Biolog (3)

3 0 0
                                    

Compostos Inorgânicos (Agua):

- A água, e polarizada, em formato triangular.

- Ela tem diferentes estados fisicos: líquido, sólido e gasoso.

- A água e solvente, uma solvente que dissolve quase tudo, ela dissolve sais, gases, açúcar, aminoácidos, proveu as e ácido núcleico. Ela dissolve os semelhantes, como por exemplo os lipídeos (como oleo) ele não dissolve, por causa das polaridades.

- Quando a água for reagente, ocorre a hidrólise. Quando a água for produto e uma síntese por desidratação ou reação de condensação.

- A água e reguladora térmica, ela tem um alto calor específico. Quanto maior o calor específico, demora pra esquentar e demora esfriar.

- Adesão e coesao: a adesão e a atração entre elas e outros compostos polares e coesão atração entre as moléculas de água

- Adesão e coesao: a adesão e a atração entre elas e outros compostos polares e coesão atração entre as moléculas de água

Ops! Esta imagem não segue nossas diretrizes de conteúdo. Para continuar a publicação, tente removê-la ou carregar outra.

Sais Minerais:

-

compostos inorgânicos, não são produzidos no nosso corpo e ajudam em reações químicas, nas enzimas. Atuam no equilíbrio osmótico. São solúveis (íons) ou insolúveis (formam estruturas do corpo)

- podem ser chamados de macronutrientes ou micronutrientes minerais.

- Calcio: o mais abundante do corpo humano, ele faz ter dureza e rigidez dos ossos e ajuda a coagular o sangue, é importante para os nervos e músculos. As fontes são vegetais e laticínios.

- Sodio: principal íon no líquido extracelular, auxilia no equilíbrio osmótico, condiciona os impulsos nervosos. Sal de cozinha.

- Potassio: principal cation no interior das células. Importante para o equilíbrio osmótico, influência a contração muscular e atividade dos nervos. Carnes, leites e banana.

- Fosforo: tem nos ossos e dentes, componente do ATP, componente do DNA e RNA e membrana celular.

- Ferro: componente da hemoglobina, mioglobina e enzimas respiratório. Fígado, carnes e leguminosas.

- Cloro: principal aniob no líquido extracelular. Importante no balanço dos líquidos, ajuda no suco gástricos

- Iodo: hormônio que regula a tireoide. Frutos do mar e sal

- Flúor: componentes de ossos e dentes.

- Magnesio: encontrado nos ossos, componente das clorofila

- Cobalto: componente da vitamina B13

- cobre e zinco: formação da hemoglobina e sistema imunológico. Peixe e leguminosas

- manganês e molibdenio: atuar em reações químicas

Enem - mil 2023Onde histórias criam vida. Descubra agora