Capítulo 15

16 1 0
                                    

Capítulo 15: Hayi Sulong.

Haji Sulong Abdulkadir al-Fatani (tailandês: หะยีสุหลง อับดุลกาเดร์, LBTR: Hayi Sulong Apdunkade), também conhecido como Haji Sulong Tomina ou Hajji Sulong, foi um reformista e separatista que desapareceu em 1954. Buscou maior reconhecimento da comunidade Jawi em Patani. Os seus motivos para o fazer foram em resposta ao conceito de 'Thainess' do General Phibun, no qual cada cidadão tem de subscrever a ideologia de que um tailandês tem de ser budista, falar tailandês e amar a monarquia.1 Esta ideologia nacionalista prejudicou outras pessoas. grupos étnicos na Tailândia, como a comunidade Jawi, e consideraram os grupos étnicos Tai superiores aos outros. Os pedidos de Haji Sulong para reformas na educação e na administração pública no sul da Tailândia foram considerados perturbadores e vistos como um ato de rebelião por parte do estado budista central com sede em Banguecoque. Até hoje, as tensões entre o estado budista central e os insurgentes muçulmanos não foram dominadas e as exigências de Haji Sulong continuam firmes e são sinónimo dos vários grupos insurgentes no sul da Tailândia.

Dois dias depois. Madame Mathana pediu a Taohu que a levasse ao hospital novamente. O médico marcou uma consulta para um grande exame. Taohu não sabia o que era o exame, mas a tia teve que se abster de comer com antecedência. Taohu estava com medo de que ela estivesse com fome, mas disse que estava tudo bem e como da última vez e pediu para entrar sozinha. Ela apenas pediu a Taohu que esperasse e torcesse por ela do lado de fora. Quando Madame Mathana sorriu e disse que não havia nada com que se preocupar, o Urso assentiu e voltou a se preocupar e a ficar cauteloso. É só isso desta vez. Mesmo que alguém implorasse para tirar uma foto novamente, ele definitivamente recusaria.

O exame de Madame Mathana demorou muito e além do primeiro quarto, a enfermeira teve que levá-la para aquele ou aquele quarto que Taohu não sabia que quarto e onde ficava. Felizmente, nesse meio tempo, havia pessoas tocando piano na sala de espera e também tocando a música favorita de Phii Nat, que se tornou sua favorita. Taohu gostou do zumbido e pensou em Phii Nat até quase esquecer a hora.

Sonhe com os dias que virão.

Quando não terei que sair sozinho.

Sobre os tempos não terei o que dizer.

Depois que Madame Mathana saiu, Taohu perguntou o que o médico disse. Madame Mathana ainda sorriu e disse que tinha que esperar pelo resultado da análise. No entanto, o sorriso de Madame Mathana desta vez não era mais reconfortante, mas sim um sorriso estranho. Porque quando Madame Mathana tentou agir assim, significava que ela não queria que Taohu soubesse de mais nada.

No táxi, na volta, só havia música sertaneja divertida, mas não convidava os dois ouvintes no banco de trás do carro a se sentirem alegres. Madame Mathana ficou atordoada e olhou pela janela como se houvesse algo muito interessante. Mesmo assim, Taohu adivinhou que ela não estava olhando para nada mesmo quando o carro parou na frente da casa, ela não soube até que Taohu teve que tocar e dizer que eles estavam em casa.

Enquanto ele avançava para destrancar a fechadura, Madame Mathana ficou atrás do reflexo na porta de vidro, mostrando a Taohu que a velha que estava atrás dele mantinha os dedos torcidos como se houvesse algum problema. até o som de estalo! Beep e Taohu abrem a porta. Madame Mathana abriu a boca.

"Pequeno Príncipe."

O Urso que estava esperando rapidamente se virou.

Madame Mathana mexe os óculos, parecendo confusa e seus lábios sorriam daquele jeito novamente ela sorri como alguém tentando forçar um sorriso.

"Pequeno Príncipe, você vai frequentemente ao quarto de Phii Nat, você já viu seus cadernos, anotações?"

Taohu acenou com a cabeça, "Eu costumava, mas nunca li secretamente." Basta ouvir o resumo do tio Khun, talvez esteja tudo bem.

my little bearOnde histórias criam vida. Descubra agora