Não se separe de Deus

4 2 0
                                    

   Hoje vou contar sobre um homem que tinha tudo para ter um fim abençoado, próspero e feliz, porém teve um final triste e pobre, porque resolveu sair debaixo das bênçãos de Deus.
Estou falando de Ló, sobrinho de Abraão.

Quando Deus chamou Abraão para sair da casa de seu pai para ter sua própria história e vida, numa jornada de fé e caminhada até a terra que Deus lhe havia prometido, ele levou consigo o seu sobrinho Ló.
Veja abaixo em:

Gênesis 12:4

4. Partiu, pois Abrão, como o Senhor lhe ordenara, e Ló foi com ele. Tinha Abrão setenta e cinco anos quando saiu de Harã.

  Abraão levou seu sobrinho e todos os bens que haviam adquirido.
Veja depois em Gênesis 12:5

   Onde Abraão ia, Ló o acompanhava, porque era parte de sua família e o que Abraão recebia de bênçãos como terras e gados, também abençoava toda sua família,   afinal as bênçãos do Senhor estava sobre Abraão como Deus havia prometido.

Vamos tirar lição:

"Quando um patriarca que é fiel a Deus é abençoado, todos a sua volta são abençoados também."

Vamos lembrar? Veja abaixo:

Gênesis 12:3

3. Abençoarei aos que te abençoarem, e amaldiçoarei àquele que te amaldiçoar; e em ti serão benditas todas as famílias da terra.

   Embora os bens de Ló, estivessem separados dos de Abraão, ele também havia multiplicado seu gado e  bens, porque as bênçãos de Deus estavam sobre Abraão e Ló por ser da família, recebia  as abençãos de igual modo.

Veja em (Gênesis 13:5)

  Por causa do crescimento de ambos bens, isso implicou em desavenças entres os seus pastores. Por esse motivo Ló teve que se separar do seu tio Abraão.
Veja em (Gênesis 13:6-7) 
 
Abraão queria se separar de Ló de forma amigável, porque eram parentes, então decidiram cada um ir para um lado. Veja abaixo:

 Gênesis 13:8

8. Disse, pois, Abrão a Ló: Ora, não haja contenda entre mim e ti, e entre os meus pastores e os teus pastores, porque somos irmãos.

Como Deus havia abençoado Abraão com toda a terra que ele pisasse, Canaã foi a terra que escolheu ficar e Ló cidades da planície.
Veja em Gênesis 13:12

Após eles se separarem,
Ló estendeu suas tendas até Sodoma, uma cidade corrompida, cujo seus habitantes eram maus e pecavam contra Deus.

  Houve um conflito entre 5 contra 4 reis na região de Sodoma e Ló sobrinho de Abraão, foi levado cativo.
  Um servo que conseguiu escapar foi avisar a Abraão que seu sobrinho tinha sido  levado.
 
Abraão então reúne homens e resgatam a Ló, seus bens e sua família. Veja abaixo:

  Gênesis 14:16

16. Assim tornou a trazer todos os bens, e tornou a trazer também a Ló, seu irmão, e os bens dele, e também as mulheres e o povo.

   Abraão e seu sobrinho Ló também instimado como um irmão, por ter certo parentesco e por adorar o mesmo Deus (Jeová), tinham se separado, mas não estavam longe um do outro.
 
  Seu tio Abraão se preocupou em buscá-lo, quando soube que estava em perigo e Deus lhe concedeu essa vitória, porque era com ele.
  Também enviou um Rei para lhe abençoar.
Veja abaixo:
   
Gênesis 14:18-19

18. Ora, Melquisedeque, rei de Salém, trouxe pão e vinho; pois era sacerdote do Deus Altíssimo;
19. e abençoou a Abrão, dizendo: bendito seja Abrão pelo Deus Altíssimo, o Criador dos céus e da terra!

Vamos tirar lição:

     Abrindo um parentese no versículo 18 acima, repare um detalhe, o "rei trouxe pão e vinho". Pois era Sacerdote do Altíssimo. Isso no faz lembrar também de que,

    "Jesus sendo Sacerdote também ofereceu pão e vinho aos seus discípulos quando participou da ceia."
   
Veja em:

  Mateus 26:26-27

26. Enquanto comiam, Jesus tomou o pão e, abençoando-o, o partiu e o deu aos discípulos, dizendo: Tomai, comei; isto é o meu corpo.
27. E tomando um cálice, rendeu graças e deu-lho, dizendo: Bebei dele todos;

Significado desses elementos:

"O pão simboliza o corpo e o vinho sangue, e esse foi o sacrifício de Jesus na cruz para remissão dos nossos pecados."

   Servir a Abraão com aqueles elementos sagrados e o ter lhe abençoado, só reforça, quanto Deus era com ele e sua presença lhe protegeria de qualquer situação durante sua jornada rumo à Canaã, a terra prometida.

Outra lição:

  "Aprendemos que devemos ter comunhão com o Senhor, para recebermos a sua benção. Isso fortalece a fé na caminhada."

   Abraão sentiu vontade de retribuir ao Senhor com seus dízimos de tudo.
Olha aí:

   Gênesis 14:20

20. E bendito seja o Deus Altíssimo, que entregou os teus inimigos nas tuas mãos! E Abrão deu-lhe o dízimo de tudo.

  Quanto mais abençoava, mas era abençoado por Deus.

  Então Ló teve uma nova chance.

  Ló foi habitar em Sodoma cidade que Deus haveria de destruir por causa do aumento do pecado do povo e então Abraão seu tio intercedeu a Deus por seu sobrinho para que se salve.

  Ló foi salvo por dois anjos enviados do Senhor por intercessão de Abraão e teve sua vida poupada mais uma vez. Veja em Gênesis 19:1

  Subiu para o monte e foi morar em uma caverna com suas duas filhas, pois sua esposa havia morrido na saída de Sodoma, virando uma estátua de sal em desobediência a Deus.
Veja em Gênesis 19:26

  Aprendemos muito com a história de Ló, um homem bom, pai e chefe de família mas que teve um destino muito triste, pois desde que seu pai morreu ele fez a escolha dele.

  Após sua esposa ter morrido, Ló teve filhos com suas duas filhas que deram origem a dois povos, os moabitas e o amonitas.
Veja depois: Gênesis 19:37-38

   Ló infelizmente teve esse final triste, com todas essas perdas, mas com uma certeza de que escolher a Deus foi a melhor decisão para salvar sua vida.

  "Você pode até perder tudo, só não perca a fé em Deus."

Um abraço que Deus lhe abençoe.

   
 

 

 

A Riqueza e o Pecado Onde histórias criam vida. Descubra agora