Bio (4)

3 0 0
                                    

Fermentação:

- Um dos processos da produção de ATP.

- Ela quebra a Glicose.

- O ATP, é formado através dessa quebra.

- Na fermentação você tem uma glicose de 6 carbonos, essa glicose e quebrada formando duas moléculas de 3 carbonos, chamado de ácido piruvico ou piruvato. Ocorre no hialoplasma, parte líquida da Célula.

- O saldo energético é de 2 ATP.

- Não existe apenas um tipo de fermentação.

- As leveduras forma o álcool reticulo. Músculos e bactérias formam o ácido lático, tendo a fermentação latica. Bactérias do vinagre formam o ácido acético, tendo a fermentação acetica. As bactérias formam o ácido jurídico, tendo fermentação butirica. Mas o processo de quebra de glicose e o mesmo.

- A fermentação alcoolica, o ácido piruvico e transformado em etanol.

- Fermentação latica, processo normalmente feito por bactérias do tipo lactobacilos e eventualmente por células do tecido muscular.

- Fermentação alcoolica, normalmente utilizada por fungos, como a levedura e da pra produzir bebidas alcoólicas e pães. Produz combustível também.

Quimiossintese:

- Fotossíntese, utiliza energia luminosa

- Quimiossintese, utiliza a matéria orgânica através da oxidacao de substâncias minerais, sem precisar da luz

- Quimiossintese, utiliza a matéria orgânica através da oxidacao de substâncias minerais, sem precisar da luz

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Plastos:

- São organelas encontradas nas algas e plantas. Tem classificações baseadas na sua absorção e pigmento.

- Pigmentos são moléculas que absorvem a luz.

- Leucoplastos: são possuem pigmento, fazem armazenamento de amido. São batatas e beterrabas, elas ficam dentro da terra.

- Cromoplastos: com pigmentos vermelhos e laranjas, são responsáveis por várias cores nas algas e plantas.

- Cloroplastos, possuem a clorofilas dentro de si, faz a fotossíntese e possui o pigmento verde.

- conseguem produzir suas próprias proteínas

Fotossíntese, fase clara:

- Ela pega a energia luminosa, transforma em energia química para formar açúcar.

- Feito por seres autotroficos, se produzem seu próprio alimento. Plantas, algas e algumas bactérias.

Enem - mil 2023Onde histórias criam vida. Descubra agora