Amizades Conflituosas

13 3 0
                                    

Lívia estava sentada no refeitório da escola, cercada por suas amigas. Elas riam e conversavam, mas Lívia percebia um clima estranho no ar. Havia cochichos e olhares de soslaio entre algumas das meninas, o que a deixava desconfortável.

— Ei, meninas, o que está acontecendo? — perguntou Lívia, tentando parecer despreocupada.

Uma de suas amigas, Júlia, hesitou antes de responder.

— Ah, nada demais, Lívia. Só algumas coisas que ouvimos por aí.

Lívia franziu a testa.

— Que coisas?

Júlia e as outras meninas se entreolharam, claramente relutantes em falar.

— É só que... ouvimos alguém dizer que você estava se achando demais por causa do Lucas, que você mudou desde que começou a namorar — disse Júlia, finalmente.

Lívia sentiu o coração apertar. Ela não conseguia acreditar que suas amigas estavam falando isso pelas suas costas.

— Quem disse isso? — perguntou ela, tentando manter a calma.

— Não importa quem disse, Lívia. O importante é que não achamos isso. Mas você sabe como são as pessoas... — disse outra amiga, Sofia.

Lívia se levantou, sentindo as lágrimas se formarem nos olhos.

— Eu preciso de um tempo sozinha.

Ela saiu apressada do refeitório, procurando um lugar tranquilo para pensar. Encontrou um banco isolado no pátio e se sentou, tentando processar o que acabara de acontecer. Não demorou muito para que Lucas a encontrasse ali, percebendo que algo estava errado.

— Amor, o que aconteceu? — perguntou ele, sentando-se ao seu lado.

Lívia contou a ele sobre as fofocas e como se sentia traída pelas amigas. Lucas a ouviu atentamente, segurando sua mão.

— Sinto muito que você esteja passando por isso, Lívia. Mas você sabe que não é verdade, certo? Você não mudou, e seus verdadeiros amigos sabem disso.

Lívia assentiu, agradecida pelo apoio de Lucas.

— Obrigada, Lucas. Eu só... eu só não entendo por que elas fariam isso.

— Talvez seja inveja, ou talvez apenas um mal-entendido. Você deveria falar com elas de novo, tentar resolver isso — sugeriu ele.

Lívia sabia que Lucas tinha razão. Ela não podia deixar que fofocas destruíssem suas amizades. Decidiu que falaria com as meninas mais tarde, mas primeiro precisava desabafar com alguém em quem confiava completamente: sua mãe.

***

Quando chegou em casa, Lívia encontrou Marília na cozinha, preparando o jantar.

— Mamãe Lila, podemos conversar? — perguntou Lívia, tentando esconder o quanto estava abalada.

Marília imediatamente percebeu que algo estava errado e a levou para a sala, sentando-se com ela no sofá.

— O que houve, querida? — perguntou Marília, preocupada.

Lívia contou tudo sobre as fofocas e como isso a estava afetando. Marília a ouviu com paciência e carinho, oferecendo palavras de conforto e sabedoria.

— Sabe, Lívia, às vezes as pessoas dizem coisas sem pensar nas consequências. O importante é que você saiba quem você é e que tem o apoio das pessoas que te amam. Conversar abertamente com suas amigas pode ajudar a esclarecer as coisas.

Lívia concordou, sentindo-se um pouco melhor depois de desabafar com sua mãe. No dia seguinte, ela se encontrou com suas amigas antes da aula, determinada a resolver a situação.

— Meninas, precisamos conversar — começou Lívia, encarando cada uma delas. — Eu fiquei muito magoada com o que ouvi ontem. Sei que vocês não acham essas coisas, mas precisamos ser honestas umas com as outras.

As amigas trocaram olhares culpados e, uma a uma, começaram a se desculpar. Júlia foi a primeira a falar.

— Lívia, sentimos muito. Nós nunca quisemos te magoar. Só que às vezes, quando as coisas mudam, é difícil se ajustar. Mas isso não justifica o que fizemos.

Sofia completou:

— Prometemos ser mais abertas e honestas daqui pra frente. Nossa amizade é muito importante para nós.

Lívia sorriu, aliviada por ter resolvido o conflito.

— Eu também prometo ser mais atenta aos sentimentos de vocês. Vamos fazer isso dar certo.

As meninas se abraçaram, selando a reconciliação. Lívia sentiu um peso enorme ser tirado de seus ombros. A partir daquele dia, decidiu que sempre enfrentaria os desafios com coragem e honestidade, sabendo que podia contar com seus verdadeiros amigos e com a sabedoria de suas mães.


Entre Dois Mundos | MAILILAOnde histórias criam vida. Descubra agora