átomo é formado por uma região central de massa elevada e com caráter elétrico positivo. Em torno dele, há uma região de massa desprezível em que orbitam os elétrons (partículas de carga negativa). Nesse modelo, o átomo é formado por duas principais regiões: o núcleo e a eletrosfera.
- O modelo atômico de Bohr, proposto por Niels Bohr em 1913, determina que a eletrosfera é formada por camadas de energia nas quais se distribuem os elétrons. Empregando os conceitos recém-descobertos da Mecânica Quântica, o físico Niels Bohr conseguiu justificar essa observação, determinando que os elétrons ocupam camadas eletrônicas com valores pré-definidos de energia, de maneira que a energia do elétron em uma camada se mantém constante ao longo de sua movimentação.
- As camadas eletrônicas do modelo atômico de Bohr são representadas pela sequência de letras K, L, M, N, O, P e Q, cada uma possuindo uma determinada capacidade de acomodar elétrons.
- O modelo atômico atualmente aceito é o modelo proposto por Schrödinger em 1926, que conta com a contribuição de outros cientistas e suas descobertas. E concluiu que a eletrosfera não é formada por órbitas de trajetória determinada, mas sim por regiões que se assemelham a nuvens eletrônicas.
Comprimento e temperatura:- Existem várias medidas de comprimento, como por exemplo a jarda, a polegada e o pé.
- No SI a unidade padrão de comprimento é o metro (m). Atualmente ele é definido como o comprimento da distância percorrida pela luz no vácuo durante um intervalo de tempo de 1/299.792.458 de um segundo.
- Os múltiplos e submúltiplos do metro são: quilômetro (km), hectômetro (hm), decâmetro (dam), decímetro (dm), centímetro (cm) e milímetro (mm).
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem - mil 2023
Non-FictionAqui vai um desabafo de uma vestibulanda. Essa aqui ja e a milesima versão de livros de resumo que eu faço. Estou cansada. Quando os humilhados serão exaltados ? Espero que no fim desse livro, eu venha com uma cartinha de aprovação. (Eu aceito e re...