Introdução à Física:
- A Física é considerada uma ciência experimental cujo objeto de estudo é a natureza.
Grandezas físicas e Operações com vetores:
- Grandezas físicas são importantes na descrição dos fenômenos físicos e são representadas pelo seu valor númerico seguido da sua unidade de medida. São classificadas como vetoriais e escalares.
- As grandezas físicas caracterizam os fenômenos físicos por meio da medição, seja quantitativamente, seja qualitativamente. Elas são simbolizadas por um valor numérico juntamente da sua unidade de medida.
- As escalares não possuem módulo, direção e sentido, apenas um valor numérico. Como por exemplo o tempo
- As vetoriais possuem módulo, direção e sentido. Como por exemplo a velocidade.
- Conforme vimos, as grandezas físicas são simbolizadas por um valor numérico e por sua unidade de medida, de modo que as unidades de medida são usadas para especificar com qual grandeza física estamos trabalhando, por exemplo, no caso da grandeza comprimento, usamos a unidade metro. Elas são padronizadas pelo Sistema Internacional de Unidades (SI), facilitando no estudo da física, assim, por exemplo, o quilograma de arroz em Goiás é o mesmo em São Paulo.
- Operações com vetores são as diversas operações algébricas que podem ser feitas com vetores, os instrumentos matemáticos de representação das grandezas vetoriais.
- Pode-se realizar diversas operações algébricas envolvendo vetores, como adição, subtração e produto, sendo importante destacar que o vetor que resulta dessas operações é chamado de resultante.
- Quando os vetores estão na mesma direção, é possível realizar tanto a soma quanto a subtração deles.
- A multiplicação de um vetor por um número real resultará em um novo vetor de mesma direção, mas que poderá ter um novo sentido, dependendo do sinal do número real. Se ele for positivo, então o sentido será o mesmo, já se for negativo, então o sentido será contrário, e seu módulo será o produto entre o número n e o vetor
Velocidade Vetorial:- Velocidade vetorial é a medida com que uma certa distância é percorrida, durante um intervalo de tempo, quando levamos em conta parâmetros vetoriais, como módulo, direção e sentido. A velocidade vetorial pode ser calculada pelo vetor deslocamento - diferença entre os vetores de posição final e inicial - dividido pelo intervalo de tempo em que se deu o movimento.
- Considere o sentido positivo do deslocamento, indo da esquerda para direita. Um corpo que se move nesse sentido tem sua velocidade positiva. Nesse caso, o movimento é chamado de progressivo, porque os pontos onde as posições são registradas aumentam. Quando o corpo se move da direita para esquerda, o seu sentido é contrário ao considerando positivo. Nesse caso, como os valores das posições diminuem, o movimento é considerado retrógrado.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Enem - mil 2023
No FicciónAqui vai um desabafo de uma vestibulanda. Essa aqui ja e a milesima versão de livros de resumo que eu faço. Estou cansada. Quando os humilhados serão exaltados ? Espero que no fim desse livro, eu venha com uma cartinha de aprovação. (Eu aceito e re...