Chemistry of your life (tres)

6 0 0
                                    

Funções Inorganicas:

- As quatro funções inorgânicas mais importantes são: ácidos, bases, sais e óxidos

- Segundo Arrhenius, os ácidos são todos covalentes e se você jogar água ele vai liberar o íon positivo o vários hidrogênio H+, ao lado de um ânion qualquer. Eles tem sabor azedo, conduzem eletricidade em água (por liberar ions), neutralizar bases formando sal e água e desidratam a matéria.

- Ácido clorídrico, presente no suco gástrico, da pra usar após reforma (Ácido muriatico)

- Ácido sulfúrico, água de bateria, fixo, incolor, denso, oleoso, corrosivo, queima a pele e muito utilizado em indústrias.

- Ácido carbônico, ácido fraco e instável, utilizado em bebidas gaseificafas, equilíbrio químico, faz chuva ácida também

- Ácido Fosfórico, utilizado em fertilizantes, acidulante em refrigerantes, catalisador e usado em medicamentos que aumentam o apetite

- Ácido Nítrico, fabricação de explosivos e fertilizantes, ácido forte, líquido, incolor e toxico, forte agente oxidante e agravados da chuva ácida.

- Para Arrhenius, bases são compostos iônicos que, em presença de água, sofrem dissociação, produzindo como único tipo de íon negativo o ânion hidroxila ou oxidrila. Bases são compostos alcalinos.

- Hidróxido de sodio, usa pra limpeza, fabricação de saboes, obtido a partir do sal de cozinha

- Hidróxido de cálcio, cal hidratada, construção civil e caiaçao.

- Hidróxido de Magnésio, antiacido, também possui propriedades laxantes e também e usado como redutor de oleosidade da pele, devido a sua adstringencia

- Os sais também são compostos iônicos, são formados a partir de um cation e um ânion, e são compostos formados a partir de um ácido e uma base de Arrhenius. Os sais tem o fluoreto de sódio na pasta de dente, o sulfito de sódio usado nas folhas, carbonato de cálcio nas conchas, o sulfato de cálcio e o gesso, permanganato de potássio que ajuda a tratar catapora, hipocloreto de sódio e aquela cândida qboa.

- Os óxidos são definições binários (dois elementos e um deles é oxigênio e o mais eletronegativo). A água por exemplo e um óxido, silício da areia, ferrugem também é óxido, água oxigenada, cal virgem e óxido.

Classificação dos Ácidos:

- São compostos covalentes, que sofrem ionização no meio aquoso.

- Quanto ao número de elementos químicos diferentes: binário (dois diferentes), ternario (tres diferentes) e quaternario (quatro diferentes)

- Quanto ao número de hidrogênios ionizaveis, eles podem ser, monoácido (1 ácido, e só olhar a quantidade de H que tem), diacido (2 acidos), triacido (3 acidos) e tetraacido (4 acidos)

- O oxigênio e eletronegativo o suficiente pra ficar estável com a carga negativa depois de doar o próton

- volatilidade, tem haver com a ebulição, fixos (altos pontos de ebulição) e voláteis (baixos pontos de ebulicao)

- presença de oxigênio na molécula, hidracido (são moléculas do tipo HX, ou seja, não tem oxigênio) e oxiacidos (moléculas do tipo H, X e O e contém oxigênio.)

Enem - mil 2023Onde histórias criam vida. Descubra agora