Prólogo

61 6 0
                                    


Sábado, 26 de abril de 1986, 1:23:00 a.m. hora local, Usina Nuclear de Chernobyl, Pripyat, 18 km a noroeste da cidade de Chernobyl, Ucrânia (Antiga União Soviética). Reator 4.

- Começar teste no reator 4.

Sábado, 26 de abril de 1986, 1:23:20 a.m. hora local. Reator 4.

- Aumento de velocidade da reação!

- Aumento de energia de saída!

Sábado, 26 de abril de 1986, 1:23:40 a.m. hora local. Reator 4.

- Potência do reator aumentando!

- As hastes estão derretendo!

- Desligar reator!

Sábado, 26 de abril de 1986, 1:23:47 a.m. hora local. Em outro lugar na usina.

- Senhor, o reator 4 sofre uma explosão de vapor!

Domingo, 27 de abril de 1986. Jornais do mundo todo anunciam o acidente.

- O mais grave acidente da história da indústria nuclear. Ninguém sabe ao certo quantas pessoas morreram na Usina de Chernobyl. Só agora, 30 horas depois, as autoridades alertam sobre o perigo.

Quarta-feira, 14 de maio de 1986. Mikhail Gorbachev, último líder da União Soviética.

- O acidente na usina nuclear de Chernobyl atingiu terrivelmente o povo soviético.

* Uma nuvem radioativa/colorida alcançou 1 quilômetro de altura que começou na União Soviética se espalhava pelo hemisfério norte.

* Apenas 3% da radiação escapou do reator. Esses 3% equivale a 200 toneladas de material radioativo. O valor de radiação atualmente na cidade é 10 vezes maior do que a que o ser humano pode aguentar.

* Mais de 31 bombeiros morreram em poucas horas. 132 pessoas foram para os hospitais, mais de 130 mil pessoas tiveram que ser evacuadas da cidade, mais de 28 mil pessoas morreram depois de alguns dias, 5 sobreviventes dos vários funcionários que trabalhavam na usina. Mais de 80 mil pessoas morreram devido ao acidente, contaminadas. Vários adultos e crianças ficaram com deformidades e câncer.

* Dentro do reator existe o material mais perigoso do mundo, o corium. Ele é feito de lava e pesa 1200 quilos, com 2 metros de largura e 1 de altura. O Pé de Elefante (como é conhecido ) tem aproximadamente 10 mil Rgs. Foi construído um sarcófago para "conter" a radiação, mas atualmente, ainda existe dentro do sarcófago que cobre o reator, 97% de radiação.

Ano 2030

Os pés descalços pisavam no chão bem polido e gélido enquanto ela corria. Tudo ao seu redor era exageradamente branco. Os olhos verdes cristalinos percorriam o ambiente em busca de auxílio, mas nada servia. Ouviu passos, falas, pessoas... Olhou para trás pela milésima vez naquele minuto enquanto dobrava mais um corredor. Parou ao se deparar com uma encruzilhada e sentiu os pulmões queimarem enquanto tentava tomar a decisão correta.

Ouviu mais vozes, agora exigindo sua apreensão, em seguida ouviu tiros. Seguiu pelo corredor da direita vendo várias portas. Tentou a primeira que não abriu, tentou a segunda, a terceira... Uma à uma ela ia tentando abrir as portas que estavam todas malditamente trancadas. Dobrou mais um corredor e sentiu o peito apertar. Estava em um corredor sem saída, a única coisa alí era a janela aberta que dava para o lado de fora do prédio.
Virou olhando para trás, se vendo encurralada entre os homens que estavam chegando e a janela. Sentiu o vento que entrava pela única saída dalí e sua garganta secou. Os passos pararam no momento em que ela viu um monte de homens de branco parados à frente dela. Eles possuíam armas, roupas especiais e máscaras. Olhavam-na com olhos afiados e suspeitos.

InalteradosOnde histórias criam vida. Descubra agora