"A curiosidade me levou ao cativeiro, se um dia eu sair, nunca mais olharei para superfície..."
O navio de Madeira rangia, curvado pelo peso da baleia cachalote, amarrada firmemente a seu casco. Os marinheiros iluminados por lamparinas, exibiam enormes olheiras e cortavam a pele do animal lentamente, para extrair todo seu óleo valioso.
Os barris cheios eram rolados até o porão. Enquanto o cozinheiro começava a filetar peixes, preparando o desjejum.
Pequenos raios vindos do leste começavam a mudar os tons do céu, quando o capitão Alves saiu da cabine para verificar o progresso de seus homens.
— Ainda não terminaram Marco?
— Todos os barris foram cheios capitão, falta apenas a âmbar-gris¹ e poderemos voltar para o porto.
— Excelente... — dizia Alves até avistar algo curioso na água. Uma cabeleira loira pequena que fez o capitão puxar o imediato para um canto sussurrando — Traga a rede, rápido.
~ ~ ~
O menininho hibrido peixe abriu seus belos olhos da cor — berilo água-marinha². Vendo seu pai sair da caverna no meio da escuridão da madrugada, seguiu. A mãe, uma sereia extremante bela, com longos cachos dourados e cílios alongados dormia tranquila. Não percebeu a fuga do pequeno.
Planejando seguir o tritão adulto com corpo de guerreiro, fugiu de mansinho da caverna. Como uma moreia saindo de sua toca, seus olhos azuis brilharam na escuridão. As mãozinhas tocaram a lateral dos corais que protegiam seu esconderijo.
Mas por descuido atingiu um polvo camuflado, que irritado mudou sua cor e antes de fugir, atirou sua tinta como nuvem no rosto do miúdo.
Sacudindo as mãos para dispersar a tinta, acabou se afastando da caverna e avistou um cardume de besugos. Esse peixinho de coloração prata e barbatanas alaranjadas, era seu almoço favorito.
Perseguiu o cardume esperto, que desviava de todos os seus avanços e se perdeu na imensidão azul. Quando se deu por vencido observou uma comoção curiosa, ao redor de uma baleia. Descuidadamente emergiu para assistir aqueles humanos engraçados, que andavam sobre duas pernas.
Bobinho com a novidade, foi facilmente atingido pela rede e puxado para a proa.
"Não! Por favor, me solte. O quê é isso? Minha calda! Minha calda!" congelou assustado com sua cauda se transformando em pernas.
A criança mansa foi posta num barriu retirado da cozinha e escondido na cabine do capitão.
— Hahaha!!! Vamos ficar ricos!!! — comemoraram os dois, capitão e imediato, em uníssimo.
★ ✧✦ ✧ ✦ ✧ ★
꙳⭒ ✯ Vote e Comente O que achou! ✯⭒ ꙳
✪
¹ Âmbar-gris - é um composto produzido no trato digestivo de baleias, usado na produção de perfumes. O material é valorizado por ter uma alta capacidade de aumentar a duração do cheiro.
² Berilo água-marinha - é uma das pedras mais representativas do Brasil (Minas Gerais, Bahia e Espírito Santo), onde se encontram as maiores jazidas. Seu nome é por causa de sua similaridade com a água do mar, que vem do latim aquamarine.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Meu Tritão
Fantasy🥇Colocado no Concurso Dulce Morsum 2024 - Melhor Capa 🥈Colocado no Concurso Expresso The Coffee House 2024 - Melhor Capa Um barco Baleeiro chega ao cais com uma carga clandestina cheia de vida. A pequena Maria, filha do comandante, se encanta com...