Capítulo 1 - Autoconhecimento

468 8 0
                                    

Você é dono do seu corpo

Quando estamos em uma crise de ansiedade, mostramos comportamentos que parece não ser de nós mesmos como incapacidade de raciocínio seguidos de tremores e espasmos musculares e por isso muitas vezes a pessoa acometida por esse mal pensa está tendo um infarto cardíaco por está prestando atenção demais nos seus sintomas. Sabemos que a ansiedade é causada por nós mesmos, e muitas vezes esse conhecimento nos gera mais ansiedade justamente por que não podemos terceirizar a culpa pelos sintomas.

A Ansiedade é apenas um sentimento que gera dentro de você a vontade de fugir tendo até mesmo que lutar configurando então esse sentimento como um mecanismo de defesa do ser humano. Se você notar, em muitos momentos da nossa vida fomos salvo por esse sentimento. Imagine atravessar a rua sem ter medo que um carro venha e lhe apanhe provocando assim a sua morte, através desse pensamento o seu corpo se condiciona de energia, seus pulmões começam a tragar menos oxigênio, seu coração começa a bater mais rápido e seus músculos enrijecessem  para que assim lhe possibilite fugir de um possível carro que possa vir tentar ceifar a sua vida, e então ao olhar pro lado e pro outro você atravessa a rua um pouco mais apressado e até mesmo correndo. Você acaba de ter um episódio de ansiedade, mas você não liga tanto assim para os sintomas, aliais, nesse momento você nem percebe que os sintomas vão embora porque viu a necessidade do corpo em agir assim então você ACEITA TOTALMENTE essa condição, não lhe trazendo sofrimento.

Atravessar a rua nos permite sentir a ansiedade pura, do jeito que Deus deixou para nos ajudar. E se você acha que a ansiedade é uma coisa ruim e que você quer tira-la da sua vida, imagine atravessar a rua sem sentir ansiedade, você seria um ótimo candidato a ser atropelado. O que eu quero que entenda é que tudo que existe dentro de nós é perfeito, Deus criou tudo perfeito, e que a ansiedade não é um sentimento negativo e sim um sentimento de auto-proteção, no caso de atravessar a rua, você inconsciente pensa nos perigos e no que pode acontecer, e pensando nisso, acaba passando um comando para o corpo que o obedece friamente preparando todas as suas emoções para uma possível fuga, afinal, você é dono do seu corpo e ele vai obedecer todos seus comandos.

A Ansiedade, que é denominada como patológica, é exatamente quando não há perigo eminente que justifique está nesse estado, e isso acontece porque a pessoa não está sabendo mandar o comando correto para o corpo, e de alguma forma, você se sente sempre em perigo ou preocupado com o futuro.

Preocupações também geram ansiedades, visto que o corpo obedece o seu comando e se prepara para executar uma ação finalizando o assunto que te preocupa, o problema do ser humano é que quase 90% das preocupações são apenas ilusões, e sobre os 10% que realmente são preocupaçõe válidas não são lidas corretamente e são magnificadas, gerando mais camadas de sofrimento até mesmo maiores do que o sofrimento real. Isso é um problema cultural, por que crescemos numa sociedade que é auto-punitiva, ou seja, quando acontece algo que julguemos errado, então deve haver sofrimento. O Grande problema é que quando não há sofrimento, se cria mais algumas camadas de sofrimento para justificar um sentimento ou pensamento. Note que quando uma ansiedade é válida, por exemplo, um familiar que está muito doente, ou um acidente, perceba que o corpo já gerou a ansiedade para aquele momento, e que cabe a você não criar mais.

Observe os comandos que está mandando para o seu corpo, mas primeiro, tenho uma informação importante para você: "A Ansiedade pode ser um sentimento muito ruim, mas é inofensiva e não causará mal algum a você".

Muitas vezes acabamos em um hospital com sintomas de ansiedade, achando que é por causa de problemas cardíacos ou outros problemas mais sérios. Fazemos isso simplesmente para fugir da nossa responsabilidade de gerenciar nosso corpo, e então nos apegamos e queremos até mesmo estar doente para justificar essa situação, eu chamo isso de "terceirização para doenças", onde fugimos da nossa responsabilidade de gerenciar as nossas emoções e queremos culpar outro fator como doenças ou até mesmo uma situação.

Ansiedades de um JovemOnde histórias criam vida. Descubra agora