Capítulo 7 - Perdão

3.1K 5 0
                                    


Em um país do continente africano, havia várias etnias diferentes, uns mais negros e altos, outros mulatos, dentre outras com seu arsenal de caracteristicas próprias. Era um país muito rico, pedras preciosas eram fáceis de ser encontrada, petroléo em abundância e tudo ia muito bem, até que uma das etnias achou que deveria receber mais que as outras por algum motivo fútio, então se iniciou uma guerra que devastou aquele pequeno país.

Alguns povos conseguiram apoio de fora e conseguiram ficar mais poderosos, assim conseguiam dizimar os seus irmãos, matando os homens e as mulheres mais velhas. Em meio a tanto ódio e guerra, várias mulheres eram violentadas, as vezes era 1 mulher para saciar 40 homens. Antes daquele país se transformar num horror, havia leis que proibia o estupro, então essas mulheres eram levadas a jure popular obrigadas a perdoar o seu agressor ou então "desapareceria". Em meio a toda essa podridão, uma mulher após ser violentada por um homem que cresceu com ela (era inclusive seu amigo de infância), foi submetida a esse jure popular. Sem derramar lágrimas, talvez por já ter chorado tudo na noite passada, chegou a conclusão do que realmente é perdão. 

Na frente de todos ela disse: "Eu não consigo perdoa-lo agora, mas eu me comprometo a iniciar um processo de perdão por ele".

___________

Essa é uma história terrivel de um país que carrega uma das histórias mais terriveis e podres da humanidade. Sim, estou falando de Ruanda.

Não quero me adentrar aos fatos históricos, o que eu quero aqui é lhe perguntar, o que você faria se fosse essa mulher? você perdoaria ou Preferiria morrer?
Possivelmente você deve ter pensado que não perdoaria, mas diria que perdoaria para não morrer.

Em meio a essa situação extema quero te mostrar o motivo lógico do porque sempre dizemos que perdoamos mas no fundo, não sentimos nada disso. E eu gostaria de acrescentar, É IMPOSSIVEL QUE VOCÊ VERDADEIRAMENTE PERDOE ALGUEM SEM AJUDA DE DEUS. Ainda mais se for um caso extremo. Mas que atitude podemos ter então? 

Entenda que perdão é uma jornada que decidimos iniciar e não uma atitude imediata, por isso não se acanhe e comece hoje mesmo o processo de perdão para TUDO o que ainda não perdoou.

Os beneficios do perdão

Imagine um rio que jorra costantemente, e derrepente esse rio estivesse entregando menos água do que deveria, então quando vai ver, percebe que esse rio está com pedras e toras de madeira impedindo seu fluxo natural, assim não conseguindo entregar toda a água que poderia entregar.

Com o ser humano é a mesma coisa, imagine o que você poderia fazer na sua vida sem rancor, sem ódio, sem ansiedade, sem raiva, sem desconfiar de pessoas amadas. O Rio é você, e a água desse rio se chama AMOR, e num fluxo natural você é preparado para amar qualquer um, mas existe emoções negativas que impede o fluxo natural dessa água do amor, e agora eu te digo com toda a certeza desse mundo, O QUE IMPEDE O AMOR DE FLUIR NA SUA VIDA É A SIMPLES FALTA DE PERDÃO.

O que está impedindo o amor de fluir na sua vida? O que falta você perdoar? Seria seu chefe?, seus parentes? O pastor de sua igreja? A Igreja como um todo? Uma traição? Maus-tratos de alguem amado? Seu pai e sua mãe? 
Seja corajoso e liste tudo e todos que sente que não perdoou, e esteja convicto, pois irá iniciar o processo de perdão e limpar o rio da vida para que o amor possa fluir novamente.

Começando o processo de perdão

Você não pode perdoar alguem 100% de uma vez, mas você pode decidir INICIAR O PROCESSO DE PERDÃO, e você pode fazer isso com dois passos simples. Mas antes, coloque algo na sua cabeça: "TODOS OS SERES HUMANOS SÃO FALHOS", ou seja, se quem você tem que perdoar for um ser humano, saiba que esse é o único animal que ERRA. Agora vamos aos passos:

1. Decida conscientemente perdoar essa pessoa, não importa o que esteja sentindo, saiba que o maior beneficiado do perdão é quem perdoa.

2. Comece a agir como se a tivesse perdoado, fale normalmente, COMUNIQUE AMOR A ESSA PESSOA, e nunca traga mais a tona o erro que essa pessoa cometeu. Possivelmente você nunca irá se esquecer o que aconteceu ou como essa pessoa te machucou, porém é uma escolha sua comunicar amor ou ódio.


Comunicando amor

Amor é um sentimento natual no seu corpo, agora  o AMAR É A PRÁTICA. Uma pessoa que controla seus sentimentos percebe que pode escolher como comunicar com as pessoas, ou seja, ela é dona das suas escolhas, e por mais que ainda sinta rancor, comunicar amor e ignorar a FRANGA NA NOSSA CABEÇA é o maior remédio para os sentimentos negativos.

Eu te desafio a ir ter com alguem que ainda não tenha perdoado, com certeza as pernas ficaram pesadas no caminho até ela, mas a parti do momento que você conversa com ela e pedir perdão (mesmo que seja você o lesado da situação) após o momento do abraço (comunicando amor) e dos dizeres empáticos (comunicando amor), e também da troca de sorrisos (comunicando amor) e quem sabe até de alguma declaração de amizade (comunicando o amor) você verá a história mudar e o perdão se concretizar. 

A prova cabal do que estou falando está quando um casal que se ama briga e derrepente os dois se deixam ser tomado por algum sentimento negativo, mas um tempo depois resolvem suas diferenças e se perdoam, começam a comunicar amor um ao outro, e depois de retirar tudo o que impede aquele rio de fluir sua água (amor) naturalmente, eles simplesmente entram em extase um pelo outro e acabam se amando mais.

Apenas comunique amor, principalmente com as pessoas que ainda não perdoou, essa é a chave para obter o perdão. Não se preocupe, o perdão não é imediato, ele pode demorar um pouco, ele demora o tempo necessário para que você perceba que precisa COMUNICAR AMOR para essa pessoa para poder perdoar, e mesmo se não conseguir esquecer o que fizeram com você, (talvez nunca esqueça) nunca mais traga a tona ou jogue na cara da pessoa em que você decidiu perdoar o que ela fez. Esteja certo que a prática do amor que se dar atravez da comunicação do amor acontece quando você decide conscientemente perdoar.


O maior benefício do perdão é a restauração do amor

Ansiedades de um JovemOnde histórias criam vida. Descubra agora