Filosofy:

2 1 0
                                    

Thomas Hobbes:

- Contratualista.

- Um estado de liberdade total dos indivíduos, e por ter liberdade total gera o medo nos indivíduos. Hobbes contrapõe Aristoteles, pois para ele não somos "animais politicos".

- Para Hobbes nós não somos sociáveis, e só nos toleramos por causa das regras. O ser humano e mal.

- Sem normas, a sociedade entra em guerras, a natureza dos humanos e de conflito.

Rousseau:


- Ele quer entender a desigualdade entre os indivíduos que se faça necessário o contrato social.

- É necessário analisar o ser humano sem as modificações da vida em sociedade

- Para ele nos teríamos alguns sentimentos que são naturais como o amor de si (auta preservação e defesa), compaixão, piedade

- A vontade geral e diferente da vontade de todos. Vontade geral e o que tem de comum entre as vontades e a de todos e o somatório das vontades particulares.

- O povo e soberano.

- O contrato social não extingue as desigualdades, apenas reduz.

Michel de Montaigne:

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Michel de Montaigne:

- Francês. Vive no contexto da franca católica e absolutista. Ocorria perseguição de protestantes.

- Cetisismo: acredita que não há como atingir a verdade e isso resulta na dúvida permanente.

- Faz críticas a escolas filosóficas que impõe dogmas.

Immanuel Kant:

- Inspira o iluminismo, causa uma crise na metafísica.

- O sujeito se lança ao objeto, só e possível conhecer o objeto baseado nas suas experiências.

- Racionalismo: conhecimento a priori de seus objetos utilizando ideias inatas

- Empirismo: conhecimento e a posterior utilizando as experiências.

- Juízo sintético a priori -> dedução + experiência

- Existem verdades universais e necessárias.

- Fenômenos são coisas que aparece pra mim.

- Fenômenos são coisas que aparece pra mim

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Ética de Kant:

- Pai da ética moderna.

- Estamos condicionados a natureza.

- Mas seu comportamento é livre, ético.

- Kant parte do princípio do julgamento da ação, identificando se as ações são boas ou más.

- Boa vontade = princípios corretos, tomada de decisão, deliberar.

Utilitarismo:

-

Jeremy Bentham, criador da ética utilitarista. Ser útil para alguma coisa. Áeeeerr3r

- A melhor ação e aquela cuja trás menos dor.

- Hedonista: cálculo dos prazeres

- O modelo desenvolvido pelo Bentham prezava mais pela prevenção do que pela punição.

- Prazeres corporais X intelectuais

- Os prazeres intelectuais são qualitativamente melhores que os prazeres sensíveis

Enem - mil 2023Onde histórias criam vida. Descubra agora