Um estudante de uma faculdade muito renomada percebeu que estava atrasado para uma de suas primeiras aulas, logo que se deu conta do horário pulou da cama e vestiu sua roupa. Ao atravessar notou uma jovem mulher falando consigo mesma, então esse jovem intrigado com essa cena resolveu segui-la.
O jovem seguia a mulher enquanto ela resmungava consigo mesma: "Eu falei que era pra ter feito assim", "ele tivesse me ouvido", "eu digo as coisas ela não obedece", até mesmo coisas sem sentido sobre o trabalho e vida ela resmungava, mas o que incomodava era a incapacidade dela de manter seus pensamentos dentro de sua cabeça, era como se qualquer coisa que ela pensasse se tornasse em palavras e ela não teria mais controle sobre isso, pois até escolhas pessoas ela estaria falando, e suas palavras duras não pareciam ser dessa bela mulher. O jovem notou que ela talvez estivesse deixando seus pensamentos escapar pela sua boca, pois não aguentava mais eles lá dentro de sua mente e também não saberia como calar essa "voz interna".
Em um momento da caminhada, o jovem percebeu que a mulher estava indo para a mesma faculdade que ele frequentava, então lhe ocorreu um medo incomum, e derrepente o jovem pensa: "Tomara que eu não me torne igual ela falando meus pensamentos", porem enquanto pensava ele acabava falando também. Depois ele começou a rir, pois descobriu que todos os seres humanos tem esse problema, CONTROLAR A VOZ NA SUA CABEÇA.
__________
O que nós vemos nessa história poderia ser considerada por muitos profissionais da área de psicologia como um início de Alzheimer, mas posso garantir para você, todos nós, seres humanos, temos essa voz na nossa cabeça, e a nossa qualidade de vida e espiritual depende do quanto você está "envolvido" com essa voz, primeiro deixe-me explicar o que seria essa voz.
Alguns chamam de nosso eu lírico, a filosofia chama de "Eu interior", a ciência diz que essa voz é apenas uma mentira, já os budistas dizem que é a manifestação do "EGO", porém vou ser direto quanto a essa "voz na nossa cabeça", eu prefiro o nome que um grande coach cearence deu a essa voz, seu nome é Paulo Vieira, e ele a denomina como apenas uma FRANGA ENLOUQUECIDA. Calma, vou explicar direitinho porque.
Nosso cérebro pode ser dividido em 2, um dos lados é completamente racional (QI) enquanto o outro é 100% emoção (QE), essa voz que ouvinos na nossa cabeça vem exatamente do QI (O lado da inteligência), por isso você nunca consegue ganhar em argumentos com essa voz na sua cabeça, e assim surge as fobías, traumas, síndrome do pânico e até mesmo provoca assassinatos e separações.
Se você nunca parou para reconhecer essa voz dentro de você, basta se lembrar de um momento de raiva ou de medo, verifique o que a voz está te dizendo. Existe pessoas com medos absurdos justamente por se identificarem com essa voz, talvez você seja uma delas, então eu lhe digo e te sacudo agora, PARE IMEDIATAMENTE DE DAR OUVIDOS A ESSA VOZ.
Mas como essa voz nasce na nossa cabeça, e como é a mente das pessoas em quem essa voz FALA MAIS ALTO?
Como disse a cima, essa voz vez do lado do nosso cérebro responsável pelo raciocínio lógico, e ela não tem nada haver com a sua INTUIÇÃO (que também é entendida como "Voz do coração"), logo, essa voz é mais forte nas pessoas que são mais estudadas, as pessoas que leêm bastente também, ou simplesmente trabalham muito com calculos, ou seja, como se usa mais o lado racional do cérebro, logo ele tenta tomar o controle, e não adianta debater com essa voz, ela sempre irá ganhar, já que ela é "inteligência pura", não há argumento nenhum para abate-la. Mas jacob, como que eu me livro dessa voz?Agora você já deve ter percebido essa voz e também notou que ela é culpada por vários problemas que tem na sua vida, como por exemplo a sua timidez, seus medos sem sentido, o ciumes excessivo, a falta de vitalidade, autossabotagem entre outros problemas maiores como síndrome do pânico e depressão/ansiedade. Se você de alguma forma está apegado a essa voz, eu realmente pesso que avalie o que ela tem trazido a sua vida, veja se essa falsa proteção que ela te tras não está atrapalhando (e com certeza está) na sua vida cotidiana.
O Maior mal
Essa voz é capaz de muitas coisas ruins, mas a pior é a sua capacidade de convencer uma pessoa a retirar sua preciosa vida se matando, e quando falo isso não digo apenas suicídio em si, mas aquelas pessoas que se matam devagarinho com bebidas, drogas, falsos amigos e relacionamentos, cigarro, fanatismos religiosos, fofocas.
Além disso, uma pessoa identificada com essa voz é totalmente invejosa, sente raiva com o sucesso alheio e prazer com a desgraça de seu irmão. Se você ainda não se convenceu por você, pense no quanto seus pais tem que te aguentar sendo um filho ruim, respondão, ou um marido ausente e traidor, ou uma mulher que prefere cuidar dos seus posts no face do que dar amor e carinho DE VERDADE para seus filhos. Se ainda não está convencido, Jesus diz: "Morra para si mesmo", a todo tempo o evangêlho te mostra que algo tem que morrer em você, e muita das coisas ruins que fazemos, e oportunidade que perdemos é por conta de dar-mos ouvidos a essa voz.
Para que essa voz nos server?
No jardim do Edem, Eva comeu a fruta proibida por Deus que daria a ela o conhecimento do "bem e do mal", assim o ser humano começou a racionalizar, logo ela ganhou capacidade de persuadir Adão, e conceguiu fazer com que ele também conhecesse o "bem e o mal". Agora eles eram serem RACIONAIS e menos EMOCIONAIS.
A prova que eles eram mais RACIONAIS foi o que veio a seguir, Deus veio a terra e perguntou sobre Adão, que logo utilizou de sua nova inteligência racional para tentar se esconder de Deus mais a sua mulher. Quando foi encontrado, Deus perguntou a Adão por que ele haveria de ter comido o fruto proibido, Adão utilizou novamente de sua RACIONALIZAÇÃO e tentou persuadir até o Deus Todo Poderoso (Veja como essa voz é uma franga mesmo, desafia até o Eterno) e assim tentou se eximir de toda a culpa dizendo que a culpa foi de Eva, A MULHER QUE TU ME DESTE, ou seja, ele deixou de ser AUTORESPONSÁVEL e tentou colocar a culpa em Deus por ter feito a mulher, que coisa terrivel, VOCÊ AINDA QUER ESSA VOZ PARA VOCÊ?
Eva também foi indagada, e ela também, já totalmente racional também pensou em tirar a culpa sobre sí e culpar a Deus novamente dizendo: "A culpa é da serpente que O SENHOR COLOCOU NO JARDIM"... gente, pare agora de ouvir essa voz!Sim, graças a essa voz que temos todos nossos problemas, não conseguimos perdoar e muito menos amar o próximo, mas graças a inteligência humana temos outros beneficios como por exemplo você está lendo esse livro num sistema de palavras em que eu não preciso está ai do seu lado para lhe contar essas coisas, ou do seu celular que você ler as coisas, ou do carro que te leva para a seu trabalho, logo essa voz também tem sua utilidade, mas ela não deixa de ser uma FRANGA!
Então vou dizer o que você deve está esperando a algum tempo para saber para que essa voz server, e é muito simples, essa voz serve apenas para coisas PRÁTICAS da vida como, fazer cálculos matemáticos, saber qual melhor caminho para ir para o trabalho, levar um guarda-chuva caso saia e tenha risco de chover, entre outras coisas práticas da vida, mas tenha ciência de uma coisa, VOCÊ NÃO É ESSA VOZ. Se você der muita confiança a essa voz você pensará que essa coisa que odeia todo mundo, que tem raiva da sogra ou que não consegue perdoar ninguem é você, e acredite, tem milhares de pessoas que pensam que são elas que falam em suas mentes.
Assumindo o controle da sua vida
Você não é essa voz, você é você, e decide o que quer sentir a qualquer momento. Pessoas que são controladas por essa voz não podem escolher fazer o bem para os outros nem para elas mesmas por que simplesmente NÃO TEM ESSA ESCOLHA. Não é ela que está controlando, mas uma parte do seu cérebro que é totalmente racional.
Graças a Deus é muito simples que você venha assumir o controle de sua vida AGORA MESMO e revolucionar sua mente agora mesmo! E eu com todo o prazer do mundo te direi como fazer. PRESTE MUITA ATENÇÃO AGORA.
Lembre-se que essa voz vem do lado do cérebro racional (QI), mas falamos que temos o outro lado do cérebro também, e esse lado é o cérebro emocional (QE), dito isso, para amenizar essa voz basta trazer a tona o seu lado emocional (QE). Simples assim! Observe que quando se depara com algo bonito você simplesmente não consegue pensar mais em nada, ou quando está focado com alguem que gosta também a voz parece ter sido desligada, tudo isso simplesmente por que o lado emocional tomou conta! E isso é um segredo MARAVILHOSO, logo tudo se resume a comunicação de atos que gere sentimentos (Isso veremos no próximo capitulo).
Você é dono de sua vida, e cabe a você decidir o melhor caminho para ela
VOCÊ ESTÁ LENDO
Ansiedades de um Jovem
SpiritualTenha em mente que todos nós somos seres completamente únicos e não existem formulas para a felicidade pois ela é individual. Porém a pequenos conhecimentos que nos ajudam a continuar nessa busca com mais paz e força para alcançar a tão sonhada feli...