Mudança de vida.
O ser humano custa a entender as mensagens de socorro que o corpo manda clamando por mudanças no comportamento diário na vida acometida por depressão/ansiedade. Não importa se você tem tudo, ou tem nada, se prestar mais atenção no seu passado ou no seu futuro você estará ansioso. Lógico que existe um estudo muito profundo sobre, mas se você não deseja se tornar um psicólogo, esse conhecimento é totalmente descartável, basta apenas você entender que o remédio para todo esses males é o PRESENTE.
Como nós já sabemos, e muitos até vivem isso, não basta apenas saber que está pensando no passado e por isso tem depressão ou está preso no futuro e por isso tem ansiedade. Eu já tive a oportunidade de ajudar em alguns caso de depressão, pois quando souberam que eu consegui VENCER essa condição, logo vieram me perguntar como eu consegui e o que precisam ter ou fazer para vencer também. Eu sempre respondo que você não precisa de nada, você já tem tudo, e você não precisa fazer nada, por que segundo a minha fé Cristo já fez por nós, o que nos resta é apenas aceitar nossa condição.
Porém as vezes vivemos uma vida propicia a depressão e a ansiedade, você consegue viver em qualquer ambiente, e não precisa se mudar pois algo te trás uma lembrança ruim, mas o que está mapeado na sua mente que precisa mudar, ou seja, você precisa RE-SIGINIFICAR as coisas que te causam mal estar psíquico.
Quando sofria de ansiedade chegou uma época que não conseguia mais dirigir por conta do medo terrível e sem sentido que me acometia, porém um dia, entrei no carro e dirigi até a estrada e voltei, nunca mais tive medo de dirigir.
Re-significar as vezes significa desafiar a sí mesmo, muitas vezes pensamos que não podemos fazer determinada coisa por algum medo, o segredo é se desafiar e verificar se realmente aquilo que sua mente diz que é, realmente é de verdade. Escolha o que tem que Re-significar, há alguma situação que você tenha que dar um novo significado? Escreva em um caderno TODAS e a cada dia vá re-significando uma a uma.
Ciclo de Pensamentos quentes
Voltando ao exemplo de Jesus Cristo quando leva um tapa em seu rosto santo, note que ele não populou aquele sentimento, e nem inflou a raiva para si.
Esse seguimento de pensamentos estressantes que acontecem no momento de raiva ou em uma crise de depressão/ansiedade chamamos de Pensamentos Quentes. O que esses pensamentos fazem é simplesmente criar novos pensamentos inflando o sentimento negativo que está tomando no momento. Ele funciona como no gráfico abaixo:
Para frear esse ciclo deve perceber no momento que estiver passando por algum momento de pensamento quente, isso também diz respeito a assumir o controle do seu corpo e sua mente, as vezes e eficiente retira-se do local onde está acontecendo o estresse. Pense bem e observe o que acontece com você, se possível, usa da Re-significação para alterar a forma que pensa sobre o assunto, e se for muito forte, apenas saia do local.
Ajuda Externa
Podemos contar com ajuda de pessoas próximas a nós para contar todos os nossos pensamentos e problemas sem ter vergonha e sem medir o que vai falar.
Muitas vezes uma pessoa ansiosa e depressiva não fala sobre o assunto por que tem medo do que a sociedade pense sobre ela, e então a pessoa acaba se fechando mais para o mundo pois tem medo de falar sobre seus problemas e alguém a achar louca ou simplesmente mimada.Se você tiver alguém que possa te escutar, saiba que a primeira terapia do mundo é a amizade, e você pode praticar com seu CÔNJUGE, pais, namorado(a). O importante é nunca ficar sozinho e também não se isolar.
Para você ver o efeito que esse tipo de ajuda trouxe a minha vida, vou compartilhar uma conversa com a minha amiga mais preciosa que se dispôs a me escutar.
Nesta conversa eu falo via Telegram com uma pessoa que passou por depressão e ansiedade e conseguiu superar iluminando a sua mente com pensamentos positivos.A Conversa
Nessa conversa "Ele" é a pessoa depressiva e "Ela" é quem está prestando socorro e ajuda através de perguntas e respostas.
------------------
Ele: Como eu faço pra chegar no seu estado?
Ela: Não tem uma explicação ...um método para você seguir passo a passo... Mas o que eu fazia era me questionar onde meus pensamentos ruins iam me levar ... o que eles iam me dar? E o que eu poderia ser e ter sem eles ... foi quando percebi que eu poderia sair daquele casulo e criar uma vida totalmente diferente que é o que faço agora.Ele: Então não há nada em aprender, e sim esperar que aconteça?
Ela: Não é esperar que aconteça! Mas eu não posso te dar um passo a passo tipo, Olha você faz isso, isso e isso, depois disso você conseguirá, mas estou citando o que eu fiz pra consegui.Ele: Segundo uma outra pessoa iluminada, nos seus livros ele fala de um estado de "não pensamento" , isso, pra mim, é impossível que um ser humano pare de pensar totalmente, como isso ocorre?
Ela: Acho que isso é concentração Nunca parei para fazer meditação/concentração Mas as vezes eu estou pensando ... ai eu olho uma coisa e fixo, fico pensando Der repente eu paro de pensar, não passa nada, Parece que eu dormi. E muitas vezes Você não escuta nada ao seu redor, tudo some, Tem gente conversando mas vc não ouve.Ele: Vi as pessoas falando que o passado trás a depressão, e o futuro causa a ansiedade, então a iluminação de pensamentos é simplesmente excluir o passado e não se importar com o futuro?
Ela: Não é excluir o passado, É entender o passado! Porque eu tive que passar? o que eu aprendi? Tirou todas as lições?? Ok! Você vai parar de se importar, e automaticamente não vai mais vir na sua mente. Quando eu te disse "tem coisa que eu não lembro" realmente aos poucos está apagando da minha memória. Você entendeu seu passado...você tirou o que tinha que tirar de bom...você comeu a carne e o osso, então o que você faz? Joga fora. Agora o futuro é assim... Vamos viver cada dia.... e ver as surpresas q o futuro nos trás.Ela: Não tem nada de carne no osso? ? Então você vai examinar: Não tem nada que eu possa tirar? Então porque eu tenho que carregar?? Por que vai carregar uma coisa tão pesada se não te serviu ou não vai servir pra nada? E pra vencer pensamentos chatos, não sei outro método a não ser trocar por coisas boas. Teve um momento que eu fiquei atordoada de pensar só coisa ruim. Eu repreendi o Pensamento Eu dizia: "Satanás, você não tem direito de colocar isso na minha mente, saia já" Eu não conseguia preencher tudo com pensamentos positivos. Ai depois que fui fazendo isso, aos pouco fui preenchendo todas as lacunas e todos pensamentos ruins e vazios.
Ele: Pq somos tão apegados em pensamentos negativos?
Ela: É uma forma de nos purgar! Eu não sei que necessidade temos de nos purgar, Mas nós queremos nos purgar. Nós queremos sofrer, Então temos que ficar pensando coisas ruins Pra nos purgar, e termos a ilusão de que estamos melhor.Ele: Mesmo que eu consiga lidar com o passado, como lidamos com os pensamentos automáticos que surgem do nada e nós fazem ficar triste sem motivo nenhum? Me parece que eles se ligam a todos os outros pensamentos negativos.
Ela: Aqueles pisca-pisca de natal liga 1 e vai ligando todos. Tu pensa 1 coisa ruim, de repente desanda. Mas é da mesma forma, Você pensou ruim, PARE E EXAMINE! Consegue mudar o foco do pensamento? Mude!---------------------
Depois disso, a coragem para ME ENFRENTAR e REASSUMIR O CONTROLE DA MINHA MENTE E DO MEU CORPO AUMENTOU DRASTICAMENTE.
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ansiedades de um Jovem
SpiritualTenha em mente que todos nós somos seres completamente únicos e não existem formulas para a felicidade pois ela é individual. Porém a pequenos conhecimentos que nos ajudam a continuar nessa busca com mais paz e força para alcançar a tão sonhada feli...