CAPÍTULO 01

129 0 0
                                    

O Dom de Amar | Capítulo 01 (ESTREIA)

Produzido por AV Novelas
Web Novela das Nove
Autor: Lisandra Luz

- NÃO INDICAMOS ESSE CONTEÚDO PARA MENORES DE 10 ANOS POR CONTER VIOLÊNCIA E LINGUAGEM IMPRÓPRIA.


CENA 01 ( Quarto de Agda/ INT./ Noite)

❦Já são onze da noite mas Agda não consegue pegar no sono, pois está a recordar tudo o que passara na época em que sua filha nasceu com paralisia infantil e que soube que ela jamais iria andar. E então começa a chorar a noite inteira. Não se conforma com esse fato mesmo que sua filha já seja uma jovem adulta de 23 anos. Seu choro é tão alto que Luiza escuta e vai em direção ao quarto da mãe.

LUIZA: - Mãe, aconteceu alguma coisa? Por que você está chorando tanto?

AGDA: - Aconteceu! Sabe o quê? Você nasceu aleijada!

LUIZA: - Não fala isso de mim! Eu não sou aleijada! Eu sou uma mulher com deficiência!

AGDA: - Ora! É a mesma merda! Você nunca vai poder se casar, ter filhos, cuidar de casa, até porque nenhum homem vai te querer assim!

Luiza: - Isso não é verdade! Se você que é uma preconceituosa se casou, teve filhas, imagina eu!

AGDA: - Repete isso que você falou agora pra você ver se eu não te meto a mão!

LUIZA: - Vou repetir! Se você que é uma preconceituosa se casou, teve filhas, imagina eu! Satisfeita agora?

❦Agda desfere vários tapas no rosto de Luiza. Ingrid, irmã da jovem escuta toda a discussão e os tapas e corre para o quarto.

INGRID: - O que está acontecendo aqui? Você bateu na minha irmã, mãe?

AGDA: - Bati! Bati porque ela foi desrespeitosa comigo!

INGRID: - Eu duvido que a minha irmã tenha sido desrespeitosa! Você deve ter falado alguma merda pra ela!

AGDA (aos berros): - Eu só disse a verdade! Que ela é aleijada e nunca será uma mulher de fato!

INGRID (chorando): - Você é um monstro, sabia? A minha irmã é uma mulher como qualquer outra! Você não tinha o direito de falar assim com ela!

❦Ingrid retira Luiza que está aos prantos do quarto e a leva para dormir com ela.

CENA 02 (Cozinha/ mesa de refeições/ INT./ Manhã)

❦Enquanto Luiza está arrasada dentro do quarto da irmã, a família está sentada à mesa para tomar café da manhã. Ingrid comenta sobre Luiza.

INGRID - A minha irmã está trancada no meu quarto e não quer comer nada por sua culpa! Ouviu, mãe?

AGDA: - Alto lá! Ela quem me respondeu mal!

REGINALDO: - Expliquem pra mim o que aconteceu por favor! Não estou entendendo absolutamente nada!

INGRID: - Ontem, Reginaldo... a minha mãe bateu na cara da minha irmã! Dá pra acreditar que ela fez isso com a filha que é cadeirante?

REGINALDO: - Isso é verdade, Agda?

AGDA: - É verdade! Mas eu não me arrependo! Ela me chamou de preconceituosa na minha cara só porque eu disse a verdade pra ela! Ela não aceita o fato de que ela não pode ter marido, filhos e aquelas coisas todas que toda mulher normal tem!

REGINALDO: - Mas Agda, assim você acaba com a autoestima da menina! Desse jeito ela vai acabar precisando fazer terapia!

AGDA: - Ai que geração mais fresca! Tudo é terapia, terapia... No meu tempo eu não precisei disso e olha que a minha mãe era muito mais enérgica do que eu!

INGRID: - Mãe, o seu tempo já passou! Agora dá licença que eu perdi o apetite!

CENA 03 ( Quarto de Ingrid/ INT./ Manhã)

INGRID: - Oi, mana! Como você está?

LUIZA: - Estou me sentindo um lixo! Acho que a minha mãe tem razão! Eu nunca vou ter uma vida como a das outras pessoas!

INGRID: - Não fala isso, mana! Você precisa ser forte, se impor cada vez mais. Conquistar a sua independência, trabalhar, namorar com quem você quiser.

LUIZA: - Eu não acredito mais em nada, sabe? A minha mãe me mantém debaixo dos pés dela, ai fica difícil eu me libertar.

INGRID: - Mas eu vou te ajudar. Eu prometo! Vamos sair desse quarto e se a nossa mãe te falar alguma coisa não fique por baixo!

❦Luiza agradece o apoio da irmã e elas se abraçam.

CENA 04 ( Sala de estar/ INT. Tarde)

❦Ingrid e Agda resolvem sair para fazer compras naquela tarde. Luiza fica sozinha em casa com Reginaldo.

REGINALDO: - O que foi que a sua mãe te falou que te deixou tão mal, menina?

LUIZA: - Ela me chamou de aleijada e disse que eu nunca iria me casar nem ter filhos.

❦Reginaldo: - Mas olha, eu acho que ela não falou por mal. Você está com 23 anos, né? Fala pra mim quantos rapazes já quiseram namorar com você.

LUIZA: - Larga de ser preconceituoso você também! Vários já me quiseram, eu que não quis porque estou priorizando a minha vida, os meus planos e não um relacionamento!

REGINALDO: - Hummm será? Eu acho que você vai ficar pra titia, hein!

LUIZA : - Cala a boca, imundo!

❦Luiza tenta sair de lá mas seu padrasto a impede de passar e começa a alisar o seu corpo e seu cabelo.

REGINALDO (Com tom de sarcasmo): - Você é uma princesinha, viu? Se quiser ter alguma coisa comigo estou à disposição.

❦Luiza empurra sua cadeira de rodas contra as pernas do padrasto que grita de dor e vai embora para o quarto e se tranca.

❦Agda e Ingrid chegam em casa e se deparam com Reginaldo machucado e perguntam o que aconteceu mas ele diz que está tudo bem. Desconfiada, Ingrid vai até o quarto de Luiza e ao perceber que a porta está trancada pede para ela abrir.

CENA 05 (Quarto de Luiza/ INT./ Tarde)

INGRID: - Irmã, por que o nosso padrasto tá machucado?

LUIZA: - Aconteceu uma coisa horrível comigo, irmã!

INGRID: - Pelo o amor de Deus, fala logo!

LUIZA - Ele passou a mão no meu corpo e no meu cabelo e disse que se eu quisesse ter algo mais com ele que ele estava à disposição, ai eu empurrei a cadeira de rodas em cima dele pra me defender.

INGRID : - Meu Deus que horror! Eu vou agora contar pra nossa mãe!

LUIZA: - Não vai por favor! Ela não iria acreditar em mim!

INGRID: - E o que você vai fazer então?

LUIZA: - Eu não sei...

INGRID: - Que absurdo, meu Deus!

LUIZA: - Vou ter que fingir que nada aconteceu quando a minha mãe me perguntar sobre esse assunto.

CENA 06 (Quarto de Luiza/ INT./ Final da tarde)

AGDA: - Eu quero que você me explique direitinho o porquê do Reginaldo estar com a perna roxa!

LUIZA: - Eu não sei o que aconteceu, mãe!

AGDA: - Como não sabe se você estava aqui com ele? Por acaso você é cega também

LUIZA: - Por que você só fala comigo nesse tom? Você não sabe falar comigo com decência! Só me humilha o tempo todo!

AGDA : - Eu estou te humilhando, garota? Você está muito sensível pro meu gosto!

LUIZA: - Sabe o que eu acho? Que eu deveria morrer! Aí quem sabe eu faria falta pra você e seria valorizada pelo menos depois de morta, não é mesmo?

AGDA - Pois se quiser que morra! Você está querendo chamar a atenção. Só isso!

❦Luiza sai do quarto e entra no banheiro e cogita se suicidar.

CENA 07 (Banheiro/ INT./ Noite)

❦Ingrid entra no banheiro e vê a irmã chorando amargamente.

INGRID: - Ô, mana! O que houve dessa vez?

LUIZA: - A nossa mãe só sabe pisar em mim! Eu não aguento mais! Eu não quero mais viver!

INGRID: - Não fala uma coisa dessas, irmã!

LUIZA: - Mas é verdade! Eu vou acabar fazendo uma besteira!

INGRID: - Você não vai fazer nada! Eu vou agora enfrentar a nossa mãe!

CENA 08 (Sala de estar/ INT./ Noite)

❦Ingrid decide confrontar a mãe.

INGRID: - Mãe, eu tenho algo muito importante pra te falar a respeito da Luiza e você vai ter que me ouvir!

AGDA: - Olha só a defensora dos fracos e oprimidos!

INGRID - Sem ironias por favor! O que eu tenho pra te falar é muito sério!

AGDA: - Pode falar, mocinha!

INGRID: - Pois bem! Você anda maltratando muito a minha irmã mas não pense que eu vou admitir isso. Qualquer hora dessas eu posso te denunciar!

AGDA: - Poupe- me, garota! Como você vai me denunciar se vocês dependem de mim financeiramente? Se toca! Vocês não têm nem aonde cair mortas!

INGRID: - A gente pode muito bem arrumar um emprego!

AGDA: - Você e a Luiza? Você está louca! Quem vai dar uma vaga de emprego pra ela?

INGRID: - Louca é você! Nunca ouviu falar de vagas pra pessoas com deficiência? Isso é obrigatório!

AGDA: - Tá bem! Vamos ver se vocês vão se livrar de mim!

INGRID: - Vamos sim! Ah se vamos! Agora eu vou dormir, afinal amanhã eu tenho a minha primeira aula do curso de balé! Boa noite! Espero que você tenha entendido direitinho o meu recado!

CENA 09 (Escola de Balé/ INT./ Manhã)

❦Ingrid inicia o seu primeiro dia de aula de Balé. Ao chegar a escola de dança, conhece suas colegas e sua professora, Maria. Maria é uma mulher de porte elegante, cabelos loiros compridos e corpo escultural. De personalidade agradável e sorridente.

MARIA: - Olá! Seja bem vinda! Como você se chama?

INGRID: - Obrigada, professora! Eu me chamo Ingrid e a senhora?

MARIA: - Muito prazer, Ingrid! Eu me chamo Maria e por favor, me chame de você!

INGRID: - Tudo bem! Desculpe! O prazer é todo meu!

MARIA: - Não precisa se desculpar! Vamos à nossa aula?

INGRID:- Vamos!

❦Em determinado momento da aula Maria se aproxima de Ingrid e pega na cintura de Ingrid pra que ela mantenha uma boa postura. Ingrid sente algo que nunca sentira antes na vida. Uma atração arrebatadora por aquela mulher, o que mais tarde explicaria o motivo de ela nunca ter gostado de verdade dos seus exs namorados.

LISTRAS PRETO E BRANCO FORMAM UM CORAÇÃO SOBRE A IMAGEM.

Encerramento:
https://youtu.be/CHJBFkCvl4I

FIM 22/03/2021

AVNOVELAS todos os direitos reservados.

O Dom de AmarOnde histórias criam vida. Descubra agora