09

202 46 1
                                    

Capítulo Nove

Xiao Zhan

— Só não sei quanto mais posso aguentar. — Ouço a jovem sentada no círculo de cadeiras durante a reunião da Spark of Hope e meu coração dói por ela.
Ela não pode ter mais de dezoito anos. Foi expulsa de casa pelos pais que a xingavam de nomes horríveis. Vivendo nas ruas, era quase inevitável que ela encontrasse conforto em uma substância – sendo ela a metanfetamina.
Ela está limpa agora – alguns dias, mas isso conta. Ela vai às reuniões de Narcóticos Anônimos, mas não consegue encontrar um emprego e está ficando desesperada. E tudo o que posso fazer é sentar aqui e ouvir, balançando a cabeça em encorajamento para que ela continue.
— Todo mundo olha para mim como se eu fosse uma escória quando passam por mim. Ou pior ainda — ...seus olhos azuis encontram os meus... — com pena.
É assim que ela pensa que estou olhando para ela? — Você não é escória ou alguém de quem se deva ter pena, — eu digo, e seus olhos se fixam nos meus com mais intensidade. — Você é corajosa. Poderia ficar depois da reunião para que eu possa lhe dar algumas informações?
Ela balança a cabeça e enxuga uma lágrima antes que a próxima história triste comece. Um cara que quase se esquivou de voar no dia em que seu avião caiu. Outra mulher que está tentando encontrar coragem para sair de um relacionamento abusivo. Um jovem que foi atacado em seu campus da faculdade.
Cada história rouba um pedaço de mim, assim como Yibo disse, e tento afastar esse pensamento, odiando que ele esteja certo. Ainda assim, mesmo que eventualmente eu acabe sendo uma casca humana, eu não mudaria nada.
Eu amo meu trabalho e adoro esse grupo de apoio a traumas. É a melhor coisa que já fiz e ajuda, droga. Mas quando a reunião termina, sinto-me esgotado, forçando um sorriso no rosto enquanto entrego à jovem informações sobre um abrigo para mulheres e o nome de alguém que sei que a ajudará imediatamente.
Dou a ela meu número e digo para ela ligar a qualquer hora. Mas enquanto ela se afasta, franzo a testa, me perguntando se ela algum dia voltará. Sempre me pergunto se eles vão voltar.
Alguns fazem. A maioria não.
— Ei. — A mão pesada de Roman em meu ombro me faz sorrir e afastar minha carranca. — Você fez bem.
Meu sorriso desaparece e me afasto de Rome o suficiente para que sua mão caia do meu ombro. — Sim, ou ela saiu daqui para ir direto ao revendedor.
Roman se aproxima de mim, seus olhos tentando explorar minha psique. — O que há de errado?
— O que você quer dizer com isso? — Tento encolher os ombros, acenando para alguns dos participantes da reunião que estão saindo, mas Roman não desiste.
— Xiao Zhan... — Seu tom é de provocação, mas sério ao mesmo tempo. Está me provocando para falar com ele, como ele gosta de fazer.
Vê? Falo sobre meus sentimentos com outras pessoas. Yibo está errado.
— Estou bem. Eu só quero o melhor para ela. — De novo, viu? Totalmente falando.
— Sim, eu sei que você quer, amigo. Mas você geralmente não age de forma tão negativa.
Quero deixar cair os ombros e me deixar cair em uma das cadeiras. Talvez me enrolar como uma bola no chão e ficar deprimido porque, honestamente, fiz algum bem neste mundo?
Mas olho para Roman e vejo o quanto ele está preocupado com minha opinião negativa sobre a garota que acabei de tentar ajudar. Forço meus ombros para trás e meu queixo para cima, olhando diretamente em seus olhos com um grande sorriso que não sinto. — Eu sei. Tenho certeza que ela irá direto para o abrigo e Monique irá ajudá-la. Ela vai se recuperar.
Ele me estuda, provavelmente não acreditando nas minhas merdas. Mas o que mais ele pode realmente dizer?
— Espero que sim. Mas pelo menos você tentou. Acho que ninguém mais na vida dela o fez.
E é por isso que eu faço isso, droga. Isso na verdade me faz sorrir um sorriso de verdade, porque para todos aqueles que falhei, vi o bem que pode advir do que faço.
Eu vi Brooks superar a perseguição e se abrir com Roman. O amor deles é além de lindo, mesmo que às vezes me deixe um pouco enjoado de assistir. Colby está prosperando agora, apesar de ter sido traumatizado por um ex-amante horrível que abusou dele. Bem e ele agora têm um filho e estão pensando em adotar outra criança.
Ethan não só consegue entrar em um carro sem ter um ataque de pânico, mas também dirige agora. Alegremente. Claro, ele ainda sente ansiedade ocasional, mas está superando isso e ele e Knox estão bem.
Henry confia em Felix agora de todo o coração e está lentamente resolvendo seus problemas de abandono.
Não que eu tivesse muito a ver com isso. Mesmo assim, eu estava lá, tentando ajudá-los durante todo o caminho.
Acho que são coisas das quais posso me orgulhar.
Mas uma parte de mim reconhece os pensamentos negativos e as dúvidas que se insinuam cada vez mais.
— Então... como vão as coisas com Yibo?
Claro, ele também vai verificar isso. A verdade é que tem corrido bem. Apenas duas semanas desde que Yuan e eu fomos morar com Yibo, e as coisas estão indo bem. Deixo Yuan na escola. Yibo o pega.
Na maioria das vezes ele pede o jantar, mas às vezes eu cuido disso.
Conversamos com o diretor e alguns professores da escola, de olho na situação de Lawrence, mas até agora tem sido bom.
Yuan diz que o evita na escola, e posso conviver com isso.
Ele está se abrindo um pouco mais, aqui e ali. Ele não fala sobre sua mãe ou irmão, e eu ainda não abordei o assunto de seu pai e o do que aconteceu. Mas ele tem se aberto sobre algumas pequenas coisas.
Ele nos conta sobre a escola e como ingressou no Clube de Ciências, que se reúne depois da escola, às quartas e sextas-feiras. Ele também adora sua aula de história e tem nos contado fatos históricos no jantar.
Tem sido ótimo. Sou um nerd de coração, então estou lá para isso. Yibo parece gostar também.
— Estão bem. Yuan realmente se relacionou com ele. — E isso provavelmente deveria me irritar, mas não acontece.
Fico impressionado quando os vejo no sofá da sala de estar ou fazendo o dever de casa de Yuan juntos.
Não consigo explicar e não quero me aprofundar muito nisso.
— E quanto à adoção?
Charlotte mencionou recentemente que esse é um caminho que podemos seguir e estamos pensando nisso. Eu sei, sem dúvida, é isso que eu quero. Mas com Yibo? Fale sobre complicado.
Ainda assim, não há como negar que ele seria um pai fantástico para Yuan.
Mas não podemos brincar de casinha para sempre.
Nós podemos?
— Acho que vamos terminar isso em breve. Quanto antes, melhor.
Nós dois estamos apaixonados por Yuan, isso é certo. Mas então Roman faz a pergunta difícil que temos evitado. — Então, isso significa que vocês dois estão juntos? Você e Yibo? Quero dizer, você provavelmente teria que preencher isso em todo o formulário de adoção, certo?
Abro um sorriso sobre isso. Roman e Brooks têm sido inflexíveis ao dizer que não querem ter seus próprios filhos, nem os adotar ou criá-los, mas eles adoram ser tios do filho de Bem e serão dos meus também, se algum dia eu os tiver.
Roman estava muito envolvido na adoção de Caleb – muito animado para não estar.
— Não sei.
Ele cutuca meu ombro. — Talvez você queira ter essa conversa em breve.
— Eu sei.
— É uma grande coisa, Xiao Zhan. Você sabe que não precisa fazer isso, certo?
Eu faço uma careta para ele, o que o faz rir. – Eu quero adotar Yuan mais do que jamais desejei qualquer coisa. Ele é meu filho. Eu sinto isso.
Juro que senti isso desde o momento em que o conheci. Sempre quis ajudar as pessoas, mas com Yuan foi diferente. Era quase um sentimento possessivo, como se ele fosse meu para proteger. Ele é meu filho. Eu sei disso.
Eu o quero.
Só não sei se meu coração aguenta fazer isso com Yibo e depois perdê-lo.
(....)

Esmagado mas não derrotado Onde histórias criam vida. Descubra agora