15- Comunicação inadequada ao tipo de público.
Seja sensível ao tipo de público que está ministrando e utilize uma linguagem adequada. A dinâmica de um culto congregacional é diferente, por exemplo, de uma reunião de jovens, ou crianças, evangelismo, etc. Não trate um público maduro, por exemplo, utilizando uma linguagem de criança e vice-versa;
Cuidado com erros de português, vícios de palavras e gírias. Não é preciso ser formal: seja natural, sempre observando o público que você está ministrando.
16- Vestimenta inadequada.
Sua vestimenta deve ser coerente ao tipo de ambiente e reunião que você estará ministrando. Cuidado com vestimenta inadequada, tipo roupa justa, cores chamativas, etc;
Esteja atento a sua aparência - cabelos penteados, dentes escovados, maquiagem leve, usar desodorante, perfume, etc. Lembre-se de que o púlpito é uma vitrine. Quem está ministrando passa a ser alvo de observação em todos os sentidos.
17- Cantar cânticos com o qual não está familiarizado.
Se você não conhece o cântico, não cante! Se não sabe tocar o cântico, não toque! Para ganhar confiança daqueles que estão ouvindo, é preciso demonstrar convicção e certeza do que está ministrando. Conhecer bem e ter domínio do cântico ministrado é imprescindível para que o ministro atinja seu objetivo.
18- Cantar fora da tessitura vocal.
A escolha do tom de uma música depende do canto; este deve estar dentro da tessitura vocal e ser confortável para ela. Mesmo que o tom escolhido não seja o mais confortável para o instrumentista ele deve executá-lo. Na música em que há o canto, a ênfase é para a mensagem, portanto não deve sofrer interferência de outros elementos. Muitas músicas ministradas na igreja não fluem como poderiam por causa da escolha errada da tonalidade. Por vezes o tom é muito alto e as pessoas não conseguem cantar. O tom pode influenciar na sonoridade da música vocal com acompanhamento, bem como causar danos às cordas vocais.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Levitas curados, adoração por excelência
SpiritualConclusão: Deus habita no meio dos louvores, como está sua habitação?