Depois da noite que tive com Lux, as notícias vieram como balas que perfuravam minha alma.
Os alemães estavam na cidade, e nós só estávamos esperando eles chegarem em Monte Cassino. O padre pediu para que nós orassemos aquela tarde, ele tinha esperança de que os alemães iriam passar direto. Mas infelizmente nenhum de nós sabia no momento, que Monte Cassino viraria um refúgio para os inimigos.
Por volta da 19h, carros passaram pela ponte principal de Monte Cassino, aquela na qual bati minha foto. Eles entraram floresta a dentro e chegaram na abadia bem rápido, por todos os lados estavam seus rastros de destruição.
Destruíram a horta no fundo e alguns entraram pela lavanderia, outros entraram pela porta da frente, atirando para o alto e gritando com as irmãs.
O padre pediu para que nós ficassemos calmas, ele sabia o básico da língua alemã, e disse que tentaria fazer eles reconsiderar a invasão. Sem sucesso, o padre levou uma coronhada na cabeça.
Os alemães nós levaram para o salão de orações, e nós separaram em grupos, um grupo era pra trabalhar na cozinha, eles queriam comida, e outro grupo era pra "satisfazer" seus prazeres. Agradeço a Deus até hoje por ter feito parte da cozinha.
Noite a dentro nós nos separamos, fui para a cozinha preparar a refeição junto de minha irmãs. Hora ou outra eu ouvia soluços delas, lamentando a terrível situação, eu estava apovaroda com tudo aquilo, não sabia que fim teríamos.
Com o jantar quase pronto, começamos a ouvir gritos e gemidos vindo dos quartos, as nossas irmãs estavam sendo brutalmente violentadas por aqueles covardes. Não pudemos fazer nada, apenas aceitar a terrível situação.
As três da madrugada, uma chuva chegou sem avisar, e com ela, um assobio estava no ar, no início ninguém entendeu o que era, mas depois sentimos. Uma bomba fora jogada na ponte de Monte Cassino, ela desmoronou em segundos.
Nossa fé deveria está abalada a essa altura, mas muito pelo contrário. Nós ficamos mais confiantes de uma pequena vitória.
Os alemães estavam sem saber o que havia acontecido, chegamos na conclusão de que era o exército que estava prendendo eles.
Ficamos alegres quando nos demos conta, mas isso acabou bem rápido.
Um barulho extremamente alto veio da floresta, todos se reuniram no salão de orações, os alemães fizeram barricadas improvisadas com mesas e cadeiras.Quando todos estavam em seus lugares, um barulho estrondoso ecoou pelo salão, e uma luz forte iluminou as janelas da frente, uma explosão ocorreu na entrada da sala de orações.
Um tanque de guerra havia atirado na porta, os alemães abriram fogo sem sucesso. Nessa hora eu aproveitei para fugir, corri pelos corredores, os soldados italianos estavam entrando pela cozinha e a horta, alguns passaram por mim, encarando, eles logo abaixavam as armas quando viam que eu era freira.
Corri para escada, estava em busca de Lux. Quando cheguei no andar de cima a chuva me pegou, gotas frias grudavam no meu hábito, trovões ecoavam e iluminavam o céu. Mas não só isso, barulhos de tiro estavam ecoando ao redor, uma guerra estava sendo travada nós campos de Monte Cassino, uma perfeita definição do caos.
Corri pela ponte norte, onde Lux havia ficado na noite anterior, ao chegar lá ouvi gritos sufocados, e um barulho de algo quebrando.
Desesperada, entrei na torre onde Lux estava, a cena me chocou, mas eu estava feliz por saber que o que quebrou não foi Lux....
Ele estava parado na frente de um corpo, visivelmente um soldado alemão, a suástica em seu peito o entregava. Sua cabeça estava estourada no chão.
Botei minhas mãos no rosto com horror, e então Lux me abraçou. Olhei para baixo e vi seu pé esquerdo sujo de sangue. Entendi que o que ele fez foi para se proteger.
Ele me largou e escreveu rapidamente no papel uma mensagem:
"você precisa fugir, vá pelo túnel na floresta, estarei bem atrás de você."
Sem entender, eu perguntei:
- Túnel? Do que você está falando?
Ele rabiscou novamente.
" Saia pela cozinha, cruze o varal e siga reto até encontrar um caminho de tijolos brancos, no final tem um túnel que leva até a cidade."
- como você sabe disso?
Ele mecheu a mão em negação, não havia tempo para explicações, ele me empurrou para fora da torre, e nós fomos juntos até a escada.
Um soldado alemão estava subindo enquanto desciamos, Lux deu um chute em seu peito e me empurrou para continuarmos. Chegamos no corredor principal, vários corpos estavam jogados no chão, de freiras e soldados, pude reconhecer o rosto da minha colega de quarto, ela estava toda ensanguentada.
Chegamos na cozinha, um alemão estava arrastando o corpo de um soldado para atrás do balcão, quando ele levantou o rosto e viu Lux, ele gritou algo que não pude entender, e então começou a atirar contra nós.
Lux passou rapidamente a asa esquerda por cima de mim, formando assim um escudo de pedra. Quando a arma descarregou, Lux se tacou por cima do balcão e agarrou o pescoço do alemão.
Seu rosto começou a ficar vermelho, sua boca escancarou e sangue saiu por seus olhos, logo em seguida Lux tacou o corpo no chão.
Ele fez sinal com a mão e nós saímos pelo varal, a chuva estava mais forte do que nunca, ouvimos um grito inteligível vim de trás de nós, quando me virei para ver, foi rápido de mais.
Lux estava com as asas abertas formando um escudo para me proteger, três alemães estavam no telhado atirando com toda potência em nós, as asas de Lux estavam se despedaçando.
Tentei puxalo mas ele não se mexia, a única reação que teve foi me beijar pela última vez.
Meu coração apertou, do mesmo jeito que está apertado agora enquanto conto essa história.
Eu entendi no momento seu sacrifício. Um dos alemães estava com um recipiente na mão que parecia uma garrafa, ele girou a tampa e tacou na nossa direção.
Sai correndo para longe, não fui rápida o bastante para fugir da explosão. Estilhaços voaram para todo canto, eu caí no chão e coloquei as mãos na cabeça. Vi pedaços da asa e do rosto de Lux voarem ao meu redor, sim eu estava em prantos, mas isso não era perceptível na chuva.
Como sempre, Deus é muito justo. No momento em que a explosão cessou, ouvi um avião passar por cima de mim, e logo em seguida um assobio. Me virei na direção de Monte Cassino, os alemães olhavam para cima incrédulos.
Coloquei minhas mãos nós ouvidos e fechei os olhos, e então um clarão iluminou toda a área, Monte Cassino estava completamente destruída. Uma gigantesca nuvem se formava no céu, e fogo cobria grande parte da área.
Juntei minhas forças para me levantar, e peguei um único pedaço de Lux, a parte de seu pulso onde estava o seu nome.
Corri pela floresta e achei o caminho de tijolos brancos, e logo em seguida achei o túnel.
Quando cheguei na cidade, percebi que outras irmãs estavam ali, elas me acolheram e choraram junto de mim, elas não sabiam que minha dor era outra.
Aquele último momento em Monte Cassino, foi o mais triste de toda a minha vida. Depois de lá, tive acompanhamento psicológico, depois mudei de volta para minha cidade Natal.
Me casei, e tive meus filhos e netos, e agora estou aqui, no final de uma vida que com certeza valeu a pena ser vivida.
Depois de terminar meu relato, me deitarei na minha cama, e irei esperar pela misericórdia de Deus.
Fim.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Amor e Pecado Em Monte Cassino
عاطفيةNa Itália em 1942, uma freira recém chegada em um convento, acaba se apaixonando por uma estátua de anjo escondida na construção local, juntos eles vivem momentos bonitos e estranhos a pessoas leigas. Essa história pode acabar ofendendo algumas pes...