Positivismo:
- Ela defende a ideia de que o conhecimento científico seria a única forma de conhecimento verdadeiro.
- A partir desse saber, pode-se explicar coisas práticas como das leis da física, das relações sociais e da ética.
- Enquanto doutrina filosófica, sociológica e política, o positivismo tem a Matemática, a Física, a Astronomia, a Química, a Biologia e também a Sociologia como modelos científicos. Isso porque estas se destacam segundo seus valores cumulativos e transculturais.
Ciência Política:
- A política está diretamente ligada à filosofia e sociologia nas ciências humanas, e é uma área de extrema relevância para a sociedade.
Uma formação na área das Ciências Políticas dá ao estudante a capacidade de promover grandes transformações na vida da sociedade como um todo.- É impossível entender os mecanismos de poder na sociedade, em especial nas sociedades pós-capitalistas, sem estudar ciência política. Além disso, para que os políticos tenham uma atuação significativa nos tempos de hoje, faz-se necessário que eles mesmos (ou que seus assessores) estudem ciência política, pois os atores das três esferas do poder em nossa república (Legislativo, Executivo e Judiciário) devem ser conhecedores da ciência política.
- Podemos eleger como os quatro conceitos básicos da ciência política as ideias de cidadania, cidade, direito e Estado. O Estado é a tentativa de delimitação das noções de poder amplamente difundidas na sociedade. Direito é a noção que implica a participação de todos os cidadãos como aqueles que têm direito a uma parte do que é oferecido pela sociedade. A noção de cidadania é o que permite a participação política na formação da sociedade e o reconhecimento do papel do cidadão (aquele que participa da formação política da cidade).
Antropologia:
- Antropologia é um ramo das ciências sociais que estuda o ser humano e a sua origem de maneira abrangente. Por meio de estudos sobre as características físicas, a cultura, a linguagem e as construções do ser humano, o antropólogo vai buscar determinar, com base em grupos sociais específicos, como se formaram os seres humanos a ponto de tornarem-se o que são em suas comunidades. A antropologia é, ao traduzirmos a palavra ao pé da letra, o estudo do ser humano em seu aspecto mais amplo.
- Os estudos antropológicos buscam compreender como os povos viveram, como os seres humanos formaram-se e como a cultura humana desenvolveu-se. Dessa maneira, o antropólogo busca o trabalho de imersão numa determinada sociedade, a fim de observar e traçar teorias sobre a constituição cultural ou física dos indivíduos daquela sociedade.
Émile Durkheim:
- Apesar de Auguste Comte ter cunhado o termo Sociologia e estabelecido as necessidades de uma ciência que estudasse a sociedade, foi Durkheim quem formulou as regras do método sociológico e emancipou a Sociologia como uma ciência autônoma. Durkheim também foi o primeiro docente a ocupar uma cátedra de Sociologia em uma universidade.
- Os fatos sociais são distinguidos pela "sua exterioridade em relação às consciências individuais" e pela "ação coerciva que exerce ou é suscetível de exercer sobre essas mesmas consciênciasiii". Isso significa dizer que os fatos sociais são maiores que qualquer consciência individual e eles criam o que o sociólogo chamou de consciência coletiva.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem - mil 2023
Non-FictionAqui vai um desabafo de uma vestibulanda. Essa aqui ja e a milesima versão de livros de resumo que eu faço. Estou cansada. Quando os humilhados serão exaltados ? Espero que no fim desse livro, eu venha com uma cartinha de aprovação. (Eu aceito e re...