— Quem é vivo sempre aparece! — Seu Abel cumprimentou Johann com um aperto de mão repleto de alegria. Depois olhou para Maíra com igual satisfação. — Que bom te ver, Mai! Como vai o Pedrão? — perguntou sobre o pai dela.
Maíra sorriu, sem jeito e surpresa com o fato de Johann conhecer o “cara do dogão”. Ele ainda estava omitindo coisas!
— Vai bem, seu Abel — respondeu e um arrepio tomou seus braços ao lembrar da ceia a qual não compareceria.
— E seus pais, Johann? Fora de novo?
— Pois é, problemas na herança do vovô — ele disse. — Me vê um caprichado com bastante mostarda e batata palha, Abel.
— E você, Mai? — Abel perguntou para a mulher. — O de sempre?
— Sim, por favor — ela falou, ainda encarando Johann. — Só que sem maionese, tá?
— Combinado!
— E duas latinhas de Guaraná, Abel — Johann acrescentou. — Já pega a maquininha para mim, por favor.
Maíra buscou a nota de 20 reais em um de seus bolsos, mas Johann viu e sinalizou com a mão que deixasse a conta com ele. Tinha um sorriso travesso nos lábios. Maíra revirou os olhos, mas, para sua surpresa, não achou a atitude dele esnobe. Havia algo como uma auto brincadeira ali, enquanto ele pagava o pedido deles com um cartão de débito.
Johann indicou à Maíra um banco de concreto próximo a eles. Já sentados, ela o encarou.
— Rico vem nesses lugares de pobre?
Johann riu, mas ignorou a pergunta. Ele relaxou as costas, colocou uma perna sobre a outra e cruzou as mãos no colo.
— Me fala mais sobre você — pediu. — Sua família é grande?
— No lado do meu pai sim, ele tem seis irmãos — disse.
— E você, tem irmãos?
— Uma, a Olivia. Ela é casada há seis anos e tem dois filhos: Heitor, de cinco, e a Heloísa, de um aninho.
— Que legal, você deve amar ser tia.
— Amo mesmo. Eles são uns pestinhas, os dois — enfatizou —, mas gosto muito deles.
Um sorriso triste tomou conta do rosto de Maíra e Johann decidiu mudar de assunto para o último que surgiu na sua mente. Não era o que mais queria saber sobre a mulher; sabia que tinha algo relacionado à família Abreu a incomodando, mas ela não queria falar sobre. Johann sentia que devia ajudá-la, mas não sabia como.
— Já viajou para algum país?
A alegria no rosto dela reacendeu.
— Angola, numa viagem missionária!
Maíra desatou a falar de lugares e pessoas como se eles fossem totalmente normais a Johann, mas ele não a interrompeu. Gostou de vê-la empolgada de verdade com algo.
VOCÊ ESTÁ LENDO
A Data Imperfeita
RomansaÀs dez horas da noite da véspera de Natal, é presumível que todos queiram estar com suas famílias para cear à meia-noite. Por isso, Johann se surpreende ao ver Maíra Abreu trabalhando na imobiliária. Apesar de ser filho do dono, Johann é novo na emp...