Após a apresentação da vinheta, um grupo de assistentes invadiu o lugar. Uns se comunicavam com alguém remotamente através de rádios e fones. Outro grupo deslocava objetos em frente as câmeras, mudando o ambiente: saia o cenário medieval, entrava uma arena circular com espaços demarcados no chão. Um assistente de produção, com a boca num megafone, anunciou o intervalo de 5 minutos e ordenou que os participantes tomassem suas posições.
— Posições? Que tá acontecendo, gente? — perguntou Tina, chamando a atenção dos demais.
— Mocinha, pode parar de atuar. Estamos no intervalo e essa fala não está no roteiro. - explicou Val, enquanto folheava um bloco. —Veja, sua fala é só no terceiro bloco, onde você se apresenta para o público e responde a questão 3. Tá tudo aqui, não fez a lição de casa? Tá tudo previsto no contrato, mocinha.
— Mocinha não! Cristina. Tina, para os íntimos. Que não é o seu caso. Aliás, que contrato? Alguém por favor pode explicar o que tá acontecendo pra gente?
— Sim, exijo um explicação! - bradou Geraldo, num tom mais alterado. - tenho compromissos, não sei como nem porque vim parar nisso que parece um estúdio de TV. O que significa tudo isso?
— Gente, como assim? — exclamou a mulher encapuzada - Vocês foram estudados, stalkeados, seguidos até serem abordados pela produção do Bookaholics, um reality show sobre literatura, que vendemos para mais de 10 países do leste europeu. Tá tudo no contrato, cada um recebe cinco mil euros e quem vencer as competições recebe o grande prêmio de 300 mil euros. Tenho os contratos, vocês todos assinaram! — falou, levantando as folhas assinadas por cada um dos escolhidos.
—Mas eu não assinei!—exclamou Carmen.
—Nem eu! — confirmou Lola. Luiza negou com a cabeça. De todos os participantes, apenas Matheus e Rogério demonstravam alguma tranquilidade. Valquíria, estranhando a situação, se virou para um grupo da produção, olhando fixamente para o encarregado dos contratos.
— Dagobeeeeeeerto!!!!! Pode explicar o que tá acontecendo?
— Então...é que...Bem, os papeis estão assinados, né? Missão cumprida, Valzinha.
— Valzinha é o cacete, que não sou tuas nega. Valquíria. Pra você, senhora Valquíria. Eu estou vendo as assinaturas, criatura! O que não fecha é que todas as meninas e o radialista negam ter assinado. Desenrola isso.
— Tá, mas temos que voltar ao vivo! Não vai dar tempo de explicar tão rápido antes do programa voltar ao ar! - argumentou o produtor.
—Escuta aqui, garoo: já tô perdendo a paciência. Mostra um clipe dos escolhidos, enrola lá, mas eu e essas pessoas exigimos explicações! -bradou Val, confusa com a situação.
Alguém da produção providenciou um vídeo com imagens dos participantes, que foi ao ar quando a atração voltou ao vivo. Uma mistura de espanto e indignação tomou conta de Tina, Dani e Anne, que agora tinham cenas de suas intimidades sendo exibidas para milhões de estranhos em países distantes. Enquanto isso, o produtor se explicava para Val e todo o grupo:
—Bem, vocês sabem...Convencer os garotos não foi tão fácil, foram dias de negociação. Se a demora fosse a mesma com todo o grupo, não ia conseguir montar o elenco que foi escolhido. Então optei pela praticidade. Achei que quando estivessem aqui, todos concordariam e tudo se resolveria facilmente.
— Mas como conseguiu as assinaturas? E a minha, e a de Lola? Somos menores de idade, tinha que conseguir com nossos pais! - questionou Luiza.
— Bem, temos vários contatos em vários lugares: bancos, bibliotecas, entregadores de encomendas. Pessoas assinam milhares e milhares de documentos todos os dias. Não foi difícil conseguir as assinaturas de vocês. Só que quando um de vocês ou de seus representantes legais, como no caso das mocinhas assinavam algum papel pensando ser um mero recibo ou aviso de recebimento, estavam assinando o contrato de cessão de direitos de imagem. - explicou Dagoberto.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Bookaholics
Ficção GeralVárias pessoas com algo em comum: o hábito da leitura. Mais que um hábito, um vício. Um convite as uniu. O que as separou permanece em mistério. Bookaholics - você está pronto?