Ao ler o tema deste capítulo, até parece algo óbvio de se dizer, até porque o próprio Deus fala "não é bom que o homem esteja só". Mas me pergunto agora: se o Pai estava lá, por que ele achou necessário criar mais de um ser um humano? A Presença e amizade dEle não seria suficiente ?
Na realidade, Ele sabia a importância da interação entre seres humanos e sabia que através dessa união, e apenas dessa união, seria possível criar algo que sempre esteve no coração dEle, algo que reflete o Reino quando feito da maneira como foi feito pra ser: a Família. Mas não somente a família formada através de uma casamento mas também a família de Cristo! A igreja. Ele sabia que lá na frente o homem precisaria do apoio um do outro, e que juntos seríamos mais fortes e resistentes contra as ciladas da vida e do nosso eterno Inimigo.
As relações interpessoais são algo que foram geradas para o bem! A verdade é que o homem se esqueceu do princípio de tudo: o Amor. E por isso as relações hoje em dia são tão desgastadas rapidamente. Vamos pensar, Deus fez o universo todo de uma maneira tão linda e perfeita e depois criou um ser que fosse usufruir de tudo aquilo. E então Ele deve ter pensado: melhor que um, são muitos e muitos à minha imagem e semelhança! A Glória de Deus então, se tornou completa sobre a criação quando criou o homem e a mulher.
Uma vida solitária ou excluída seja de relações amorosas, amizades ou até mesmo na igreja, gera sérios conflitos e principalmente ansiedade em relação a quem você é (principalmente nas suas qualidades como pessoa) e te faz ser cada dia menos parecido com o Reino, o Reino expansivo de Amor e comunhão, exatamente porque o egoísmo e a autossuficiência começam a nos dominar.
Uma luz vermelha ascende para o Pai quando nós começamos a pegar as rédeas da nossa vida e decidir sobre ela baseada somente em sentimentos próprios, aí mora o perigo. Você já teve a impressão de que todos a sua volta estão tentando te avisar algo e só você não consegue perceber que o que essas pessoas falam realmente faz sentido?
Uma vida sem relações interpessoais está fadada ao erro constante. É uma falsa proteção. Na própria Palavra diz que a Sabedoria habita na multidão de conselhos. Mas o que tudo isso que estou falando neste capítulo tem haver com ansiedade? Relações entre seres humanos foram criadas por Deus não para nos piorar ou nos causar traumas e ansiedades, relações entre seres humanos foram criadas para expressar a singularidade das diferentes formas de Deus. Por que é tão difícil para alguns manter o casamento, ou uma amizade ou até mesmo a paz na família? Porque não entenderam que o modelo de relacionamento que o Pai criou para que vivêssemos, requer uma ligação direta com uma fonte de "alimentação": o próprio Deus! A Bíblia exemplifica um cordão de 3 dobras que não se rompe com facilidade, como um relacionamento forte.
Eclesiastes 4: 12. Um homem sozinho pode ser mais facilmente derrotado, mas duas pessoas conseguem resistir. Um cordão de três dobras não se rebenta com facilidade!
Muitos usam essa passagem para uniões amorosas usando a metáfora do cordão de três dobras representando o homem, a mulher e Deus, o que é lindo, mas não exclusivo para esse exemplo. Na Bíblia não existem coincidências então vejo esse cordão como a alusão à união perfeita da Trindade: Deus Pai, Filho e Espírito Santo. Na verdade gosto de usar essa passagem para todo tipo de relacionamento, Deus sempre será a terceira pessoa do bom relacionamento, Ele sempre está disponível para participar se O convidarmos. Mas que "alimento" é dado por Deus a nós para que as relações interpessoais deem certo? O Amor! Você pode dizer: ah! Mas eu amo meu marido já, não preciso de Deus pra me dar.
Lembre-se que o amor do ser humano é deficiente, egoísta e muitas vezes focado no próprio interesse que é ser feliz e ter prazer de viver, e quando determinada pessoa não NOS faz mais feliz, quase que instantaneamente paramos de "ama-la" ou pelo menos o nosso afeto muda. Você já parou para pensar se o Pai agisse assim ? O que seria da humanidade? Você acha que depois de machucarmos tanto o coração dEle, Ele continuaria a nos amar? Quando O traímos, quando fingimos que não O ouvimos, ou quando "esquecemos" que Ele existe, quando não perguntamos a opinião dEle ou mesmo ignoramos a sua direção. O que faz Ele continuar a nos amar? O que faz Ele ser fiel quando não somos? Simples: o Pai é o próprio Amor!
E o Amor que Ele tem por nós, somente teremos pelo próximo se recebermos dEle, que é a fonte dessa alimentação dos relacionamentos saudáveis. Não pense em nutrir seus relacionamentos somente com o que você pode oferecer. Peça a Ele que o ajude a amar as pessoas, amigos, marido, esposa, família, chefe, colega de trabalho, como Ele te ama. Peça o Amor dEle em abundância e o transfira livremente por aí. A vida será mais leve e o que te dava ansiedade e tomava a sua mente será trocado por amor e prazer de fazer o próximo feliz! Tente pensar naquela relação que te traz ansiedade e peça o Amor e a visão de Deus sobre aquela pessoa. Você será surpreendido com uma mente mais livre a cada dia, uma mente que pensa no próximo como em você mesmo. Vencer a ansiedade está diretamente ligado ao seu propósito de vida, e seu propósito de vida sempre estará ligado ao que o Pai mais ama: pessoas.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Não se esqueça do Jardim - Vivendo uma vida livre da ansiedade
EspiritualQue tal vencer a ansiedade? Calma, não fique ansioso para que isso aconteça! Esse livro terá ao seu final 40 capítulos para que essa sua cura aconteça pouco a pouco, sem ansiedade, vamos juntos? Ligia Moraes, a autora desta obra, ansiosa desde peque...