Terça - feira
Passado a madrugada inteira chovendo, às 05h da manhã abriu-se o sol. Me levanto da cama de bom humor, caminhando para a cozinha em passos de dança, após escolher uma música ambiente para tocar na caixa de som, ( Rock, por que será!? ), preparo meu café, ovos e pães na torradeira, numa calmaria que até estranhei... com tudo limpo e arrumado saio de casa a caminho do restaurante do Henry.
Falando em Henry, nos conhecemos através dos nossos pais, brincávamos por debaixo das mesas em eventos e festas da empresa, comíamos tudo o que tínhamos direito, era uma época boa, mas num piscar de olhos tudo mudou, não o encontrei mais, meu amigo foi embora... Não sei a causa, ninguém me comunicava sobre os assuntos relacionados a empresa, mas por um outro lado, estudamos juntos no fundamental, as brincadeiras passaram a ser nos intervalos e desde então não nos afastamos mais.
Estaciono o carro na rua detrás do restaurante, entrando pela porta dos fundos.
— Bom dia pessoal — Cumprimentei geral. Na cozinha todos estão com as vestimentas adequadas, preparando os ingredientes dos pratos.
— Bom dia irmão — Henry Cumprimentou — E aí, como foi o encontro da Sra. Amélia com a Emma?
— Elas gostaram muito da Emma! — Respondo, vestindo o avental branco na cintura — O próximo será você apresentando a Lorena — Bati três vezes nas suas costas.
Vem em mente ele me pedindo para ser apresentado à Lorena, no dia quando vi a oportunidade perfeita o puxei pelo braço até ela, no começo ele ficou quieto sem reação, mas no final saio com o número dela.
— Será?...Eu acho melhor você começar a trabalhar, a conversa está se prolongando demais — Não é possível que os dois sejam iguais.
— Sim chefe!
Na época da inauguramos estávamos para completar 20 anos, ( sim, muito novos ), saímos à procura de móveis, máquinas, funcionários, vestimentas, utensílios de cozinha, decoração, cartazes..., até a abertura, que foi um sucesso, nunca preparei tantos copos de bebidas na minha vida. A diferença deste ambiente de trabalho é que a alegria sempre está presente, tenho amigos de verdade aqui e a clientela é diversa. É lógico que acontecem problemas, nada é perfeito, mas quando se está unido tudo se resolve rapidamente.
O time da cozinha é formado por amigos próximos que estudaram com o Henry na faculdade de gastronomia.
Meu celular vibra no bolso da calça.
Notificação.
Mensagem ( My Light )
— Bom dia. Você esqueceu sua jaqueta comigo. 08:25
Bom dia, vou poder te encontrar novamente, senhorita? 08:27 —
— Vou passar no restaurante mais tarde. 08:28
Vou estar à sua espera. 08:28 —
— Até mais. 08:29
Guardo o celular no bolso e continuo o meu trabalho...
Quando se espera por alguém o tempo passa em câmera lenta, mais muito lenta, faço milhares de coisas, atendo os clientes, limpo os copos... e no relógio só 10 minutos se passaram, isso está certo?
— O que está acontecendo com você meu amigo? O mundo irá acabar em poucas horas, e eu não estou sabendo? — Um dos funcionários perguntou — Se for me avise logo. Porque eu vou sair correndo pra minha casa, quero abraçar minha esposa e filhos.
— Como eu não tenho esposa, nem filhos, iria escutar uma música bem alta e gritar: FUDEU... — Outro funcionário pronunciou, fazendo todos rirem.
— Que eu saiba o mundo não está para acabar — Outro comunicou — Isso é...deixe-me ver... — Me analisou com os olhos
— Uma garota — Falou Henry.
— Verdade, é isso.
— Olha pra ele mano, está apaixonado! — O segundo disse. Todos bateram palmas e começaram a falar sobre mim na cozinha.
— Não esqueçam que eu estou ouvindo tudo— O pessoal é zoeira demais não deixam passar nenhuma...
✈
Paralisei com o pano de prato nas mãos, quando a Emma passou pela porta de entrada, está linda como sempre, mas o que me chamou atenção foi ela vestindo a minha jaqueta de couro que cobre uma boa parte do seu corpo.
Alguém assobia na cozinha...
— Ethan, é melhor secar o canto da boca, está babando demais! — Um funcionário brincou.
— Volte ao trabalho, Derik! Deixe ele admirar a sua amada! — Exclamou Henry.
— Quietos — Peço.
Ela caminha até o balcão...
— Olá, senhorita!
— Olá, a sua jaqueta — Fez menção em tirar.
— Pode ficar com ela por enquanto, combinou com você — Impeço.
— Sabia que eu também gostei!? — Disse sorrindo, ajeitando ela no corpo.
— Vou comprar uma pra você — Avisei.
— Não precisa se incomodar — Faço careta.
— Sério Ethan.
— Boa tarde Emma, tudo bem? Alguém estava muito ansioso pela sua chegada — Falou Henry enxerido.
Piso discretamente no seu pé por detrás do balcão, o mesmo faz careta de dor, sorrindo forçado. Quando eu começo a brincar ele não gosta, vai entender.
— Está bem Henry? — Emma perguntou.
Olhei para ele e respondi:
— Ele está bem sim, não é Henry?
— Aham.
O enxerido saiu, deixando-me a sós com a Emma, conversamos tranquilamente até ela ir embora...
Me contou toda animada que amanhã irá conhecer a faculdade NYU. Lembro-me quando cursei marketing, no começo era mais uma obrigação vinda do meu pai, mas com o tempo me ajudou a entender o mundo em que vivemos, nossas atitudes, e como isso influencia na vida de outras pessoas. Feito isso, comecei a ajudar tanto na empresa, quanto no restaurante.
Meu pai não abriu a boca para falar do meu trabalho, porque eu não faço um mau trabalho. Antigamente eu esperava que ele me dissesse algo como: Parabéns meu filho... , ou, Bom trabalho..., qualquer elogio, mas não, ele apenas me olhava e saia sem pronunciar uma palavra, com o tempo fui crescendo e parei de me importar com isso, pois tenho coisas melhores a serem pensadas.
Mas..., sinto falta das conversas de pai e filho, como aquele homem carinhoso da minha infância, ( sim, carinho ), mudou da noite para o dia? O que lhe causou na vida? Quem o deixou assim? Como?... Eu queria tanto ter uma família unida novamente, ter passeios juntos, passar o final de ano com todos reunidos em volta da mesa, abrindo presentes, se abraçando, as crianças correndo em volta da árvore de natal cheia de pisca-piscas. Quando vou ter isso novamente?
VOCÊ ESTÁ LENDO
O homem da jaqueta de couro - Júlia Rodrigues (Degustação)
RomanceNo romance: O homem da jaqueta de couro, duas jovens brasileiras de 19 anos, realizam a tão sonhada viagem a Nova York. Lá elas realizam novas amizades, que com o tempo compartilharão suas vidas e se aventurarão em meio a cidade mais populosa do mun...