Terremotos e Abalos Sísmicos:
- O início e interno. E os terremotos são frutos dos movimentos tectônicos.
- As áreas com maiores quantidades de epicentros estão nas bordas das placas tectônicas, na Costa Oeste da América tem bastantes epicentros
- Há um rift africano, que promove sismos é uma futura divisão do continente, pelo encontro divergente das placas, há a separação do continente.
- Terremotos: é o atrito entre as placas tectônicas, as placas ficam se atritando que impede que a placa se desloca e quando a placa consegue se mover, esse atrito é liberado e gera os terremotos. O epicentro é a região da superfície, onde o sismo ocorreu. O fenômeno ocorre inicialmente no hipocentro,
- Escala de Mercalli: Escala qualitativa (olhando para impactos) usava para determinar a intensidade de um sismo a partir de seus impactos.
- Escala de Richter: Escala de Magnitude, olha a potência da energia liberada, uma escala LOGARÍTMICA arbitrária,
- Escala Mercalli Modificada: são as duas escalas ao mesmo tempo, olhando para o impacto e a potência.
- O impacto causado depende também do socioeconômico do pais
- Os abalos sísmicos, geram as vezes tsunamis, qualquer grande perturbação no meio hídrico gera o tsunamis, que apresentam perigos chegando na Costa, a onda perde velocidade mas você tem um prédio de quatro andares em forma de água,
- No Brasil, é mais incomum, mas pequenos abalos acontecem e a gente não percebe. O Brasil está no meio da placa, mas eles ocorrem em em algumas regiões eles são mais frequentes. No Amazonas, houve um abalo de 7.3 em 2003, por que está mais próximo da cordilheira dos andes. As vezes no meio do país, pode ter terremoto, por falhas na própria placa.
Rochas:- As rochas e um conjunto de minerais, que por sua vez é um conjunto de elementos químicos. Cada mineral tem seu comportamento diferente, cada mineral e observado por textura, dureza, cor, brilho, magnetismo, pH, etc.
- Enxofre por exemplo é um mineral, ele é amarelado, tem um cheiro característica. Minerais tem seus formatos replicados ao da sua estrutura molecular. Química pura.
- Rochas Ígneas ou Magnéticas: são as que teve origem através do magma, formam se através do resfriamento do magma no interior da crosta (intrusivas ou platônicas), o granito e um bom exemplo, geralmente eles terminam com "tio", mas nem sempre. Podem ser rápidas.
- Rochas Metamorfomicas: Geradas através do tectonismo e pressão. Mudanças devido a altas pressões e temperaturas, mármore e um exemplo desse metamorfismo. Dois tipos o de contato (entra em contato com o magma) e o regional (que entra em contato com a placa). Uma rocha dura.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem - mil 2023
Non-FictionAqui vai um desabafo de uma vestibulanda. Essa aqui ja e a milesima versão de livros de resumo que eu faço. Estou cansada. Quando os humilhados serão exaltados ? Espero que no fim desse livro, eu venha com uma cartinha de aprovação. (Eu aceito e re...