Capítulo 5 - A Raiva

4.4K 4 0
                                    


Um mestre estava caminhando com seu discípulo numa manha de domingo onde o sol ainda estava a raiar. Eles estavam conversando sobre as coisas da vida que fazem o ser humano ser raso e desequilibrado em suas emoções. O jovem aprendiz o questionava muito seu sábio mestre que o respondia prontamente sobre toda e qualquer pergunta sobre a vida.

No caminho eles avistaram uma jovem mulher, que estava jogada no chão aparentemente bêbada depois de uma de suas 'noitadas'. O jovem olhando essa cena logo reprovou e seguiu viagem, foi quando percebeu que estava sozinho, seu mestre havia ficado para trás e quando olhou de novo, avistou aquele velho sábio carregando aquela mulher em seus braços.

O jovem ficou olhando aquela cena enquanto aguardava o emparelhamento do seu mestre para seguirem viagem demonstrando tamanha insatisfação e aos poucos ia deixando seu coração tomar rajadas de ódio, pois seu mestre estava carregando aquela mulher, e isso para os olhos das pessoas daquela época era imundice, então eles começaram a caminhar junto.

O velho mestre fazia poucas perguntas a mulher em seu colo, coisas como: "Está com sede? Sente dor em algum lugar?", nisso o jovem ficava com mais raiva e aos poucos seu semblante se modificava totalmente, agora não era mais um jovem interessado sobre a vida, e sim alguém ranzinza, parecia até que não era mais jovem.

Passando-se algumas léguas, o mestre deixou a pobre mulher nas margens de um rio para que bebesse água e se limpasse para poder retornar a sua casa, ele se despediu da moça e foi embora junto a seu fiel discípulo raivoso, assim continuaram seu caminho mas nenhuma pergunta sobre a vida saia da boca do jovem, apenas o silêncio. Até que finalmente ele veio a explodir falando:
--- "Me explique mestre, porque fez isso? O senhor não sabe que mulheres assim não são bem vistas aqui na cidade, e estavas ajudando? O senhor pretende nos desmoralizar fazendo isso? Pra que ficar carregando uma mulher de tal fama? Eu nunca a carregaria";

A resposta foi exatamente a seguinte:
--- "Meu filho, já faz meia hora que deixei de carregar aquela mulher, e você ainda está carregando?".

______________

Essa história mostra como nós somos frágeis com as situações da vida, logo que passamos por algo que não conseguimos resolver simplesmente ficamos aflitos e culpamos as coisas. Quando se culpa alguém ou alguma coisa, gerando sentimento de vingança sobre aquilo, a esse sentimentos chamamos de RAIVA.

A raiva não é psicológica, é uma sensação corporal em que vários hormônios te preparam para combater aquilo que denominamos como ameaça, por tanto, é um sentimento natural e essencial para as nossas vidas, porém a forma que é utilizada pode ser nociva a sua saúde e a saúde de outras pessoas.

Voltando a nossa história acima, note que o jovem ao ver uma cena indesejada, a qual potencialmente atacaria a honra de seu mestre e indiretamente a honra dele mesmo, este então mandou um comando para o seu cérebro dizendo que aquilo seria perigoso, logo  seu corpo foi inundado com hormônios, e seu coração batia mais forte, lhe causando também ansiedade fazendo com que ele não aproveitasse mais o caminho com seu mestre como o fizera antes. Quando soltou sua raiva sobre o mestre, ele ouviu a resposta de como lidar com a raiva. "Você ainda está carregando ela?".

Pense no trânsito de nossas cidades, após alguém ser fechado por um carro, logo se deixa ser acometido por raiva, e como um ato de autodefesa questiona o trabalho da mãe da pessoa que o fechou na avenida, e não satisfeito questiona também a orientação sexual dessa mesma pessoa, e logo a outra pessoa não aceita os questionamentos e o retorna mandando essa pessoa "ir para algum lugar". As duas pessoas entram em seus carros e seguem seus caminhos, talvez continuando a aumentar os questionários sobre a vida da outra pessoa.

A raiva é uma reação natural do corpo a coisas que nos proporcionam perigo, porém você pode escolher alimenta-la ainda mais, fazendo com que  seja tomado por esse desejo de fúria.

A REGRA DOS 5 SEGUNDOS

Você tem 5 segundos para mudar seus pensamentos para outro foco antes de ser dominado pela raiva, note as coisas que acontecem ao seu redor, observe outras coisas que estejam acontecendo. Se você não conseguir, apenas sinta a raiva e saiba que ela está ai. Pode demorar um tempo para que o sentimento passe, você pode escolher sair da situação e treinar a sua respiração.

A respiração é um fator crucial para quem já está acometido pela raiva, lembre-se sempre de respirar profundamente, aguardar um pouco, e após isso assoprar como se estivesse apagando velas de um bolo, isso vai fazer a senação passar mais rápido, porém não se prenda a isso, a raiva é energia pura, se puder emprega-la em algo produtivo, se sentirá ainda melhor.

Como a raiva é nada mais que excesso de energia, você pode experimentar fazer uma atividade física, limpar a sua casa, lavar a louça. Apenas gaste essa energia que está em excesso, logo se sentirá bem.

A REGRA DO 10/90

Se você sente raiva a muito tempo quando olha pra alguma coisa, ou talvez ainda não consiga perdoar alguém por algo que foi feito, lembre-se dessa regra.
A 10/90 é uma regra que tenta mostrar para você a situação como um todo, não só os 10% da situação que te deixou aflito e ansioso, mas os 90% restantes que simplesmente ignoramos.

Quando estamos com raiva, simplesmente nos desligamos de tudo e focamos nesse momento o tentando resolver o mais rápido possível, por isso é imprescindível que esteja PRESENTE quando for acometido pela raiva, apenas note que está com raiva, mas se puder, troque de pensamento o mais rápido possível (Você tem apenas 5 segundos para isso).

Quando já estamos acometidos e não conseguimos esquecer ou perdoar algo, devemos ter clareza de toda a situação:
--- Se possível escreva tudo o que aconteceu, não só o que te deixou com raiva, mas também tudo ao seu redor, inclusive coisas que não tem nada haver com o acontecimento. Isso te fará perceber que aquele momento de raiva foi apenas 10% da situação, e que haveria outros 90% que não havia notado.
--- Se estiver vivendo a situação, observe as outras coisas ao seu redor, veja que não existe só aquela pessoa que está te xingando, note que se não puder lidar com essa situação, apenas deixe o local e se FORCE a pensar em outras coisas que estão acontecendo nesse momento. Isso te dará clareza do acontecimento e talvez até, te ajudará a achar um argumento melhor que não seja banhado pela raiva.


A raiva não é um pensamento, mas uma sensação.

Ansiedades de um JovemOnde histórias criam vida. Descubra agora