08

3 0 0
                                    

A casa de Agustin é uma mistura eclética de luxo recém-adquirido e desordem típica de alguém que vive uma vida de excessos. Enna e Nick se aproximam do portão principal, onde uma enorme fonte de mármore recém-instalada esguicha água em todas as direções. Enna observa a cena com uma sobrancelha arqueada, enquanto Nick solta um assobio baixo.

- Parece que alguém está se adaptando bem à vida de ostentação. - Diz Nick rindo.

-Ou gastando dinheiro que não devia.

Eles entram e, antes de bater na porta, ouvem risadas e o som de música alta vindo do lado de dentro. Nick empurra a porta, que já estava entreaberta, revelando Agustin deitado em uma hidromassagem enorme, cercado por latas de cerveja e vários itens de luxo espalhados pelo chão.

- Ei, vocês chegaram! Entrem, entrem! Vocês têm que ver isso! (ele ergue uma taça de champanhe e balança no ar, quase derrubando o líquido)  - agus diz rindo descontroladamente.

- Agus... o que você fez? - Enna cruza os braços.

Antes que Agustin possa responder, Yris e os outros dois membros da equipe entram pela porta dos fundos, todos parando abruptamente ao ver a cena. Yris, sempre prática e direta, é a primeira a falar.

- O que é isso, Agus? De onde saiu tudo isso?

- Adivinhem, pessoal! Comprei tudo isso com o ouro que encontramos! Nada mais de preocupações, agora é só festa! - Agus ri e pega outra cerveja

O ambiente muda instantaneamente. As expressões de Yris, Enna e os outros dois endurecem. Nick, sempre o mediador, tenta aliviar a tensão, mas até ele parece preocupado.

-Você usou o ouro? Todo ele? - Enna pergunta

-(ainda rindo, mas agora nervoso) Ah, não todo... talvez a maior parte. Mas, ei, vejam só! Hidromassagem! Champagne! Estamos vivendo a vida que sempre sonhamos!

-Esse ouro não era para ser usado assim. Era para nos ajudar a continuar nossa missão. Você se deu conta do que fez? - Yris.

-Vamos, pessoal, ainda podemos... resolver isso. Talvez ele não tenha gastado tanto assim... - diz Nick.

-Não é só o quanto ele gastou, Nick. É o que isso representa. Esse ouro era nossa segurança. Agora, ele é apenas mais um luxo para o Agus brincar. - Enna.

Agustin, percebendo a seriedade da situação, desce da hidromassagem com dificuldade, escorregando um pouco antes de se recompor.

-Mas eu queria que tivéssemos um momento para relaxar, para esquecer um pouco do que está acontecendo. Eu só queria... um pouco de felicidade. - Agus.

-Isso não é sobre felicidade, Agus. É sobre sobrevivência. E você acabou de complicar as coisas para todos nós. - Yris.

Agustin, ainda segurando a lata de cerveja, dá um passo em falso, quase caindo, mas se segura na parede. Ele respira fundo, e sua expressão muda de desinibida para algo mais sombrio e emocional.

-(com a voz embargada) Vocês... vocês não entendem. Eu fiz isso por nós. Por todos nós! (aponta para cada um) Vocês são minha família agora! Não tenho mais nada, ninguém além de vocês.

Nick, Yris e os outros trocam olhares de preocupação, percebendo que a situação é mais profunda do que esperavam.

-Agus, sabemos disso. Mas você tem que entender que - Nick

-: (interrompendo, com mais emoção) Não, Nick! (faz uma pausa, tentando se recompor, mas falhando) Eu fiz isso porque queria que, por uma vez, a gente tivesse algo bom. Algo que não fosse só luta, dor e perdas... Eu queria que... (olha diretamente para Enna) eu queria que você, Enna, tivesse algo que te fizesse sorrir de novo. - Agus

DESTINO TRAÇADO// Agus Bernasconi Onde histórias criam vida. Descubra agora